Não basta começar bem, mas precisamos seguir bem e terminar bem – parte ll

Por: - 29 de maio de 2022

1 Samuel 15:22

Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

Deus deu outra chance para Saul, nosso Deus é gracioso e misericordioso, em I Samuel 15:13\8 -23. Deus levanta Saul para ser juízo sobre os Amalequitas, que era povo rival aos Judeus, como se hoje falássemos de Rússia e Ucrânia.

Essa segunda chance foi jogada fora por Saul, mas com brilhantismo, mais uma vez ele tinha um caminho certo, que era cumprir suas responsabilidades civis e militares e deixar as responsabilidades de sacerdote e profeta com Samuel, e pior quando errou, mais uma vez não assumiu seus erros e não se arrependeu, mas ficou inventando desculpas esfarrapadas, achando pessoas para colocar suas falhas, sempre culpando terceiros, uma das ordens de

Deus era para ter matado todos os animais, eu tentei resumir aqui a conversa entre Saul e Samuel.

Samuel: Você cumpriu a ordem de Deus?

Saul: Sim cumpri!

Samuel: Que barulho é esse de bois e ovelhas que estou ouvindo?

Saul sempre se justifica: “sabe que que é”, Reservei o melhor para sacrificar a Deus, Soldados tem fome, eles me pressionaram. Reservei uns animais para sacrifício.

Samuel: Deus não está interessado em sacrifícios, mas obediência.

Saul sempre se justificava, mas nunca se arrependia.

Em nossas vidas temos que aprender que quando erramos, falhamos, não precisa ser o fim, podemos nos arrepender, não precisamos ficar inventando desculpas, podemos recomeçar, buscar novos caminhos, aprender com as falhas e crescer, deixar o orgulho a soberba de lado, e através da humildade construir novas pontes com o futuro.

Quando assumimos falhas, erros ou fracassos, não estamos nos diminuindo, mas dando o primeiro passo, para acertar nas próximas decisões.

Para o fim da sua vida o rei Saul, tem umas atitudes que não condizem com sua posição, de rei e líder militar, abandona muitos afazeres, convoca um grande numero de soldados para perseguir Davi, por ciúmes e outros sentimentos que nos prendem e não nos deixam evoluir, gasta tempo e recursos para perseguir um homem, deixando coisas importantíssimas para trás. Gasta uma energia gigantesca numa luta que é basicamente correr atrás do vento, no fim de sua vida, não consegue lidar com as consequências de atitudes ruins e acaba tirando a própria vida. Saul começou muito bem sua carreira, era extremamente promissor, mas péssimas decisões como se afastar de Deus, o levaram para um final triste.

A história de Saul é uma grande lição para todos nós, que na vida é importante começar bem, mas manter foco e esforço para permanecer e terminar bem.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.