Procon alerta contra o golpe do cashback; entenda

O Procon, da Prefeitura de Maringá, avisa que não existe nenhuma promoção ou campanha para o consumidor receber “cashback” pelo órgão de defesa do consumidor.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O Procon, da Prefeitura de Maringá, avisa que não existe nenhuma promoção ou campanha para o consumidor receber “cashback” pelo órgão de defesa do consumidor. Isso é um golpe.

    Circulam pela internet videos e cards sobre uma suposta penalidade que o Procon teria aplicado nas operadoras de cartões de crédito e outras empresas. E que os supostos clientes lesados teriam direito a receber um valor de ressarcimento no Procon.

    Porém, para isso, o interessado deveria clicar em links para receber as instruções. Ao entrar na página, a pessoa tem grandes chances de cair num golpe, perdendo dados, documentos online e até dinheiro.

    “Não existe dinheiro fácil. Desconfie sempre. Não entre em sites que você não conhece, não clique em links que você não solicitou. Principalmente, se a origem for desconhecida”, orienta o coordenador do Procon, Edjalma Alves.

    PROMOÇÃO – Outro golpe muito comum na internet recentemente foi que os Correios estariam fazendo uma “promoção” de produtos que não foram retirados pelos destinatários das encomendas. Como três telefones celulares pelo preço de um. Com isso, muita gente pagou boleto e até enviou pix para os golpistas achando que estavam levando vantagem comprando aparelhos muito baratos. Houve até quem registrasse reclamação no Procon querendo receber os aparelhos comprados na suposta promoção. Que, na verdade, era um golpe online.

    Como não há nota fiscal, não existe contato com o suposto vendedor, nem outro tipo de comprovante sobre a veracidade da promoção, é prejuízo na certa para o comprador.

    CANAIS DO PROCON:

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.