Fim de ano e nossas reflexões

Por Pastor Fábio Rafael

 

Reflexão de final de ano parte I

O Ano novo está batendo às portas, é bem provável que você tenha planejado algo para esse ano que não realizou, ler mais, viajar mais, emagrecer ou empreender, fica a pergunta: Por que algumas coisas não estão acontecendo na minha vida?

A primeira resposta pode ser: Deixar tudo pra depois

Tem uma história nos livros sobre foco e hábitos que diz assim:  “O medo de realizar uma tarefa consome mais energia do que a própria tarefa”.

David gerente de vendas de uma grande empresa, 58 vendedores. Comprou quadros com citações de motivação, 5 meses depois as paredes estavam vazias, ele ouviu muitas queixas por causa disso. Um dia, depois do almoço, ele decidiu colocar, a tarefa que ele protelou quase meio ano para fazer demorou apenas 47 min.

Quando for fazer algo coloque meta para o início, por exemplo leitura, quando decidir ler, não precisa ler o fim de semana todo, ou o pentateuco num só dia, mas comece e dedique-se um pouco a cada dia nisso, coloque um lembrete no celular. A satisfação de terminar um livro para toda a recompensa. 

Como no trabalho, entregar algo em dia pode nem ser percebido por teu patrão, mas tenho certeza que você vai ficar satisfeito, por ter feito.

Minha mãe falava assim: FAÇA PRIMEIRO O TRABALHO QUE NÃO GOSTA DE FAZER.

Sabe como melhorar algo? Faça algo que você gosta junto, leia ouvindo música, chame alguém pra ler com você, para orar com você, jejue juntos. Anote suas decisões, coloque no papel. Identifique seus pontos fracos, se esforce mais, ou cobre menos, crie recompensas. Como dizia Omar Caiam, poeta, matemático e astrônomo persa dos séculos XI e XII:

O Destino do amanhã, por mais sábio que você seja,

Não pode ser conhecido nem previsto.

Não passe, portanto, o dia de hoje em vão,

Pois ele nunca mais voltará.

 

Reflexão de final de ano parte II

Por que algumas coisas não estão acontecendo na minha vida? Outra resposta pode ser: Ter sempre uma desculpa, muitas vezes uma boa desculpa. A desculpa é a mãe da protelação. Minha vida seria muito melhor se…  Mas, estou velho demais, novo demais, pouco qualificado e seguimos arrumando desculpas. Toda vez que você dá uma desculpa, está tentando convencer alguém, em geral você mesmo, de ter feito ou deixado de fazer algo.

Vou fazer uma faculdade, mas quando terminar vou ter 50 anos, querido você vai ter 50 anos de qualquer maneira, você pode ter 50 anos com diploma universitário ou simplesmente ter 50.

Às vezes damos tantas desculpas, e nos colocamos tantos limites, crenças limitantes, barreiras tão fortes que elas começam a fazer parte do nosso estilo de vida. Nem sempre as coisas são tão difíceis como parecem. A protelação é a assassina natural da oportunidade. 

Victor Kiam

 

Deus prometeu perdão pelo seu arrependimento, mas ELE NÃO PROMETEU O AMANHÃ PELA SUA PROTELAÇÃO. 

Santo Agostinho

 

Damos uma desculpa muito boa dizendo que eu nasci assim: Bom não posso falar por todos mas sou pai, quando criança, minhas filhas quando queriam alguma coisa elas berravam a plenos pulmões, choravam e tudo o que tem direito no pacote.

Nós que vamos ensiná-las a se tornar proteladoras, depois de adultos ficamos bem e deixamos tudo para depois.

 

Reflexão de final de ano parte III

Por que algumas coisas não estão acontecendo na minha vida? O mais difícil deixei por último: O medo

Como avaliar bem esse sentimento? Como saber se é medo, cuidado ou zelo? Até onde esse segmento nos deixa em segurança ou nos bloqueia. Não é só medo de coisas bobas, como fantasmas ou tubarões, eu tenho muito medo de tubarão, mas medo de ter que ser sempre perfeito, do desconhecido. 

Quantas histórias que conhecemos de pessoas que estão tristes e insatisfeitas com o trabalho, mas tem medo de mudar, pela comodidade que tem ou de não conseguir outro.     Medo do julgamento, o que os meus vizinhos vão dizer, o que as pessoas vão pensar, não agimos muitas vezes porque ficamos com medo de ser rotulados.

Medo de cometer erros. Esse medo inibe pessoas que não percebem que os erros podem nos ensinar importantes lições, experiência vem com as tentativas. Aquele que nunca comete um erro provavelmente não está fazendo nada.

Thomas Edison falhou em 1.600 experiências, até conseguir inventar a lâmpada. Um amigo o questionou: “porque ele passava tanto tempo naquele projeto se não estava chegando a lugar algum”?   “Claro que cheguei, aprendi que isso não funciona de 1600 maneiras”.

Problema que tem pessoas com tanto medo de cometer erros, tanto terror de não conseguir as coisas que preferem não fazer nada. Medo do sucesso, medo de mudança, medo de excesso de responsabilidade, medo de ser rejeitado, medo de tomar decisões erradas.

Dizem que não decidir é por si só uma decisão e isso é verdade, e pode ser um grande erro. As pessoas acham que adiar decisões tornam a vida mais fácil. A maioria das pessoas não se arrepende das decisões erradas, e sim das que nunca tomou.

Que em 2022 seja um ciclo de novos hábitos e caminhos.

Deus abençoe todos vocês.

“Eu sou o caminho a verdade e a vida”

Jesus Cristo

 

 

 

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.