Tudo o que você precisa saber sobre anticoncepcionais

Por: - 24 de agosto de 2021

 

Vamos falar de liberdade!

Separar o ato sexual e o prazer feminino da possibilidade de reprodução tornou-se uma necessidade cada vez mais urgente no século XX, uma vez que as mulheres, com o passar do tempo, ganharam autonomia para decidirem sobre suas vidas. Vale lembrar que foi apenas no dia 03 de maio de 1960 que a pílula anticoncepcional foi lançada nos Estados Unidos.

Mesmo nos dias atuais, ainda existem muitas dúvidas a respeito desse método: sua eficácia e como ele funciona. Um questionamento comum é “Como pude engravidar se tomei corretamente a pílula?” Além da gravidez indesejada, a mulher é obrigada a lidar com jugos tal qual “Se ela realmente tivesse usado corretamente a pílula, jamais teria engravidado”.

Posso engravidar se tomar antibióticos e a pílula?

Na maioria dos casos não, desde que você continue a usar sua contracepção hormonal conforme lhe foi prescrita (DO JEITINHO QUE SEU MÉDICO ESPECIFICOU). Dessa maneira, você não corre o risco de engravidar mesmo tomando antibióticos, pois nem todos antibióticos interferem na eficácia da sua pílula anticoncepcional. Existe, no entanto, uma classe de antibióticos que é exceção: as rifamicinas.

 A rifamicina mais prescrita é conhecida pelo nome rifampicina (outros tipos de rifamicinas incluem rifapentina, rifabutina e rifaximina). A rifampicina pode ser usada em combinação com outros antibióticos para tratar outras infecções bacterianas. Essa medicação pode acelerar a capacidade do fígado de decompor moléculas e medicamentos, incluindo as pílulas anticoncepcionais, que são continuamente processadas pelo fígado. Então converse sempre com seu médico assim que iniciar um tratamento com antibióticos. 

Posso utilizar qualquer pílula do mercado? 

Não! Toda paciente deve ser examinada pelo ginecologista para avaliar o tipo de pílula que combine com seu ciclo, necessidade e principalmente idade. Se você já usa ou pensa em fazer uso da pílula anticoncepcional, lembre-se de que o acompanhamento ginecológico é muito importante para auxiliá-la em sua liberdade sexual. Ressaltando que a camisinha é o único método contraceptivo que evita as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). 

Como funciona a pílula do dia seguinte? Posso usar como anticoncepcional?

Não! A pílula do dia seguinte só pode ser usada quando acontece a falha do método contraceptivo. É um método contraceptivo de emergência, por isso não indicado como rotina. Uma dose da pílula do dia seguinte contém o equivalente à metade de uma cartela de pílulas anticoncepcionais tradicionais, dessas que a mulher usa todos os dias. Tal “descarga” hormonal pode provocar efeitos colaterais. Além de desregular o ciclo menstrual, o uso rotineiro desse medicamento pode deflagrar episódios de vômitos.

Saiba que, mesmo tomando a pílula direitinho (no máximo 72 horas após a relação), ela ainda falha em 15% dos casos. A cada 20 mulheres que a tomam, três engravidam. A pílula do dia seguinte não é um abortivo, ou seja, ela não impede a gravidez se você já tiver ovulado e a fertilização ocorrido.

Ainda existem muitas dúvidas e tabus sobre como nos prevenir da gravidez. É fato que o peso da gravidez recai, na maioria das vezes, nas mulheres. Por outro lado, vale ressaltar que o homem é tão responsável quanto a mulher por uma gravidez indesejada.

Dessa forma, ter maturidade sexual é importantíssimo em um relacionamento, seja ele duradouro ou passageiro. Todos os envolvidos neste cenário são afetados psicologicamente, na maioria das vezes, de forma destrutiva. Por esse e por outros motivos é que eu, na posição de sexóloga, sou muito grata por colaborar com você, leitor ou leitora, levando a todos informações tão importantes. Informação é liberdade!

Beijos e até a próxima!

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.