Maringá tem 13 candidatos a prefeito. Confira os nomes

Com o fim do prazo das convenções, partidos tem até 26 de setembro para registrar as candidaturas

  • Em Maringá, 13 partidos lançaram candidatos a prefeito. O prazo das convenções partidárias, para que as siglas escolham candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, encerrou na quarta-feira (16/9). Agora, os partidos tem até 26 de setembro para registrar as candidaturas.

    O DivulgaCandContas, sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) responsável pela divulgação das candidaturas registradas, já está disponível. No entanto, não há nenhum registro de Maringá.

    Na quarta-feira, o prefeito Ulisses Maia (PSD) foi oficializado como candidato à reeleição. Maia evitou falar sobre a candidatura nos últimos meses. No evento, o atual vice-prefeito Edson Scabora (MDB) foi confirmado como candidato ao lado de Ulisses Maia. A chapa recebeu apoio, além do MDB, do PSL, PV e Rede Sustentabilidade.

    Durante a convenção, foi apresentado um balanço da gestão. A disputa eleitoral começa com apoios importantes, o governador Ratinho Junior (PSD) e o Chefe da Casa Civil, Guto Silva, enviaram vídeos demonstrando apoio à candidatura. Eleito em 2016 pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Maia migrou para o PSD neste ano após convite de Ratinho Junior.

    O Partido Liberal (PL) lançou Akemi Nishimori como candidata a prefeita de Maringá. O deputado estadual Delegado Jacovós, apontado como pré-candidato a prefeito, desistiu da candidatura e não participou da convenção após divergências com o deputado federal e marido de Akemi, Luis Nishimori.

    Confira os candidatos a prefeito de Maringá

    Akemi Nishimori (PL)

    Akemi Nishimori é candidata a prefeita pelo PL / Reprodução Facebook

    O PL lançou Akemi Nishimori como candidata à Prefeitura de Maringá.Akemi é formada em matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e atuou como professora na rede estadual de ensino. O agricultor Zé Português, do mesmo partido, foi escolhido como candidato a vice-prefeito.

    Anníbal Bianchini (PTC)

    Annibal Bianchini é confirmado como candidato a prefeito de Maringá pelo PTC / Divulgação

    O Partido Trabalhista Cristão (PTC) escolheu Anníbal Bianchini como candidato a prefeito. Empresário e formado em direito, Bianchini disputou as eleições para vereador em 2016, mas não foi eleito. A candidata a vice-prefeita será Cristiane Tazinafo.

    Audilene Rocha (Progressistas)

    Progressistas deu início as convenções e escolheu coronel Audilene como candidata a prefeita de Maringá / Reprodução Facebook

    O Progressistas foi a primeira sigla que realizou convenção. O partido decidiu lançar a coronel Audilene Rocha como candidata a prefeita e deixou aberta a possibilidade de firmar coligações para ter um candidato à vice de outro partido.

    Primeira mulher a ocupar a Chefia do Estado Maior da Polícia Militar do Paraná em 2018, Audilene Rocha vai disputar um cargo eletivo pela primeira vez.

    Carlos Mariucci (PT)

    Carlos Mariucci é candidato a prefeito pelo PT / CMM

    O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou Carlos Mariucci como candidato à Prefeitura de Maringá. Artista plástico e pedagogo, Mariucci foi eleito vereador pelo PT em 2016.

    O partido fechou coligação com PDT, que desistiu de lançar candidato próprio. O professor aposentado da UEM, José Márcio Peluso (PDT), será o candidato a vice-prefeito ao lado de Mariucci.

    Dr. Batista (DEM)

    Dr. Batista é candidato a prefeito pelo DEM / ALEP

    O Democratas (DEM) oficializou o nome do médico e deputado estadual, Dr. Batista, como candidato a prefeito. Dr. Batista, que já foi vereador na cidade, disputará a prefeitura pela quinta vez.

    A professora universitária Lilian Moraes (DC) será a candidata a vice-prefeito

    Edmilson Aparecido da Silva (PSOL)

    Professor Edmilson Aparecido da Silva é candidato a prefeito pelo PSOL / Jovem Pan Maringá

    O professor universitário Edmilson Aparecido da Silva foi escolhido como candidato pelo PSOL à Prefeitura de Maringá. Formado em Ciências Contábeis, ele é mestre em administração e doutor em administração pública e governo. Edmilson da Silva foi presidente da Seção Sindical dos Servidores da UEM (Sesduem).

