A melhor decisão da sua vida

Por: - 17 de julho de 2021

Todos os dias tomamos decisões. As vezes coisas simples, como que hora levantar, que roupa vestir, o que comer, mas as vezes temos que tomar decisões importantes e difíceis. Precisamos pensar e escolher entre o certo ou errado, entre o adequado ou o impróprio.

Ocorre que muitas vezes agimos no impulso, na emoção do momento e tomamos
decisões que vão gerar sérias consequências. Por exemplo: uma compra, uma parceria,
um negócio, um financiamento ou um relacionamento com uma pessoa, de modo que
somos imprudentes, não ouvimos a razão, não ouvimos conselhos, não fazemos uma
reflexão, não dependemos de Deus.

Em muitas situações, somos livres para escolher, mas responsáveis por nossas escolhas. Dessa forma, muito do que somos hoje é o resultado de escolhas que fizemos no passado. É uma semeadura: colhemos o que plantamos, coisas boas ou ruins.

A Bíblia relata um fato em que o rei Davi, fez uma escolha que trouxe crise existencial na sua vida e maldição na sua família. Ele viu uma linda mulher e a cobiçou, verificou quem era e soube que era casada com um dos seus soldados. Ele ordenou buscá-la, teve relações com ela e ela ficou grávida. A estratégia de Davi para esconder seu pecado foi mandar chamar Urias que estava na guerra: “Vá descansar um pouco em sua casa”. Urias saiu do palácio e logo lhe foi mandado um presente da parte do rei. Mas Urias dormiu na entrada do palácio, onde dormiam os guardas de seu senhor, e não foi para casa” (2 Samuel 11.1-3).

O rei então pergunta porque que ele não foi para casa. Urias um soldado muito
fiel respondeu: “A arca e os homens de Israel e de Judá repousam em tendas; o meu
senhor, Joabe e os seus soldados estão acampados ao ar livre. Como poderia eu ir para
casa para comer, beber e deitar-me com minha mulher? Juro por teu nome e por tua
vida que não farei uma coisa dessas!” (2 Samuel 11.11).

Davi tem um plano: “O convidou para comer e beber e o embriagou. À tarde, porém, Urias saiu para dormir em sua esteira, onde os guardas de seu senhor dormiam, e não foi para casa” (2 Samuel 11.13). Mesmo embriagado Urias não foi.

Então, o rei escreve uma carta ao comandante Joabe que coloque Urias na linha de frente da batalha para que morra. E isso aconteceu, assim, Davi toma a viúva BateSeba por esposa, o filho que ela estava gravida morreu e Deus usa o profeta Natã para repreendê-lo. Davi tem graves problemas pessoais e familiares, consequências de seu grave pecado, de suas escolhas erradas.

Qual tem sido o resultado das suas escolhas? Você não poderá mudar o seu passado, mas com as escolhas que fizer hoje, poderá mudar o seu futuro e ser uma pessoa melhor. É uma questão de reflexão e decisão. Geralmente, o ser humano tem muita resistência a mudanças, não gostamos de mudanças, não queremos mudar, mas mudanças são importantes, pois não somos um produto finalizado, acabado, estamos em processo de construção.

Nesse processo é fundamental aprender com os erros e tentar fazer escolhas certas. Há muitas pessoas sofrendo na vida devido decisões erradas. O rei Salomão escreveu: “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado” (Provérbios 19:2). “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte” (Provérbios 14:12). E o apóstolo Paulo afirmou: “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23).

Portanto, receber Jesus Cristo como Senhor e Salvador é a mais importante decisão que fazemos na vida!

Pr. Paulo Jessé de Lima

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.