Cinco dias de eventos para comemorar o 71º aniversário de Maringá. O primeiro será no dia 11, com desenhos animados projetados nas árvores do Parque do Ingá

  • No dia 10 de maio deste ano, Maringá completa 71 anos. Para comemorar a data, a secretaria de Cultura preparou uma semana de eventos que serão realizados em diversos pontos da cidade, entre os dias 11 e 16.

    As festividades começam por um espetáculo inédito na cidade, que participou de festivais na China, Rússia, Estados Unidos, Alemanha, Portugal e Luxemburgo. Trata-se de um espetáculo de projeção de desenhos animados em grande escala nas copas das árvores e ambientes do Parque do Ingá.

    A encenação é denominada “Suaveciclo”, pois as imagens, no estilo grafite animado, são projetadas a partir de um triciclo em movimento.

    Os artistas responsáveis são Ceci Soloaga e Yves Marotta, de São Paulo. As apresentações serão nos dias 11 e 12, com início às 20h no Parque do Ingá.

    Marotta acredita que a performance encantará o público: “Também será feito um show audiovisual no lago do parque, que deverá ultrapassar a margem. Estamos acreditando que o evento será bem legal”.

    No dia 14, será realizado o tradicional desfile de aniversário, a partir das 9h na Avenida XV de Novembro. A temática esportiva será um dos destaques do desfile, em referência aos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s), que serão sediados em Maringá.

    Durante o desfile, será lançada a logomarca dos jogos, solenidade que contará com a presença de representantes da Confederação Brasileira de Desporto Universitário, Cheeleaders Epidemia da UEM e a Liga das Baterias de Maringá, que preparou uma apresentação especial para o desfile, com aproximadamente 80 músicos.

    Até a última semana, haviam a confirmação de 28 associações e entidades, que totalizam 2,6 mil pessoas. Será montada arquibancada para o público acompanhar de perto o evento.

    Ainda no dia 14, a prefeitura, em parceria com a Sociedade Rural de Maringá, promovem o show com Bruno e Marrone na Expoingá. A entrada é gratuita, sendo necessário levar 1 kg de alimento não perecível, que será distribuído posteriormente pelo Provopar para entidades do município.

    No dia 15, haverá a apresentação do vídeo documentário “Crônicas de uma Cidade Menina”, do jornalista Victor Duarte Faria. A sequência é um diálogo de pioneiros com a história representada em painéis e murais por importantes artistas que se inspiraram em Maringá. Será exibido às 19h30, no Parque do Ingá.

    Para encerrar as comemorações, no dia 16, às 19h30, será realizada a Missa dos Pioneiros na Capela Santa Cruz.

    Desfile deve reunir mais de 5 mil pessoas

    A secretaria de Cultura estima que o desfile de aniversário contará com um público em torno de 5 mil pessoas e o secretário Rael Gimenes explica os motivos que levaram a ter como tema os Jogos:

    “Esse ano a gente vai sediar um dos maiores eventos esportivos da América Latina e é também o ano da Copa do Mundo. Achamos relevante trabalhar essa temática, alinhada a outras secretarias, para dar um olhar ao esporte e valorizar os atletas locais, que devem participar do JUB’s também”.

    Comentários estão fechados.