Derrotas e vitórias

Nessas semanas gostaria de falar com você, que acha que as derrotas são o fim da linha.

Nós vivemos em um sistema que não admite derrotas, não sei se vocês já observaram que nós não temos espaços para os derrotados.  Nós somos implacáveis com os que perdem, somos duros com os que vão à falência, temos pouca ou quase nenhuma solidariedade com os abatidos.

Ser vice-campeão na nossa sociedade é xingado, não importa se ele já derrotou vários obstáculos, nós só queremos o campeão. Ser derrotado é sempre sinônimo de fracasso.

Nós não conseguimos solidarizar com a depressão da mulher, cujo casamento foi a ruína, somos implacáveis com o cristão que orou e não obteve êxito em sua oração, porque na nossa vida, na nossa cultura, na nossa mentalidade, nós só admitimos vitórias.  Nem todo fracasso na sua vida é um fracasso final.

Eu quero falar hoje com a mulher que atravessou uma crise no casamento que acabou. Eu quero falar para o homem de meia idade, que está vendo a vida, e dizendo: eu não vou ser o empresário mais rico da cidade. Eu quero falar para aquele jovem que queria mudar o mundo e hoje desistiu de viver.

A cada crise pode representar o início de novas dimensões, novos ciclos em nossas vidas. Os reveses na vida são terrivelmente amargos, mas nunca estéreis. Algumas derrotas na nossa vida devem ser bem vindas, difícil, não é? 

Veja o exemplo de Sansão, o exemplo dele é notório, Sansão foi um homem de vitórias, grandes triunfos, mas os triunfos de Sansão, não o levou a nada, não o levou a lugar nenhum.

Tudo que Sansão fazia dava certo, mas ele não ia a lugar nenhum com seus triunfos. Apaixonou-se por uma prostituta, revelou a ela o segredo do seu coração, acabou numa masmorra, numa cadeia com os dois olhos vazados a fogo, amarrado em uma pedra de moinho para fazer o trabalho de um animal.

Eis agora Sansão, cabelos cortados, rosto decaído, olhos furados, uma vida amarrada por uma pedra rodando em círculo por anos e anos. 

As vitórias de Sansão o levaram a este estado terrível, depois que ele aprende a dura lição, depois que deu tempo dele de remoer a própria dor, depois que ele teve tempo de digerir a derrota, depois que ele teve tempo de se ver como um homem derrotado, foi na visão que ele teve de si como um homem derrotado, que o tornou um campeão, que ele deu umas das maiores volta por cima relatada na Bíblia.

A Bíblia diz, que depois da sua derrota, naquele brevíssimo espaço de tempo, foram mais inimigos que ele matou no último dia de sua vida, que em todo o seu tempo de vida.

Por tanto quero falar o seguinte: você que já foi derrotado, você que já beijou a lona, você que já experimentou a amargura de uma derrota profunda em sua vida. Nós podemos dar uma volta por cima, e não importa ainda quanto tempo você tem pela frente, você pode ser daqui para frente muito mais do que você foi anteriormente, a partir das suas derrotas.

Quero conversar com vocês através desse texto que:

 Existem derrotas tão pedagógicas que são mais valiosas que vitórias. 

Semana que vem tem mais.

 

 

 

 

 

 

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.