Confira o que diz cada um dos candidatos a prefeito de Maringá nesta reta final

Maringá Post perguntou para cada candidato porque ele é a melhor escolha para administrar a cidade nos próximos quatros anos

  • No domingo (15/11), 279,5 mil eleitores maringaenses estão aptos para comparecer às urnas e escolher os representantes para os próximos quatro anos. Em Maringá, 13 candidatos a prefeito disputam a preferência do eleitor.

    Durante a cobertura das eleições no primeiro turno, o Maringá Post apresentou reportagens para ajudar o eleitor a decidir o voto. Além de uma rodada de entrevistas e um balanço sobre os planos de governo, os candidatos apresentaram propostas sobre os temas da arborização, ligações de Maringá com cidades vizinhas, terceira idade, estudantes universitários e a gestão do Hospital da Criança.

    Na reta final da campanha, há poucos dias do primeiro turno, o Maringá Post perguntou para cada candidato porque ele é a melhor escolha para administrar a cidade nos próximos quatros anos. Eles também tiveram a oportunidade de deixar um recado para os eleitores. Veja o que disse cada um dos candidatos:     

    Akemi Nishimori (PL)

    Akemi Nishimori é candidata a prefeita de Maringá pelo Partido Liberal (PL) / Divulgação

    Primeiro, agradeço o apoio e carinho em todos os momentos da campanha e peço atenção especial a alguns pontos importantes nesta reta final. 

    A gente de Maringá pode estar certa que, ao votar no 22, estarão elegendo um projeto inovador para a cidade e não apenas uma candidata. Proponho igualdade e muito diálogo, pois reconheço que os desafios de nosso tempo são enormes. Acredito que o valor da nossa gente, que a força maringaense unida pelo bem comum, são bem maiores que a capacidade individual de uma candidatura. 

    Falei de diálogo, intersetorialidade, inovação, projetos. Evitei qualquer ataque ou ofensa, respeitei as diferenças. Pois, para mim, a eleição é isso, uma conversa clara e limpa entre pessoas que desejam o melhor para a cidade. 

    Dividi com os eleitores as nossas ideias, nossos projetos e sonhos, de forma responsável e humana. Falei com sinceridade, pois cabeça e coração não é slogan de campanha. Sou assim em casa, na família, no trabalho e na campanha. Serei a mesma como prefeita de Maringá. 

    Vou fazer o VLT, o calçadão, o hospital Zona Norte, a maternidade municipal, as creches que estão faltando, as pontes e acessos rurais, o Vale Digital, a eficiente segurança do sistema Koban, o policial amigo do bairro, o respeito à mulher, com o Portal da Inclusão Feminino. 

    Com meu conhecimento na área, o sonho da casa própria vai se realizar com o maior programa de habitação da história de Maringá. Meu compromisso é com todos os maringaenses, sem exceções.  Porque o futuro é uma construção coletiva, plantando certo para colher juntos.

    Anníbal Bianchini (PTC)

    Anníbal Bianchini é candidato a prefeito de Maringá pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC) / Divulgação

    Eu nasci, cresci e vivo em Maringá. Sou um jovem empresário ativo em nossa comunidade e minha família já tem uma história de amor e serviços entregues a Maringá desde sua fundação. Quando descobri minha vocação em servir, fui atrás de me especializar, estudei na maior escola de lideranças políticas do Brasil, e também participei da jornada para futuros prefeitos da Universidade de Columbia. 

    Precisamos de um prefeito com visão, energia, jovem e dinâmico. Que consiga liderar a retomada de nosso comércio, a volta as aulas de forma segura, que saiba fazer gestão pública municipal, para termos um equilíbrio fiscal, receitas equilibradas para continuar os bons serviços públicos em nossa cidade.

    Nosso plano de governo foi considerado o melhor para nossa cidade, mais sustentável, pensando no crescimento de forma ordenada, respeitando e atualizando o Plano Diretor, os planos municipais que precisam ser atualizados. Apresentamos propostas pensando na preservação do meio ambiente, dos nossos mananciais, nossos reservatórios de água. Vamos atacar em três frentes de imediato: saúde; educação e geração de empregos.

