Gestão do tempo: Como fazer?

Por: - 17 de abril de 2022
Foto: Freepik / Imagem criada por @pch.vector

A gestão do tempo é um conjunto de técnicas que são essenciais para produzir de forma eficiente. Descubra como colocá-la em prática.

Todo começo de ano é a mesma coisa: definimos as metas mais importantes do ano, queremos fazer vários projetos, queremos estudar mais para nos desenvolvermos profissionalmente, queremos focar na nossa empresa…

Mas parece que os dias, as semanas, os meses passam e não progredimos nas tarefas que precisamos realizar. Você sente isso também? Você faz várias tarefas durante o dia, fica cansado, mas ao final parece que não conseguiu cumprir tudo o que precisava? As entregas sempre parecem urgentes?

Principalmente se você é empreendedor, você sabe do que eu estou falando: fazer uma gestão efetiva da vida profissional, da empresa, da vida pessoal e do tempo de qualidade com as pessoas que você ama, cuidar do corpo e da mente, ter um tempo para você, tudo isso parece impossível de ser encaixado em 24 horas do dia.

A gestão do tempo é um conjunto de técnicas usado para aprimorar a realização de tarefas de modo que a produtividade e eficiência sejam constantes, ela é essencial para você conseguir priorizar todas as áreas da sua vida, além de dar importância para as coisas que realmente importam para você.

Produtividade virou a palavra do momento. Todos querem ser produtivos, mas eu preciso ser sincero com você: sem a gestão do seu tempo não tem como você ser produtivo! A produtividade, ao contrário do que muitos pensam, não é fazer várias tarefas ao mesmo tempo, uma encadeada da outra. Produtividade é saber priorizar seus projetos, realizar seus objetivos e equilibrar tudo isso com momentos de descanso para recarregar as energias.

Com a gestão do tempo, você aprende a usar o tempo ao seu favor através de estratégias de organização, definição de prioridades e ferramentas que vão te ajudar a alcançar suas metas. Quando você aplica esse conjunto de técnicas o dia parece render muito mais, as demandas são entregues na data prevista e você não se desespera por parecer que sempre está “sem tempo” para algo.

Quais são os benefícios de realizar a gestão do tempo?

  • Aprender a ser produtivo e gerir os seus horários, conseguindo assim equilibrar a sua vida pessoal e profissional;
  • Desenvolver a habilidade de definir objetivos, metas e planos de ação para executar todas as tarefas necessárias.
  • Saber priorizar suas tarefas, dando prioridade para as que realmente precisam ser cumpridas, delegando demandas extras e concentrando a sua energia no que é realmente importante;
  • Organizar melhor as demandas do seu dia a dia.
  • Se disciplinar para vencer as suas desculpas e sua procrastinação em momentos indevidos.

Para ter todos esses benefícios e colocar a gestão do tempo em prática, hoje eu separei algumas dicas que vão te ajudar a usar o tempo a seu favor.

1 – Saiba priorizar as suas tarefas

Ser ocupado não é ser produtivo. Muitas vezes nos distraímos com tarefas que não são urgentes ou vamos ajudar um amigo enquanto precisamos entregar uma demanda, principalmente quando estamos no ambiente de trabalho. Faça uma lista com as três tarefas mais importantes do seu dia e cumpra uma de cada vez. Você pode utilizar a matriz de Eisenhower para definir tarefas importantes e urgentes. Esse é um dos segredos da alta performance.

2 – Defina objetivos e faça um planejamento

PDCA. Plan, Do, Check, Act. Planeje, Faça, Cheque e Aja novamente! Quando você tem um objetivo definido, você se torna protagonista da sua vida e faz o que é necessário para cumprí-los. Por isso, os objetivos e o planejamento serão seus melhores amigos na caminhada para uma vida equilibrada.

3 – Exercite o seu foco

Um trabalhador é interrompido em média 56 vezes ao longo do seu dia e demora cerca de 2h se recuperando das interrupções. 70% dos trabalhadores admitem que se distraem enquanto trabalham, 16% admitem que estão distraídos a maior parte do tempo! (Coping with Workplace Distractions: A Learning Culture Can Help People Work Smarter)

O foco é uma das coisas mais difíceis de conseguir, estamos rodeados por notificações que liberam serotonina. Uma checada básica no celular e lá se foram 60 minutos do seu dia. Quando você é empreendedor, a situação pode ser ainda pior: os resultados do seu negócio dependem do seu foco em fazer acontecer.

Por último, mas não menos importante: tente se organizar. A organização e a gestão do tempo andam de mãos dadas porque uma não acontece sem a outra. Crie um compromisso com você: reserve um tempo durante a sua manhã, defina as tarefas mais importantes do dia e seus objetivos e foque nas prioridades.

Dar o primeiro passo na construção de uma vida de alta performance e realizando a gestão do tempo não é fácil, cada dia seu cérebro vai criar um empecilho diferente, mas só assim você conseguirá ter uma vida equilibrada e bem-sucedida!

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