Lições das Tempestades – Parte II

Por: - 15 de maio de 2022

AS TEMPESTADES REVELAM NOSSO CORAÇÃO

Apesar de nenhum dos evangelhos descrever, podemos imaginar que confiando em sua experiência em sua própria força, em 1º lugar os discípulos tentaram resolver o problema sozinhos, afinal, muitos ali eram pescadores experientes. Muito provavelmente eles já tinham passado por situações semelhantes. Mas essa tempestade era diferente. O evangelho de Mateus registra o seguinte:

“De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco…” Mateus 8:24

Lucas também comenta:

“Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo”. Lucas 8:23

Era uma tempestade era tão forte, que eles acharam que iam morrer e disseram:
“…Mestre, não te importas que morramos” Marcos 4:38

Aquela tempestade era diferente de todas que eles tinham enfrentado antes, de forma que se não fosse a interferência de Jesus, eles teriam morrido ali. O grande acerto deles, foi enquanto ainda havia tempo, clamar o Senhor Jesus por ajuda.

Isso revela muito do nosso coração, trazendo para os nossos dias, muitas vezes não agimos da mesma forma? Ao invés de prontamente buscarmos o Senhor Jesus, quantas vezes não confiamos em nosso próprio braço? Quantas vezes não confiamos em nossa própria capacidade? Quantas vezes não tentamos usar nossos próprios recursos? Ou quantas vezes não tentamos resolver do nosso jeito?

E a nossa postura tem que ser de completa dependência de Cristo, de forma que quando as ondas das tempestades da vida começarem a se formar, temos que clamar por sua ajuda o quanto antes!

AS TEMPESTADES REVELAM A GLÓRIA DE JESUS.

Enquanto Jesus Cristo dormia tranquilamente sobre uma almofada na popa da pequena embarcação, os discípulos lutavam com seus remos e o leme na tentativa de fugir da tempestade.

Mas o esforço daqueles homens era inútil e o perigo de naufrágio era real. As ondas eram tão grandes que cobriam o barco causando inundação a bordo.
O Mestre só despertou quando foi chamado por seus discípulos. Eles estavam realmente desesperados. Por isto eles perguntaram ao Senhor Jesus: “Mestre, não te importa que pereçamos?” (Marcos 4:38).

Nessa mesma hora Jesus se levantou, repreendeu o vento e ordenou que o mar se acalmasse. Então imediatamente o vento cessou, a tempestade acalmou e as águas do mar ficaram absolutamente tranquilas.
Após acalmar a tempestade, Jesus perguntou aos seus discípulos por que eles tinham ficado com medo.

Em seguida, Ele repreendeu a todos eles com o seguinte questionamento: “Onde está a fé de vocês?” (Lucas 8:25). Perplexos, atemorizados, aterrorizados e maravilhados com a soberania do Senhor Jesus, os discípulos só conseguiam perguntar uns aos outros: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4:41).

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.