Terminais e corredor de ônibus da Avenida Kakogawa começam a operar na quarta-feira. Saiba quais linhas vão usar a pista exclusiva

Compartilhar

As operações do corredor de ônibus da Avenida Kakogawa e dos terminais de integração das praças Emílio Farjado Espejo e Megumu Tanaka começam a ser usadas nesta quarta-feira (18/7). Inicialmente, quatro linhas vão ser beneficiadas com a pista exclusiva, que é interligada ao corredor da Avenida Morangueira, aberto há quatro meses.

As obras fazem parte do programa Pró-Transportes, anunciado em 2013 para melhorar o sistema de mobilidade urbana do transporte coletivo. O pacote completo é previsto para ser concluído no primeiro semestre de 2019, com a inauguração do Terminal Intermodal, na região central de Maringá.

Dentro do projeto dos corredores, a Avenida Herval foi ampliada em mais de quatro metros, entre as Horácio Raccanello Filho e João Paulino Vieira Filho. A mudança foi feita para agilizar a passagem dos ônibus entre a Avenida Colombo e o Terminal Intermodal.

Nos primeiros dias de funcionamento dos novos terminais e do corredor de ônibus da Avenida Kakogawa muitos agentes de trânsito vão fazer a orientação do tráfego.

A mudança exige a atenção de pedestres. Os acessos às plataformas de embarque e desembarque agora ficam no canteiro central da avenida. A instalação de novos semáforos e o controle sobre a pista exclusiva dos ônibus também vai alterar a rotina de motoristas e motociclistas. Transitar na faixa exclusiva do transporte coletivo é infração gravíssima, prevê multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As linhas do corredor de ônibus da Avenida Kakogawa

Quatro linhas do transporte coletivo vão transitar pelo corredor de ônibus da Avenida Kakogawa. O sistema promete mais agilidade para os usuários das linhas 007, 131, 137 e 139. Além do embarque nas praças Emílio Farjado Espejo e Megumu Tanaka, onde foram construídos os terminais de integração, os passageiros vão embarcar em três plataformas.

Os acessos ficam próximos aos cruzamentos da Kakogawa com as ruas Kiri, João Luiz Dias e Pioneira Ana Cordeiro Dias. A secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informou que os horários das quatro linhas que vão usar os corredores não terão alterações.

A linha 137 é a única em que vão ser usados os novos ônibus Mega BRT, adquiridos no começo do ano. A abertura do corredor de ônibus da Avenida Kakogawa ocorre poucos dias após a autorização do segundo aumento do ano na tarifa e de divergências entre a TCCC, concessionária do serviço, e a Prefeitura de Maringá.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas