Envie a sua pauta

A NOSSA PRÓXIMA MATÉRIA INVESTIGATIVA DEPENDE DA SUA AJUDA

Você tem alguma evidência de corrupção, crime ou algo errado? Você acredita que pessoas estão sendo prejudicadas, exploradas ou manipuladas? 

Você tem alguma prova que mostre alguma pessoa, empresa ou órgão do governo fazendo abuso de poder, como privar pessoas de dinheiro ou causar danos emocionais ou corporais?

O jornalismo investigativo baseia-se em pessoas que têm coragem de se manifestar quando se deparam com evidências de erros graves. 

Sua ajuda vem com nossa contrapartida: Somos independentes e faremos o máximo possível para que o interesse público seja servido investigando sua informação e trazendo a verdade à tona.

Antes de enviar sua mensagem, leia com atenção:


Uma boa sugestão de notícia vai fornecer evidências dos erros, não apenas um palpite, uma especulação ou uma reclamação pessoal.

Provas e evidências para sustentar uma boa notícia incluem: Recibos e documentos financeiros, contratos, fotos, vídeos, troca de mensagens via SMS, WhatsApp ou E-mail, cópias de telas (printscreens) com informações relevantes, gravações em áudio entre outras. 

Exemplos de boas sugestões incluem:


- Evidências de que um governo ou órgão público está burlando a lei, desviando recursos públicos ou obtendo vantagens indevidas.


- Provas de que uma empresa está sendo conduzida de forma antiética, gerando prejuízos ou riscos, para a saúde, para seus funcionários, ou para a população em geral.


Seja específico e razoável. Não podemos publicar uma notícia com uma acusação grave sem evidências.

Muitas vezes você pode saber de informações importantes porém não possuir documentos para comprová-las. Nos conte o que você sabe e iremos investigar. Só tenha em mente que investigações sem provas podem durar meses até que se reúna as condições para publicação e precisamos de sua ajuda no processo. 

Revisamos todas as mensagens regularmente, mas não podemos prometer que responderemos todas individualmente. 

Observe que nós podemos investigar mais efetivamente se soubermos quem você é e pudermos discutir sua informação, mesmo que você queira fazer isso confidencialmente. 

Sabemos que fontes geralmente correm o risco de sofrerem represálias, portanto concordamos em mantê-las confidenciais.
Se nós concordamos em te manter no anonimato, esse acordo é sacrossanto para nós e sua identidade nunca será revelada, de acordo com o Artigo 5, inciso XIV da Constituição Federal de 1988 que prevê o sigilo de fonte para atuação profissional.


Nossos canais para contato:

WhatsApp

(44) 99141-6868

O WhatsApp é uma ferramenta grátis de troca de mensagens de propriedade do Facebook, que permite uma criptografia completa de ponta a ponta para esse serviço. Apenas o remetente e o destinatário podem ler as mensagens, ver as fotos e vídeos, ouvir mensagens de voz, ler documentos e fazer chamadas.

E-mail

Você pode nos mandar e-mails criptografados ou não criptografados.

Caso opte pelo envio de e-mails criptografados, O
PGP – Pretty Good Privacy é um programa de criptografia que permite que você nos envie e-mails e documentos criptografados. 

Já o Mailvelope (link em inglês) é uma extensão de navegador para o Chrome e Firefox que deixa mais fácil o uso do PGP. A extensão vai criptografar apenas o conteúdo do e-mail que você está nos enviando. Mailvelope não criptografa metadados como remetente, destinatário, assunto ou informações sobre quando o e-mail foi enviado. Esses metadados estarão disponíveis para seu provedor de e-mail.

Carta

Um outro meio seguro de comunicação, e também relativamente fácil, é o envio de cartas. Sejam entregues pelos Correios, ou deixadas anonimamente em nossa porta, esse meio mantém auxilia a manter o seu anonimato.

Envie sua carta para:

Maringá Post
Rua Antônio Carniel, 534 - Sala 03
87015-330 - Maringá/PR

Telefone

(44) 99141-6868
(44) 99159-0040

Ligue direto para a nossa redação, ou deixe um recado para algum de nossos jornalistas, que retornaremos o contato. Atendemos de segunda à sexta, das 8:00 às 19:00.


Mostre apoio ao nosso jornalismo independente

Newsletter Briefing

Receba por email as principais notícias de política e negócios de Maringá, com opinião e personalidade de nossos jornalistas. Grátis e sem spam