Seguindo as regras da Organização Mundial da Saúde, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Maringá busca conscientizar clientes e donos de bares e restaurantes durante a pandemia da Covid-19.
A entidade atua na organização de padrões de atendimento e desenvolvimento da atividade realizada em bares e restaurantes.
Desde o início da pandemia, a Abrasel Maringá esteve à frente, juntamente com outras entidades, na busca por uma flexibilização por parte da prefeitura para a reabertura de estabelecimentos do ramo na cidade. No dia 8 de maio, por meio de um decreto municipal, o setor foi autorizado a retomar as atividades, mas passa por problemas.
De acordo com a entidade, clientes e empresários precisam seguir as normas impostas pela prefeitura para evitar um possível lockdown (ou confinamento). Atualmente, o órgão público está com uma força tarefa para fiscalizar todos os estabelecimentos, com respaldo para aplicação de multas e notificações.
“Quem ainda não se adaptou precisa se adaptar, estamos vivendo uma nova realidade. Temos ciência de que as coisas mudaram. Para a economia continuar girando, precisamos seguir as normas. Todos precisam se conscientizar, desde o cliente que tem que sair de casa com máscara, até o do dono do bar ou restaurante que deve ser rígido na execução das normas”, explica Renato Bento, presidente da Abrasel Maringá.
Deborah kemmer, empresária e diretora da Abrasel Maringá, afirma que o uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, 50% da capacidade no ambiente aberto, com distanciamento entre as mesas – sem possibilidade na junção de mesas grandes – e atendimento até as 22h são alguns dos itens apresentados no decreto municipal e que estão sendo aplicados em seu restaurante. “O que estamos percebendo é um movimento de locais e de clientes que não estão entendendo a gravidade da situação. As regras existem para que todos sejam beneficiados, com segurança e preservação da saúde de todos”.
No final do mês de abril, a entidade lançou uma cartilha de “Como retomar as atividades”. O material apresenta recomendações e cuidados na abertura de bares e restaurantes durante a crise. O documento pode ser baixado gratuitamente. Clique aqui e faça já o download.
Comentários estão fechados.