    Eu, minha esposa Karina, toda família, minha vice Cristiane Tazinafo e sua família, nossos 23 candidatos a vereador e toda família do Partido Trabalhista Cristão, estamos juntos pedindo seu voto de confiança, que votem 36 no dia 15 de novembro.

    Chegamos aqui sem coligação, sem tempo de televisão e rádio e com pouquíssimos recursos, mas com as melhores propostas para nossa cidade. Seja consciente, a mudança está em nossas mãos.

    Bovo (Podemos)

    José Luiz Bovo é candidato a prefeito de Maringá pelo Podemos / Divulgação

    Em primeiro lugar, agradeço ao portal e a todos os veículos de comunicação pelo espaço que me concederam nesta campanha. Também registro a gratidão ao partido Podemos, sua direção, em todos os níveis, os senadores Alvaro Dias, Oriovisto Guimarães e Flávio Arns, os candidatos a vereador, os apoiadores e voluntários. 

    Quem deve decidir e escolher o melhor para a cidade são os eleitores. O que posso dizer é que estou preparado para a missão de administrar Maringá. Fui prefeito de São Jorge do Ivaí por três vezes (considerado o melhor pequeno município do Paraná), secretário de Gestão e Fazenda de Maringá por 11 anos e secretário de Estado da Fazenda do Paraná, administrando um orçamento de quase R$ 50 bilhões. 

    Tenho experiências e resultados que me comprovaram que é possível fazer mais, muito mais, com menos. Também conheço Maringá como a palma da minha mão. Ouvindo os maringaenses, nos bairros, nos distritos e em todas as regiões da cidade, com ajuda de especialistas em suas áreas, elaboramos um plano de governo com projetos viáveis, soluções para diversas demandas e problemas de Maringá, que podem ser implantadas já no início de 2021. 

    Podem acessar o plano de governo no site, em especial 19 compromissos que destacamos para os maringaenses. No site há mais informações e no Youtube temos todos os vídeos com as nossas ideias e projetos para Maringá. 

    Para os eleitores, reafirmo o meu compromisso de não decepcionar e ser um facilitador para atendimento à população, em suas demandas. Por isso, peço o voto de confiança dos maringaense. Dia 15, para prefeito, vote Bovo, 19.

    Carlos Mariucci (PT)

    Carlos Mariucci é candidato a prefeito de Maringá pelo Partido dos Trabalhadores (PT) / Divulgação

    Sou a melhor escolha porque nos próximos quatro anos Maringá e os distritos terão a tarifa mínima de R$ 2 no transporte coletivo. A violência será combatida com a Guarda Municipal Comunitária, ações educativas e preventivas, dentre outros. A educação terá o Sistema Municipal De Educação, mais Cmeis que garantirão mais vagas às crianças. 

    A assistência social e a saúde terão o plano de cargos, carreira e remuneração. Os idosos, crianças e adolescentes terão mais serviços à disposição. As pessoas com necessidades especiais serão respeitadas. Implementarei o plano de arborização e consolidarei o Programa De Castração Permanente para os animais. Vou duplicar os viadutos e ampliar as ciclovias. 

    Criarei um comitê de crise para enfrentamento da pandemia. Apoiarei os pequenos e médios empresários. Criarei um centro de economia solidária para fortalecer o comércio de variados produtos e um Banco do Povo. Maringá e os Distritos terão um polo de cinema e, com isso, maior força no turismo local e setor de eventos. A cultura, esporte e lazer  chegarão aos bairros. As mulheres terão mais espaço na gestão municipal. 

    O recado que deixo aos eleitores e eleitoras de Maringá e dos distritos é que venham juntos nessa caminhada, Maringá pode e deve ser mais inclusiva. Por uma Maringá para todos e todas, vote 13.

    Coronel Audilene (Progressistas)

    Coronel Audilene é candidata a prefeita de Maringá pelo Progressistas / Divulgação

    Eu saí de casa durante 35 anos da minha vida para cuidar das pessoas e, pouca gente sabe, mas a Polícia Militar faz um pacto de sangue, ou seja, se eu precisar morrer para defender alguém, eu teria que morrer. É honra. Então, a cada manhã de trabalho, indo para as ruas, em alguma operação que participei, não sabia se voltaria viva naquele dia.

