Em maio de 2018, motoristas formaram filas gigantescas para abastecer e postos de Maringá ficaram sem combustível. Em outubro, Sargento Fahur (PSL) foi eleito o deputado federal mais votado do Paraná. Em novembro, a cidade conheceu a primeira motorista de Uber 5 estrelas do Brasil. São fatos que ganharam destaque em 2018 e agora compõem a Retrospectiva do Maringá Post.
Não foi fácil, mas fiz uma seleção de 60 notícias, cinco manchetes de cada mês que foram importantes para a sociedade, os leitores e para o portal. Muitas das notícias que seguem na seleção abaixo, mostram apenas uma fase de fatos que receberam acompanhamento durante todo o ano que passou e ainda vão refletir em 2019.
É o caso da entrevista com o então nomeado secretário de Segurança Pública de Maringá, em março, Antônio Roberto Padilha, com a previsão de ter a Guarda Municipal armada no mês de outubro. O processo andou, mas os agentes da guarda só vão andar armados em 2019, como mostramos ao longo do ano. Vamos as notícias da Retrospectiva do Maringá Post.
Janeiro
Do mês de janeiro, decidi destacar uma das notícias sobre a briga entre Governo do Paraná e UEM que fez atrasar o salário dos servidores. Tem a pauta da primeira sessão do ano da Câmara, a licitação para Avenida Carlos Borges, atualmente com a obra de duplicação em fase final, o registro de um mês de janeiro extremamente chuvoso e a busca de pais por vagas em creches em que a prefeitura termina 2018 atrás da viabilidade da terceirização para creches particulares.
Concorrência prevê R$ 12,4 milhões para duplicação da Carlos Borges, que terá ciclovia
Janeiro, com 310 mm, já é um dos meses mais chuvosos de Maringá desde 1976: em 22 dias, choveu em 17
Fevereiro
Em fevereiro, destaco que o deputado federal reeleito Luiz Nishimori teve denúncia de contratação de funcionários fantasmas aceita pelo Supremo Tribunal Federal. Tem o posto da Aldo para carros elétricos, os contratos do Hospital da Criança, obra em andamento, e a proposta de acabar com o ar na água da Sanepar, que se encontra em demanda judicial sobre instalação dos eliminadores de gases. Há, ainda, registro do Carnaval de Rua.
Março
No mês de março, na Retrospectiva do Maringá Post, tem reportagem sobre a volta da coleta seletiva, após vários meses de suspensão do serviço. O entrave da contratação do Contorno Sul Metropolitano, que acabou suspensa. Os protestos na UEM contra os casos de assédio por parte de professores e o espetáculo da Paixão de Cristo, símbolo da cultura religiosa da cidade.
Abril
No mês de abril, registramos o nascimento da filha da youtuber Nádia Corsi após quatro abortos. Começamos a fazer o acompanhamento de todas as fases do concurso da Prefeitura de Maringá, que finalmente, naquele mês, teve o edital publicado. Falamos sobre o investimento da rede Cineflix nas salas de cinema do Shopping Cidade, mostramos vandalismo na sede da ACIM em momentos de tensão que antecederam a prisão de Lula. Em Maringá, também registramos inquérito do Ministério Público sobre gastos excessivos com manutenção de veículos.
Maio
Maio foi o mês marcado pela greve dos caminhoneiros, as filas nos postos de combustível e o desabastecimento da cidade. No começo do mês, as altas recordes na gasolina e diesel explicam um pouco da revolta nas estradas. Chegou a faltar gás, aulas foram suspensas e todos sentiram os efeitos da paralisação do transporte. Também foi o mês do aniversário de 71 anos de Maringá e da notícia do castelo em estilo gótico francês na cidade.
Junho
Em junho o Maringá Post mostrou o aumento de salário que dezenas de servidores da Prefeitura de Maringá receberam com a troca do benefício do FG pelos cargos comissionados. Em ação de fiscalização, mostramos a consequência da Lei das Sopa de Letrinhas, aprovada meses antes na Câmara. Também mostramos a primeira decisão da Justiça sobre a fila das creches, o latrocínio de Kaká, o início das dificuldades com a contratação de funcionários na Torre do Aeroporto, ainda sem solução, e fizemos um guia especial de Museus.
