Eleições 2020: veja algumas curiosidades sobre os candidatos à Prefeitura de Maringá

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município tem 432 candidatos aptos nesta eleições, 54,83% a mais que as Eleições de 2016. Desse total, 406 são candidatos a Câmara Municipal.

  • Maringá tem 13 candidatos à prefeitura, entre eles o atual prefeito, Ulisses Maia. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município tem 432 candidatos aptos nesta eleições, com 406 candidatos à Câmara Municipal.

    As Eleições 2020 estão programadas para acontecer neste domingo (15/11), e o Maringá Post reuniu algumas curiosidades sobre os candidatos à Prefeitura de Maringá e os respectivos vices.

    Coronel Audilene e Marco Meger (11)

    Coronel Audilene e Marco Meger / Reprodução

    A candidata à prefeitura de Maringá pelo Progressistas (PP), Coronel Audilene, concorre ao cargo pela primeira vez com o apoio da família Barros. A Coronel foi indicada pela ex-governadora Cida Borghetti para ocupar o comando-geral da Polícia Militar do Paraná, sendo a 1ª mulher a exercer este cargo. 

    Candidato a vice-prefeito de Coronel Audilene, Marco Meger, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), já ocupou a cadeira de Vereador de Maringá, quando Edmar Arruda decidiu concorrer ao cargo de Prefeito Municipal nas eleições de 2004.

    O ex-coordenador de Projetos Governamentais, Marcos Meger, foi exonerado de cargo em comissão em 2018, ao fazer referência a irregularidades eleitorais em áudio. 

    Os candidatos da coligação Cuidar de Maringá, formada pelos partidos PSB e PP têm o apoio 44 candidatos a vereadores.

    Carlos Mariucci e Professor Peluso (13)

    Carlos Mariucci e Professor Peluso
    Carlos Mariucci e Professor Peluso / Reprodução

    Carlos Mariucci, candidato a prefeito de Maringá pelo Partido dos Trabalhadores (PT), exerce o segundo mandato como vereador.  Uma das propostas do artista plástico é a implementação da Tarifa Mínima no Transporte Público, em que o preço da passagem seria fixado no valor de R$ 2,00. 

    O candidato a vice-prefeito de Mariucci, Professor Peluso, havia sido confirmado como candidato a prefeito de Maringá na convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT). No entanto, Peluso desistiu, e o partido coligou com o PT. 

    Maringá Para Todos, coligação entre o Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Partido Comunista do Brasil (PC do B), conta com o apoio de 45 candidatos a vereadores.

    Bovo e César Moreno (19)

    Bovo e César Moreno / Divulgação

    O ex-secretário municipal de São Jorge do Ivaí, que exerceu o cargo por 11 anos, José Luiz Bovo, é candidato à Prefeitura de Maringá pelo Podemos. Bovo também assumiu a prefeitura da cidade de São Jorge, que fica a 49 Km de Maringá, por três mandatos, 1989 a 1992; 1997 a 2000 e 2001 a 2004. 

    Além disso, Bovo foi presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), secretário de Gestão e Fazenda de Maringá por 10 anos e secretário da Fazenda do Estado do Paraná em 2018. 

    O candidato a vice-prefeito pelo Podemos (PP), o advogado César Moreno, atua como conselheiro seccional da OAB Paraná.

    A coligação entre os partidos Podemos e Solidariedade, Maringá Pode Mais, é apoiada por 22 candidatos a vereadores do Podemos. O Solidariedade não tem candidatos à Câmara de Maringá.

    Akemi Nishimori e Zé Português (22)

    Akemi Nishimori e Zé Português / Divulgação

    A candidata à Prefeitura de Maringá pelo Partido Liberal (PL), Akemi Nishimori, é esposa do Deputado Federal Luis Nishimori (PL), denunciado em 2018 por contratar funcionários fantasmas que teriam causado desvios de R$ 2,8 milhões

    Akemi Nishimori concorreu nas Eleições de 2008 como vice-prefeita de João Ivo, pelo partido Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e nas Eleições de 2016 concorreu como vice-prefeita de Silvio Barros, pelo anteriormente Partido da República. 

    O candidato a vice-prefeito pelo PL, Zé Português, também concorreu a duas eleições a vereador, 2012 pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e 2016 pelo Partido Republicano Progressista (PRP). 