    O candidato a vice-prefeito será o servidor público federal aposentado Osmar Batista, conhecido como Osmar Jamaica.

    Eliseu Fortes (Patriota)

    Eliseu Fortes é candidato a prefeito pelo Patriota / Divulgação Patriota

    O Patriota definiu Eliseu Fortes como candidato à Prefeitura de Maringá. Eliseu Fortes é advogado tributarista e já foi diretor-geral do Gabinete do Prefeito, na atual administração, e Controlador Geral do município.

    A contadora Eliane de Oliveira Silva, do mesmo partido, foi escolhida como candidata a vice-prefeita.

    Evandro Oliveira (PSDB)

    O empresário Evandro Oliveira discursa durante a convenção do PSDB / Divulgação

    Evando Oliveira foi escolhido pelo PSDB para disputar à Prefeitura de Maringá. O nome do candidato a vice ainda não foi definido. Oliveira é titular do 3° Cartório de Registro de Imóveis de Maringá e mantenedor do Centro Universitário Metropolitano de Maringá (Unifamma).

    Homero Marchese (Pros)

    Homero Marchese é candidato a prefeito pelo Pros / Reprodução Facebook

    O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) lançou o ex-vereador e deputado estadual, Homero Marchese, como candidato a prefeito de Maringá. Formado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marchese foi servidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR).

    Em 2016, foi eleito o vereador mais votado da história de Maringá com 6.573 votos. Em 2018, foi eleito deputado estadual com 42.154 votos. O candidato a vice-prefeito é o coronel Marco Fahur (PSC). Além do PSC, a candidatura recebeu apoio do Republicanos e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

    José Luiz Bovo (Podemos)

    José Luiz Bovo foi o escolhido pelo Podemos para a disputa / Divulgação

    O Podemos lançou José Luiz Bovo como candidato a prefeito. O advogado César Moreno foi escolhido como candidato a vice. Bovo foi foi secretário municipal por 11 anos (1977 a 1988) e prefeito por três mandatos, 1989 a 1992; 1997 a 2000 e 2001 a 2004 em São Jorge do Ivaí.

    Em Maringá, foi secretário de Gestão e Fazenda de 2006 a 2016. De abril a dezembro de 2018 foi secretário de Fazenda do Estado do Paraná.

    Rogério Calazans (Avante)

    Candidato a prefeito pelo Avante, Rogério Calazans, e a candidata a vice-prefeita, Luciana Peder / Avante

    O Avante lançou Rogério Calazans como candidato a prefeito. A candidata a vice será a psicóloga Luzinete Peder.

    Advogado, Rogério Calazans foi diretor do Procon de Maringá, secretário de Gestão e Procurador Jurídico na atual administração.

    Ulisses Maia (PSD)

    Ulisses Maia é candidato à reeleição pelo PSD / PMM

    O atual prefeito Ulisses Maia é candidato à reeleição pelo PSD. O candidato a vice-prefeito será Edson Scabora (MDB). Formado em direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maia foi vereador na cidade, secretário de Assistência Social, chefe do Núcleo de Regional de Educação e diretor do Procon.

    Em 2016, Ulisses Maia foi eleito prefeito no segundo turno das eleições pelo PDT. Neste ano, ele migrou para o PSD após convite do governador Ratinho Junior.

    Valdir Pignata (Cidadania)

    Valdir Pignata é candidato a prefeito pelo Cidadania / Reprodução Facebook

    O Cidadania lançou o empresário Valdir Pignata como candidato a prefeito. O professor José Antonio Vilchesk será candidato a vice-prefeito.

    Ex-vereador de Maringá, Valdir Pignata foi diretor do Procon, secretário municipal e exerceu cargo de direção no Instituto Tecnologia do Paraná (Tecpar).

    • Reportagem atualizada na quinta-feira (17/9), às 11h07, com a definição dos candidatos a vice-prefeito de Valdir Pignata (Cidadania) e Dr. Batista (DEM).
    • Atualização na quinta-feira (17/9), às 12h35, com definição do candidato a vice-prefeito de Akemi Nishimori (PL).

    Comentários estão fechados.