O desafio de gerir pessoas

Por: - 24 de abril de 2022

A Gestão de Pessoas é um conjunto de políticas práticas para gerenciar os colaboradores de uma empresa. Aprenda como colocá-la em prática.
Imagem: Freepik / Vetor criado por @pch.vector

Os colaboradores, sem dúvida alguma, são uma força muito importante para o sucesso da empresa. São a força motriz. Sem bons colaboradores, não existe uma boa empresa e nem uma que consiga atingir o sucesso.

Fazer a gestão de pessoas e de equipes é uma arte que não é para todo mundo! Não se assuste quando eu digo isso, qualquer pessoa pode aprender a gerir pessoas, estudar e colocar em prática uma liderança colaborativa. Essa ação, entretanto, não é para qualquer pessoa.

Apenas pessoas determinadas e que ficam felizes com o sucesso do outro podem ter sucesso em sua gestão, afinal, hoje em dia, os líderes devem atuar muito mais como “semeadores”, que plantam a semente, estimulam e incentivam os seus colaboradores e equipes de trabalho.

A Gestão de Pessoas é um conjunto de políticas práticas necessárias para gerenciar as pessoas, caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais preciso de uma empresa: seus colaboradores e todas as pessoas que a compõem.

É preciso sempre lembrar da definição de gestão de pessoas para não nos esquecermos que estamos falando de seres humanos, os quais as empresas devem investir para maximizar a capacidade de obter resultados. Um time engajado é um time de sucesso e que sempre vai atingir seus objetivos e metas e que exerce suas atividades com qualidade e produtividade.

Existem sete desafios que eu considero como principais quando o assunto é gestão de pessoas: identificar talentos, manter a motivação da equipe, desenvolver e capacitar os colaboradores, engajar os colaboradores, administrar gerações diferentes, cuidar do clima organizacional e, o principal, reter os talentos na empresa. Em cada um desses desafios é necessário desenvolver um plano de ação para ter uma gestão de pessoas eficiente e manter um time forte e engajado.

Para identificar talentos, por exemplo, é necessário um setor de RH estruturado para identificar os candidatos com habilidades diferenciadas dos colaboradores que já fazem parte da empresa, a fim de proporcionar um time multidisciplinar com várias habilidades e competências. Além disso, também é possível utilizar testes de perfil comportamental para ter certeza que você está contratando o colaborador ideal para a sua empresa.

Já a parte de manter a motivação da equipe, é essencial para que os colaboradores sejam sempre produtivos e apresentam um bom desempenho, uma das soluções para esse desafio é proporcionar ao seu time um plano de cargos e salários para o seu time, motivando-os a sempre darem o seu melhor e serem reconhecidos por isso.

Gerir pessoas é, em seu espírito, desenvolver e capacitar os seus colaboradores, uma vez que você vai investir na capacitação do seu time para que ele seja sempre dinâmico e eficiente, duas características admiradas pelo mercado que também é dinâmico e sempre exige coisas novas. Ofereça treinamentos, cursos e capacitações para seus colaboradores para que eles sempre se sintam valorizados, motivados e, ainda, tenham uma performance melhor no dia a dia.

O engajamento dos colaboradores é, na minha opinião, a parte mais difícil da gestão: isso porque não é algo que depende exclusivamente do líder. Para contornar essa dificuldade é essencial que cada colaborador saiba seu papel na empresa, bem como sua importância no quadro geral de funcionários, que ele receba feedbacks sobre o trabalho que está sendo executado e que se sinta parte da empresa para entregar, cada dia mais, os resultados.

Um bom clima organizacional também é uma das chaves para fazer uma boa gestão de pessoas, uma vez que o ambiente de trabalho exerce uma grande importância na motivação e desempenho da equipe. Saber contornar conflitos, incentivar a integração da equipe e estimular o diálogo e o trabalho colaborativo, é essencial para ter uma boa gestão e cuidar do clima organizacional da empresa.

Um dos maiores desafios da gestão de pessoas é reter os talentos na empresa, através de uma gestão de pessoas efetivas é possível definir maneiras eficazes de cativar os colaboradores: valorizar os trabalhadores, apresentar oportunidades de progressão e evolução dentro da empresa, dar espaço e voz para os colaboradores, benefícios etc.

Como eu sempre gosto de comentar, para uma boa gestão de pessoas é necessário, acima de tudo, criar uma atmosfera aberta à colaboração, confiança e criação conjunta na sua empresa.

Para você, qual o principal desafio de gerir pessoas?

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.