    A coligação entre o PL e PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), Força Maringaense, tem o apoio de 25 candidatos à Câmara de Maringá.

    Valdir Pignata e Professor José Vilchenski (23)

    Valdir Pignata e Professor José Vilchenski / Divulgação

    Valdir Pignata, candidato a prefeito pelo Cidadania, já exerceu o cargo de vereador suplente pelo Podemos em 2016. Pignata já ocupou a diretoria do Procon de Maringá e foi secretário municipal de Trânsito. Ele também atuou como diretor de Administração e Finanças no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

    O candidato a vice-prefeito pelo Cidadania é o Professor José Vilchenski. O partido tem apenas 4 candidatos a vereadores.

    Dr. Batista e Lilian Moraes (25)

    Dr. Batista e Professora Lilian Moraes / Reprodução

    Dr. Batista, do partido Democratas (DEM), é médico há 30 anos, e está concorrendo à Prefeitura de Maringá pela 4ª vez (2004, 2008 e 2012). Ele foi vereador do município de 1993 a 2000 e Deputado Estadual entre 2007 e 2014. Veja os planos de governo de cada candidato.

    A professora Lilian Moraes, do Democracia Cristã (DC) é docente do ensino superior e casada com o professor Carlos Alexandre de Moraes, presidente local do DC. 

    A Coligação Maringá Pode Ser Melhor é formada pelo DEM, DC e PMN (Partido da Mobilização Nacional) e tem o apoio de 22 vereadores.

    Annibal Bianchini e Cristiane Tazinafo (36)

    Annibal Bianchini e Cristiane Tazinafo / Divulgação

    Annibal Bianchini, candidato a Prefeitura de Maringá pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), de apenas 29 anos, concorreu a uma vaga na Câmara de Maringá em 2016. O empresário foi presidente Clube Rotary-ACIM na gestão 2019/2020.

    Bianchini, que tem o apoio de 23 vereadores, não tem acesso ao horário eleitoral gratuito nas Eleições 2020. Veja quanto tempo cada candidato a prefeito de Maringá vai ter na propaganda eleitoral gratuita.

    A candidata a vice-prefeita pelo PTC, Cristiane Tazinafo, está concorrendo pela 1ª vez a um cargo político. Tazinafo é empresária no ramo de eventos e especialista em festas de 15 anos e formaturas. 

    Evandro Oliveira e Vanessa Lollato (45)

    Evandro Oliveira e Vanessa Paludetto Lollato / angelorigon.com.br

    Evandro de Freitas Oliveira, candidato à Prefeitura de Maringá pelo Partido Partido Social Democracia Brasileira (PSDB), cursou administração, direito, formou-se em Gestão de Recursos Humanos.

    Prestou concurso para tabelião, sendo atualmente o titular do 3° Cartório de Registro de Imóveis de Maringá, e em 2000 inaugurou o Centro Universitário Metropolitano de Maringá (Unifamma).

    A candidata a vice-prefeita de Oliveira, Vanessa Lollato (PSDB), é candidata pela 1ª vez a um cargo político. Os candidatos pelo PSDB têm o apoio de apenas 2 vereadores.

    Eliseu Fortes e Eliane Silva (51)

    Eliseu Fortes e Eliane Silva / Divulgação

    Eliseu Fortes, candidato a Prefeitura de Maringá pelo Patriota, está concorrendo pela 1ª vez ao cargo. O advogado, atuante há mais de 20 anos, se formou na Universidade Estadual de Maringá.

    Fortes acredita que “as pessoas que ocupam cargos públicos devem fazer gestão pelo município, e não a famosa “política” – vulgo “politicagem””.

    A candidata a vice-prefeita de Eliseu Fontes, Eliane Silva, também está concorrendo a um cargo político pela 1ª vez. Ambos tem o apoio de 23 vereadores, os quais são filiados ao partido Patriota.

    Ulisses Maia e Edson Scabora (55)

    Ulisses Maia e Edson Scabora / Prefeitura de Maringá

    O atual prefeito de Maringá, Ulisses Maia, está concorrendo a reeleição do cargo pelo Partido Social Democrático (PSD). Ele é membro fundador da Academia de Letras de Maringá (ALM) e foi eleito vereador e conduzido a presidente do Legislativo entre 1997 a 2000. Ulisses também foi chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) e diretor do Procon entre 2005 e 2006.

