O tempo de Deus e nossa pressa

Por: - 12 de junho de 2022

Eclesiastes 3:1 “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: (2) há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; (3) tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir; (4) tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria…”

Se tem algo que sinto Deus falar ao meu coração sempre é sobre respeitar o tempo d’Ele em minha vida. Sempre fui alguém agitado e impaciente, então não gosto quando as coisas demoram a acontecer.

De qualquer forma, ao me converter, descobri que as coisas não funcionam à minha maneira. Sendo um servo de Deus, não tenho qualquer direito sobre minhas vontades. Ainda mais ao lembrar que Ele é eterno e que com certeza entende muito mais que eu sobre a vida e sobre os tempos necessários para que as coisas se cumpram.

Não seja ansioso, o problema maior está no medo. Quase todos os nossos problemas ou limitações como seres humanos são baseados em medo, na verdade. O fato de não se saber o que acontecerá no futuro gera estresse e preocupação e, por consequência, a ansiedade. Todos querem ter uma vida plena de paz e alegria e esperamos que isso aconteça imediatamente. Logo, tentamos ter controle sobre todas as situações do nosso dia-a-dia.

Acreditamos saber quais são os melhores caminhos e os melhores momentos pra se desfrutar dessa plenitude.

Quando estamos plenamente em Deus, não temos medo. No amor d’Ele não há medo sobre o que há de acontecer, pois confiamos em sua fidelidade para conosco.

Creio que a primeira coisa a se fazer é reconhecer as nossas limitações como seres humanos em entender algo sobre a vida. O caminho mais correto, ao meu ver, é confiar nossas perguntas ao criador dela. Deus é soberano sobre todas as coisas e o texto de Eclesiastes deixa isso bem claro. O problema é que pela fraqueza natural da nossa carne sempre pensamos que somos capazes de fazer algo pela nossa força. Não reconhecemos a beleza das obras e do tempo de Deus e o poder que Ele tem de fazer tudo à forma que lhe é agradável. Visto que todos estamos debaixo de um mesmo propósito, que é o de glorificar a Ele e desfrutar de sua paz e alegria pela eternidade.

Entregue seus caminhos à Deus

Provérbios 16:1 “O coração do ser humano pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor. (2) Todos os caminhos de uma pessoa são puros aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda o espírito. (3) Entregue as suas obras ao Senhor, e o que você tem planejado se realizará”.

A segunda coisa a se fazer é entregar toda a sua confiança e os seus caminhos ao Senhor. Ele reconhece que em nosso coração fazemos planos e temos vontades. Mas certamente, nem todos os planos que fazemos são, de fato, tão bons quanto pensamos. Sabendo que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Entregar os nossos planos a Deus e deixar que Ele guie nossos passos permite que nosso coração se alinhe ao propósito d’Ele e naturalmente quem fará os planos será o Espírito Santo dentro de nós. Evitando que façamos planos que, por mais puros que pareçam aos nossos olhos, tenham como fim a nossa queda e a saciedade apenas de vontades puramente carnais.

Há uma frase muito conhecida do escritor C. S. Lewis que ilustra bem o que tenho em mente neste momento: “Se Deus tivesse concedido todas as orações tolas que eu fiz na minha vida, onde eu estaria agora?”

Viva um dia de cada vez.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.