    Foi então que fiz uma promessa ao Senhor de que, se eu me aposentasse bem, viva e sem danos físicos e psicológicos para continuar cuidando da minha única filha, eu continuaria minha missão de servir e, quando fui convidada a ser candidata a prefeita de Maringá, entendi como missão. 

    Não foi uma decisão fácil, orei muito, consultei a minha família e hoje sei que foi a melhor decisão que Deus colocou em meu coração. Eu estou preparada para ser prefeita de Maringá, estudei as reais necessidades da nossa gente e sei o caminho para realizar cada uma das propostas que apresentei durante a minha campanha.

    Tenho experiência, liderei 22 mil servidores da Polícia Militar do Paraná e um orçamento maior do que o da Prefeitura de Maringá. Como militar, dou a minha palavra ao maringaense de amor e de uma gestão transparente. Sou a Coronel Audilene, sou mãe, sou mulher e quero ser a primeira prefeita e fazer história em Maringá.

    Dr. Batista (DEM)

    Dr. Batista é candidato a prefeito pelo DEM / ALEP

    Com dois mandatos de vereador e estando no quarto mandato consecutivo como deputado estadual eu tenho certeza que nunca estive tão preparado para ser o prefeito de Maringá como estou agora. Estou há 35 anos nesta cidade que aprendi a amar e conviver com as pessoas de todas as classes sociais. Como médico, tenho realizado um trabalho altamente recompensador de atender e realizar cirurgias em um número de pessoas que não consigo mais contar. 

    Nestes anos, me preparei para ser o prefeito de Maringá. Conheço a alma das pessoas, por conhecê-las na intimidade do seu lar, sei das suas necessidades e das suas dores. Como prefeito posso, auxiliado por uma equipe de especialistas em cada posição estratégica do governo, diagnosticar e encontrar a melhor solução para cada problema que precisa ser resolvido. Não vou visitar as pessoas somente em período de eleições. 

    Tenho experiência como político e já trouxe muitas conquistas para a cidade. Como prefeito posso garantir aos nossos cidadãos que todos os meus esforços e contatos serão para que possamos ter uma recuperação rápida da nossa economia com a geração de empregos sem promessas vagas e sem sentido. 

    Vamos encontrar as melhores soluções para os problemas que mais afligem nossa comunidade: falta de empregos, vagas nas creches, o eterno problema com o lixo gerado na cidade, zelar pelas regiões de fundo de vale, o aumento da qualidade e da quantidade dos serviços de coleta seletiva.

    Vou tornar Maringá referência no cuidado da saúde dos nossos cidadãos. Não é justo que uma pessoa doente demore meses para conseguir uma consulta especializada e depois dessa difícil espera não encontre medicamentos na farmácia do postinho para curar seu mal.

    Maringaenses, vocês me conhecem e sabem que não prometo, eu faço. Preciso do seu voto para que nossa cidade seja ainda melhor para se viver com a tão propalada qualidade de vida. E que ela, a qualidade de vida, não fique somente nas regiões próximas ao centro, mas se estenda a toda a cidade, principalmente nos bairros, onde o que se percebe é o abandono com nossas ruas, com a limpeza e com serviços que poderiam estar mais perto do nosso cidadão.

    Eliseu Fortes (Patriota)

    Eliseu Fortes é candidato a prefeito de Maringá pelo Patriota / Divulgação

    Sou a melhor opção por ser conservador e a nossa cidade é conservadora. A esquerda não deu certo em lugar algum do mundo e não seria aqui em Maringá que ela iria prosperar. Precisamos, urgentemente, diminuir a carga do poder público sobre os cidadãos e, por esse motivo, coloquei meu nome a disposição como a única opção para afastar a esquerda e focar a gestão pública na eficiência e na moralidade. 

    Vamos fazer a saúde ser eficiente com uma gestão profissional, acabando com as filas de exames de imagem e consultas especializadas. Da mesma forma, com muito profissionalismo, vamos fazer com que o orçamento da educação seja investido para gerar qualidade de ensino para nossos alunos.

    No que diz respeito à desburocratização do poder público, vamos agir de forma a fazer com que a Lei da Liberdade Econômica seja implementada em Maringá, haja vista que ninguém mais suporta as incongruências do município.