    Atuou como chefe de Gabinete da Prefeitura de Maringá entre os anos de 2006 e 2010. No ano seguinte, assumiu o cargo de secretário de Assistência Social. Em 2014, Ulisses Mais concorreu ao cargo de Deputado Federal, mas não foi eleito.

    Vice de Maia, Edson Scabora, é proprietário do Colégio Anglo Maringá e concorre novamente ao cargo de vice-prefeito de Ulisses pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

    A coligação entre os partidos PSD, MDB, PSL (Partido Social Liberal) e Rede (Rede Sustentabilidade), Maringá Sempre À Frente, tem o apoio de 19 vereadores do PSD, 19 do MDB, 23 candidatos pelo PSL e 17 da Rede.

    Segunda pesquisa eleitoral mostra Ulisses Maia na liderança, seguido de Homero Marchese e Coronel Audilene.

    Rogério Calazans e Luzinete Peder (70)

    Rogério Calazans e Luzinete Peder / Reprodução

    Rogério Calazans concorre a Prefeitura de Maringá pelo partido Avante. Calazans participou das Eleições de 2010, concorrendo ao cargo de deputado estadual pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B).

    Nas Eleições de 2012 e 2016 aspirou uma cadeira na Câmara Municipal de Maringá, sequentemente, pelo Partido dos Trabalhadores e Partido Trabalhista Brasileiro, mas não foi eleito.

    Rogério Calazans assumiu a direção do Procon de Maringá e a Secretaria de Gestão da administração na gestão de Ulisses Maia, época em que depôs à CPI do Transporte Coletivo da Câmara.

    Além da vida política, participa da Igreja Evangélica Presbiteriana Renovada como Pastor e leciona na Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno (Adhonep).

    A candidata a vice-prefeita pelo Avante, Luzinete Peder (Lu Peder), é graduada em Psicologia na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Teologia no Centro Universitário de Maringá (UniCesumar) e pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (FAFIJA/ UENP).

    Além disso, tem formação como assistente de Enfermagem, capelã e socorrista nos Estados Unidos.

    O candidato a prefeito de Maringá tem o apoio de 23 vereadores.

    Homero Marchese e Coronel Fahur (90)

    Homero Marchese e Coronel Fahur / Reprodução

    O Partido Republicano da Ordem Social tem como candidato a prefeito de Maringá Homero Marchese, que em outubro de 2018 foi eleito deputado estadual no Paraná. 

    Marchese foi servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), em 2007. No entanto, após cinco anos de trabalho, o maringaense resolveu pedir demissão por divergências com o conselheiro Nestor Baptista.

    Em 2017, uma investigação contra Romero Marchese foi aprovada. O relator da Comissão Processante foi Carlos Mariucci.

    O Coronel Fahur, candidato a vice-prefeito de Marchese, é irmão do deputado federal Sargento Fahur e do delegado da Polícia Civil de Maringá, Laércio Cardoso Fahur.

    A coligação Independência Para Limpar Maringá, formada pelos partidos PROS, PSC (Partido Social Cristão), Republicanos, PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e PV (Partido Verde), tem o apoio de 89 candidatos a vereadores.

    Professor Edmilson e Osmar Jhamaica (50)

    Professor Edmilson e Osmar Jahmaica / Reprodução

    O candidato a prefeitura pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Professor Edmilson, concorreu nas Eleições de 2012 como vereador, mas não foi eleito. O professor de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Administração de Empresas pela (UEM/UEL – Universidade Estadual de Londrina) e doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), já foi presidente da Seção Sindical dos Docentes da UEM (SESDUEM).

    Osmar Jahmaica, candidato a vice-prefeito, está concorrendo a um cargo político pela primeira vez. Jahmaica, servidor público aposentado do Ministério da Saúde, tem uma história de luta como dirigente sindical, como defensor da saúde pública e como ativista cultural junto ao Centro Cultural Jhamayka, em Maringá.

    Os candidatos a Prefeitura de Maringá pelo PSOL tem o apoio de 3 candidatos a Câmara Municipal de Maringá.

    Comentários estão fechados.