Como trabalhar com orientações para metas

Definir metas é, relativamente, muito fácil, mas cumpri-las com maestria é realmente a pedra no sapato de muitos gestores. Como engajar a sua equipe para que todos estejam comprometidos com os resultados e com alcançar as metas?

Muitos me perguntam porque devemos trabalhar com orientações para metas. Imagine que você precisa navegar de um lugar a outro no oceano. Para que você consiga chegar ao seu destino, é essencial ter um mapa e uma bússola à sua disposição, certo?

Sem essas ferramentas provavelmente você ficaria perdido em alto mar, sem saber para onde ir. Em uma empresa, utilizamos a mesma lógica: quando você tem as ferramentas certas, você consegue atingir o seu objetivo sem se perder no meio do caminho e, ainda, chega mais rápido ao seu destino final.

Trabalhar com orientações para metas é isso: chegar do ponto A ao ponto B, sem distrações e com foco total no objetivo da empresa, afinal as metas serão como o norte da empresa, orientando o trabalho de cada setor e de cada colaborador rumo aos resultados que a gestão determinou que precisam ser alcançados.

Quando você não tem meta nenhuma, pode chegar no trabalho e procrastinar suas atividades, além de não saber quais tarefas são prioridades, acaba gastando tempo com atividades que muitas vezes não são relevantes e nem vão impactar positivamente no resultado final da empresa. Um profissional que se orienta por metas é uma joia no mercado e cada vez mais valorizada e procurada por todas as organizações.

Isso porque ele consegue definir suas prioridades, fazer uma autoanálise da sua produtividade e se suas atividades são condizentes com o que/aonde a empresa almeja chegar. Um colaborador que se orienta por metas tem foco e todos os dias ele trabalha mais próximo daquilo que ele pretende atingir.

Na Trianon Consultoria em RH e Negócios, empresa na qual eu sou CEO, nossa visão é estar sempre 1KM a frente, em uma das paredes do escritório temos essa frase e algumas outras que orientam diariamente o nosso trabalho para sempre darmos o nosso melhor e nos lembrarmos de estarmos, todos os dias, 1KM a frente e nos orientando através das metas que sempre são relembradas e analisadas com toda a equipe.

Essa é uma ótima ação que tem trazido resultados: o gestor precisa trazer os colaboradores para mais próximo da gestão! Mostrar a importância e o papel de cada um na empresa para que, em conjunto, todos atinjam as metas que trarão benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Quem sabe se orientar por metas, sabe organizar melhor os seus recursos e os utilizar de forma inteligente para chegar nos resultados. Lembre-se: com um passo de cada vez, sendo 1% melhor todos os dias, é possível seguir avançando em direção a objetivos mais complexos, sem deixar de lado a produtividade.

Você já orienta o seu trabalho através das metas e fomenta o trabalho e comunicação em equipe na sua empresa?

Minha dica é começar a testar, ainda há tempo para colocar em prática em 2022, se você não sabe por onde começar, conte comigo para te auxiliar nessa jornada!

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.