Lições das Tempestades – Parte I

Por: - 8 de maio de 2022

Marcos 4:35-41
Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

AS TEMPESTADES SÃO INEVITÁVEIS E INESPERADAS

De forma geral, temos a tendência de acreditar que as todas as tempestades que passamos são resultado de nossa desobediência. Sendo assim, quando passamos por um momento difícil, é muito comum buscar em nossa memória tentando achar algum erro ou pecado cometido no passado.

Mas aqui percebemos que isso não é uma regra. O Senhor Jesus ordenou aos discípulos: “…Vamos atravessar para o outro lado”, e eles prontamente obedeceram, tinham deixado tudo para seguir Jesus, passaram o dia inteiro o ouvindo e fazendo sua obra, mas tudo isso não os livrou da tempestade.

Isso nos mostra que independente da circunstância que estamos vivendo, todos passam por momentos de tempestade. Elas são inevitáveis! Jesus mesmo disse que no mundo teríamos aflições.

Além de serem inevitáveis, as tempestades são também imprevisíveis. Pense comigo, o mar da Galileia era conhecido por suas tempestades fortes e repentinas, uma realidade até hoje.

A sua geografia influencia muito nisso. É um grande lago de águas doce que além de ficar à 220 metros abaixo do nível do mar mediterrâneo, é cercado por 3 grandes montanhas. A mistura do ar quente que ficava em volta do mar com o ar frio que vem das montanhas acaba gerando uma espécie de efeito estufa que gera essas tempestades.

Boa parte dos discípulos era pescador, ou seja, estavam habituados a lidar com o mar e suas intempéries, ou seja, suas tempestades, vendavais e temporais. E talvez você esteja perguntando: Por que todas essas informações? E a resposta é a seguinte: Para mostrar que mesmo conhecendo a realidade do local e mesmo tendo experiência, eles foram pegos de surpresa.

O mesmo acontece conosco! Não importa o quanto conhecemos e o quanto temos de experiência, as tempestades da vida nos pegam de surpresa! Uma enfermidade, uma traição, uma crise familiar, uma crise financeira, um acidente ou até mesmo uma crise mundial, como essa que estamos vivendo… Elas chegam sem avisar e nos pegam surpresa!

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.