    Por fim, desejo que os eleitores protestem votando. Essa ideia de que não votar é protestar não se amolda com a realidade das coisas. O voto é a única arma capaz de aposentar os políticos de carreira. Essa é a nossa missão, tirar as pessoas que fizeram da política um emprego e dar a chance de quem nunca foi político fazer gestão pública na nossa cidade.

    Evandro Oliveira (PSDB)

    Evandro Oliveira é candidato a prefeito de Maringá pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) / Divulgação

    Disponibilizei meu nome por entender que Maringá precisa de renovação, com novas ideias e projetos que venham ao encontro com os anseios da população e impulsionem o crescimento social e estrutural das comunidades.

    Se eleito for, se assim o cidadão maringaense ver que merecemos estar lá, nos próximos quatro anos destinarei meu salário de prefeito para as entidades assistenciais de Maringá, mês a mês durante o mandato. Isso não é uma promessa ou proposta indevida. 

    Com uma boa gestão, Maringá terá um futuro brilhante. Como todos sabem, não sou um político de carreira, mas dou a minha palavra que faremos muitas mudanças boas em nossa amada cidade canção. De gestão, eu entendo.

    Homero Marchese (Pros)

    Homero Marchese é candidato a prefeito pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros) / Orlando Kissner / Alep

    Maringá é a cidade em que eu nasci e quero criar meus filhos. Vejo claramente que a cidade regrediu muito, em muitos aspectos. Não posso dar de ombros para esse conjunto de coisas, se eu posso ser candidato a prefeito. As últimas votações que eu recebi para vereador e deputado mostram que a população da cidade aprova meu trabalho.

    Se eu posso, eu devo, porque não vejo no conjunto dos candidatos alguém que tenha força para fazer frente ao atual prefeito. Maringá precisa contar com uma alternativa a esse grupo político. 

    Fizemos mandatos de destaque na Câmara de Vereadores e na Assembleia Legislativa, sempre com muita transparência, exercendo nosso papel de fiscalizadores, sendo econômicos com o dinheiro público e atuando de maneira técnica na análise dos projetos e propostas. 

    Sem nenhuma dúvida, temos o melhor plano de governo para Maringá, um conjunto de 90 propostas elaboradas e discutidas com especialistas de cada área. Somos um grupo novo, independente, trabalhador, que nunca administrou a cidade e estamos com muita vontade de trabalhar por Maringá de forma limpa.

    Professor Edmilson (PSOL)

    Professor Edmilson é candidato à Prefeitura de Maringá pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOsL) / Divulgação

    A minha candidatura, do início ao fim, foi um espaço de denúncia da podridão do sistema econômico capitalista e dessa politicagem que o sustenta. Com isso, procurei apresentar nossa crítica socialista sobre as ilusões nutridas a cada eleição. As urnas não nos dão as saídas que precisamos. Nossa proposta é denunciar o balcão de negócios que é o Estado, inclusive as prefeituras municipais. 

    Em Maringá e no restante do Brasil, os candidatos simulam trabalhar para toda população, oferecem migalhas e perfumarias enquanto operam em favor dos que vivem de lucro, dos esquemas e conchavos do agronegócio e das associações dos grandes comerciários. O mais importante é que a nossa campanha foi uma candidatura feita por trabalhadores e para trabalhadores, por quem vive do suor do seu trabalho. 

    Se eleito, seguiremos com a mesma intenção, escancaramos a podridão do sistema capitalista dentro da ordem e convocaremos os trabalhadores maringaenses do primeiro ao último dia de mandato para se organizarem e avançarem nos reais e mais urgentes problemas do povo, sem ilusão e com a crítica radical, radical no sentido de buscar a raiz dos problemas.

    A mensagem para o trabalhador que irá votar é para não acreditarem nas mentiras e ilusões vendidas pelos políticos para ganharem voto e continuarem mantendo as coisas do jeito que estão ou piorarem. Nós precisamos avançar e só avançaremos quando nos organizarmos enquanto classe. 

    Seria muito fácil prometer vaga em creche, emprego, saúde, segurança e educação, mas nós temos compromisso com a verdade e com nossa classe. Nós queremos tudo isso, mas sabemos que isso é impossível dentro da atual ordem. Por isso, dedicaremos um eventual mandato na organização de nossa classe. Nós somos uma candidatura socialista, a candidatura de esquerda de nossa cidade, a candidatura anti-sistêmica. 