Julho
Quem acompanhou o Maringá Post em julho soube mais sobre Michelly Palma, a badalada maquiadora que ultrapassou em 2018 a casa de 1 milhão de seguidores no Instagram. Viu também a notícia do fechamento da tradicional Churrascaria Pavan, na PR-317, leu sobre a visita da princesa do Japão nas comemorações oficiais do Imin 110, conheceu mais um guia especial, com as pousadas da região de Maringá, e teve todas informações do reajuste nas tarifas de ônibus urbano.
Agosto
Em agosto mostramos que o diretor geral da Uningá foi condenado pela Justiça Federal por improbidade administrativa no caso da fraude do Prouni, denunciado anos antes pela Rede Globo. Acompanhamos a queda de braço dos servidores municipais e da prefeitura por causa do decreto das horas extras. Às vésperas das eleições, mostramos o aumento de bens de deputados e facilitamos a busca sobre o patrimônio dos candidatos. E falamos sobre o primeiro elevador inclinado do Brasil, ainda não liberado para o uso dos visitantes na Catedral de Maringá.
Setembro
No mês de setembro trouxemos entrevistas exclusivas com os principais candidatos a governador do Paraná, com temas focados em Maringá. Mostramos que figurões do governo Richa e do Pedágio acabaram presos em operação da Polícia Federal, noticiamos a eleição do novo reitor da UEM, acompanhamos a polêmica sobre o letreiro Eu Amo Maringá, que ainda aguarda um local para instalação, e divulgamos o trabalho da empresa de assessoria de investimentos de Maringá que administra R$ 1 bilhão.
Outubro
Em meio aos temporais de outubro e a queda de centenas de árvores, a Retrospectiva do Maringá Post lembra do caso do avião de pequeno porte que tombou no aeroporto. Tem o fechamento definitivo do Porto Seco e fizemos a cobertura completa do resultado das eleições. Ratinho Junior, governador eleito, e os senadores eleitos, Arns e Oriovisto, com a preferência dos eleitores de Maringá. Bolsonaro também venceu na cidade. E teve Sargento Fahur como o deputado federal mais votado do estado. Outubro também foi importante para o Maringá Post por conta do lançamento do plano de assinaturas e a busca de parceria com os leitores para ampliar a fiscalização sobre o Poder Público.
Maringá elege quatro deputados estaduais e quatro federais. Sargento Fahur é o mais votado do Paraná
Novembro
Em novembro, o Maringá Post bombou com a notícia da Gláucia Stocki, a primeira motorista de Uber a ganhar um troféu 5 estrelas no Brasil. A notícia teve quase 200 mil acessos. Na prestação de serviço, destacamos a notícia de esclarecimento sobre os vídeos e postagens em redes sociais que deixaram pais em alerta em toda a cidade e região com relatos sobre tentativas de sequestro de crianças. Tivemos cobertura completa da Maringá Encantada e a roda-gigante, estrela da festa. Mostramos quem é a primeira mulher a ser presidente da OAB em Maringá e o trio pé-vermelho que vai dar as cartas no Ministério da Justiça, com o juiz Sérgio Moro, nascido em Maringá, no comando.
Dezembro
Para dezembro, temos de relembrar da decisão judicial que bloqueou os bens do ex-levantador de vôlei Ricardinho, a prisão em flagrante do ex-vereador Da Silva por extorsão, o aumento no valor dos pedágios, após muitos discursos e tentativas de congelamento de preços. Reportamos o incêndio criminoso contra a árvore dos desejos da Maringá Encantada e mostramos que a tradicional Costelaria BR3 fechou de vez.
Para encerrar, agradeço a todos os profissionais que colaboraram com o Maringá Post no ano de 2018, em especial ao jornalista Walter Tele, que ajudou a contar grande parte desta história. Em 2019, muitas outras notícias aguardam por você leitor, para quem buscamos fazer o melhor jornalismo da cidade. Feliz Ano Novo!
Comentários estão fechados.