Com desconto de R$ 4 milhões, Prefeitura de Maringá homologa licitação para obras de estrutura e cobertura metálicas do Terminal Intermodal

Por: - 12 de fevereiro de 2018
Maquete eletrônica do projeto do Terminal Intermodal de Maringá / Prefeitura de Maringá

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A Salver Construtora e Incorporadora Ltda venceu a concorrência para executar as obras da estrutura e cobertura metálicas do Terminal Intermodal. A proposta vencedora foi de R$ 22.222.222,22.

Apesar de ter apenas um concorrente no processo, o Consórcio Sial/Februce, a Salver apresentou um desconto de R$ 4 milhões sobre o preço máximo da licitação aberta pela prefeitura.

A concorrência foi homologada oficialmente na segunda-feira (5/2) e nos próximos dias a Prefeitura de Maringá irá liberar a ordem de serviço. A construção do Terminal Intermodal é parte do Programa de Mobilidade Urbana financiado pela Caixa Econômica Federal.

O programa inclui a implantação dos corredores exclusivos para ônibus nas avenidas Morangueira e Kakogawa, além de três terminais coletores e o Terminal Intermodal.

A primeira fase das obras do Terminal Intermodal foi licitada em 2015. A empresa vencedora foi a Sial Construções Civis Ltda, que executou a parte de fundações, alvenaria de concreto e equipamentos. Somados os aditivos, a obra custou até agora R$ 27 milhões.

O secretário de Obras Públicas, Marcos Zucoloto, adiantou que uma terceira licitação será aberta nas próximas semanas. O objetivo é contratar a empresa que fará a instalação dos vidros no mezanino. A estimativa é que serão investidos mais R$ 6 milhões.

A previsão da prefeitura é que a obra do Terminal Intermodal seja concluída em abril de 2019. Em relação ao contrato para as estruturas e coberturas metálicas, a empresa que venceu a licitação tem prazo de 240 dias para concluir o serviço.

Modelo de estrutura e cobertura metálicas visa ao melhor aproveitamento da luz

A estrutura e a cobertura metálicas do Terminal Intermodal foram projetadas para garantir o melhor aproveitamento da luz.

“A cobertura será em forma de ondas na estação de embarque e as ondas são intercaladas entre si, proporcionando claridade”, explicou Zucoloto.

O modelo é bastante utilizado quando não é possível obter luz lateral ou quando a obra tem uma largura excessiva.

O terminal será aberto, o que deve proporcionar uma boa ventilação. O formato de ondas da cobertura também tende a colaborar na ventilação natural do espaço. Na parte do mezanino, que será fechado por vidros, o ambiente será climatizado.

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