Conhecendo os 4 perfis de maturidade profissional

Por: - 3 de abril de 2022
Foto: Freepik / @prostooleh

Avançar na carreira profissional só é possível quando você tem maturidade: alcançar cargos de gerência ou diretoria de uma empresa requer grande maturidade profissional para ter um bom desempenho nas posições de liderança.

Hoje vamos falar um pouco sobre maturidade profissional e como ela influencia na sua carreira, se tornando uma característica altamente desejada no mercado de trabalho.

Nenhum profissional é igual ao outro, cada um se destaca por suas próprias vivências, formação, currículo profissional, experiências profissionais, entre outros. Todos esses elementos compõem a maturidade profissional. Mesmo que cada pessoa seja única e cada experiência profissional também, existem quatro perfis de maturidade em que o profissional em questão pode ser classificado.

Você já conhece quais são os quatro perfis? Eles são o bebê, a criança, o adolescente e o adulto.

É essencial que os profissionais passem por esses ciclos para atingirem maturidade suficiente para cargos de liderança dentro de uma organização. Você sabia que o não seguimento deste ciclo pode trazer traumas ou colocar colaboradores que não estão preparados para assumir uma determinada função na empresa por não terem uma maturidade saudável?

A fase bebê, como o próprio nome já diz, não sabe o que é melhor para ele, ainda não tem consciência. A principal característica dos bebês é chorar, seja por fome ou por sono, portanto o gestor tem que se atentar para suprir as necessidades do colaborador e garantir que ele chegue à fase seguinte.

Na fase da criança, percebemos que o profissional ainda não é autossuficiente, mas já consegue expressar o que gosta, como se sente; fica mais fácil lidar com ele e encaminhá-lo para a fase seguinte, mesmo que ele não concorde com as atitudes do gestor, é preciso se manter firme para que a maturidade seja alcançada.

Qual a principal característica dos adolescentes? Você certamente deve ter pensado na rebeldia, mas nessa fase não necessariamente encontramos a rebeldia, na verdade encontramos profissionais que acreditam que são independentes e que podem dominar o mundo sem você, esse é o momento de verificar se a base construída durante as duas fases anteriores é sólida, de confiança e de respeito.

A última fase, na qual realmente atingimos a maturidade profissional, é o adulto, aqui encontramos colaboradores que se empenham para que o objetivo final em comum da empresa seja cumprido, além de respeitar a hierarquia e sempre prezar pelo entendimento e mútuo benefício.

Se os colaboradores da organização pulam essas etapas, percebemos vários conflitos que não ajudam também na maturidade da própria organização, o foco da empresa será resolver conflitos e não em gerar resultados.

Portanto, para desenvolver a sua maturidade profissional e passar por todas essas fases, você deve: trabalhar a sua inteligência emocional, aprender a lidar com frustrações e praticar o autoconhecimento.

Você já conhecia os quatro níveis da maturidade profissional? Aproveite essa semana para refletir sobre o seu nível e identificar quais são os pontos que você pode focar para haver melhorias.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.