    Peço sim, seu voto para o PSOL, que vote 50 para prefeito e também para vereador. Peço seu voto e faço um convite: junte-se às nossas fileiras, filie-se ao PSOL, participe da construção de um partido que almeja organizar a classe trabalhadora.

    Rogério Calazans (Avante)

    Rogério Calazans é candidato a prefeito de Maringá pelo Avante / CMM

    Considero que apresentamos a melhor proposta para Maringá. Não apenas pelo nosso plano de governo, mas também pela postura adotada pela nossa campanha. Não usei dinheiro do fundo eleitoral. O fundo eleitoral representa quase 50% de todo o orçamento para segurança pública no Brasil. Em época de pandemia e grave crise econômica, é extremamente imoral usar recursos públicos para financiar a própria campanha. Assim, já demonstrei o compromisso verdadeiro e sério com a cidade ao renunciar o fundo eleitoral e fazer campanha exclusivamente com recursos privados e colaboradores voluntários.

    O nosso plano de governo é viável e realista. Demonstrei, por exemplo, que é possível abrir 4 mil vagas de creches, sem a necessidade de nenhuma construção. Basta ter uma gestão eficaz que os interesses da população mais carente serão bem atendidos. 

    Sinto-me, pessoalmente, muito preparado para ser prefeito de Maringá. Conheço a máquina pública e estou consciente dos desafios da realidade. Quero fazer uma gestão de resultado. Aliás, esse é o maior desafio do próximo prefeito de Maringá, gerar resultado concreto para o nosso povo nesse contexto de crise e poucos recursos públicos. É para isso que estou preparado. A população pode saber que quem escolher votar 70, escolherá uma gestão pragmática e de resultados concretos.

    Ulisses Maia (PSD)

    Ulisses Maia é candidato a prefeito pelo PSD / Divulgação

    Aplicamos um modelo de gestão democrática, compartilhada, valorizando diálogo com a sociedade civil organizada e, principalmente, com o cidadão. Nossa prioridade, desde o primeiro dia, foi trabalhar por uma cidade mais organizada e desenvolvida em todas as áreas, valorizando a qualidade de vida. 

    Importante destacar também a responsabilidade com o dinheiro público. Fazemos um governo transparente, com as contas de 2017, 2018 e 2019 aprovadas, 100% de regularidade na compra de produtos e serviços para enfrentamento da pandemia e reconhecimento, pelo Tesouro Nacional, da nossa robustez financeira, ou seja, a manutenção de todos os pagamentos em dia. 

    Ao eleitor, fica meu pedido para que vote no 55, que confie num projeto não só de governo, mas de cidade, focado em investimentos para fortalecer as virtudes que valorizam Maringá como referência em desenvolvimento e em qualidade de vida. 

    Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, com uma gestão responsável e humanizada. Vote 55 e acredite, vamos continuar assim, trabalhando muito pela cidade, por sua gente, com absoluta honestidade e comprometimento.

    Valdir Pignata (Cidadania)

    Valdir Pignata é candidato a prefeito pelo Cidadania / Reprodução Facebook

    Eu Valdir Pignata, candidato a Prefeito de Maringá pelo Cidadania 23, acredito na importância da inclusão social e geração de oportunidades como um agente transformador da nossa sociedade. Nós do Cidadania 23, queremos, através do nosso plano de governo, conectar Maringá. Faremos isso usando a tecnologia a nosso favor e desburocratizando os serviços essenciais. 

    Investiremos nos programas sociais acolhendo e amparando quem mais precisa: famílias humildes, pessoas com necessidades especiais e que vivem em situação de vulnerabilidade social. Faremos também o REFIS para que o nosso cidadão maringaense possa iniciar o ano com dignidade e tranquilidade para organizar suas finanças, honrar seus compromissos e manter a economia local aquecida. 

    Encerro dizendo o quanto estou agradecido e honrado com todo o carinho, receptividade e respeito que recebemos em nossas caminhadas e durante toda a campanha. Peço à Deus que nos dê clareza e ilumine a todos neste domingo.

    Agradeço, de antemão, os votos que receberemos. Espero ter a oportunidade de representar a população maringaense por quatro anos. Para isso peço seu voto, vote 23, vote Valdir Pignata.

    Comentários estão fechados.