OMS declara pandemia. Laboratório particular dá positivo para caso em Curitiba

No dia em que a Organização Mundial de Saúde (OSM) declarou que há uma pandemia do Coravid-19, um laboratório particular indicou como positivo um caso suspeito em Curitiba.

No Brasil são 52 casos confirmados, 907 casos suspeitos em investigação e outros 907 casos já descartados para coronavírus.

Sobre o primeiro possível caso positivo no Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba informaram que se trata de um morador de Curitiba, de 54 anos, com quadro clínico de tosse e febre, que retornou da Europa no início de março.

Um laboratório particular constatou como positivo o exame nesta quarta-feira (11/3), depois do homem procurar hospital privado. Ele foi orientado a ficar em isolamento domiciliar.

Segundo o protocolo e as orientações do Ministério da Saúde (MS), somente após a confirmação pelos laboratórios públicos, como o Lacen do Paraná e a Fiocruz do Rio de Janeiro, é que o resultado passa a ser validado.

O material foi encaminhado para a contraprova nas respectivas unidades laboratoriais.

Vale lembrar que, embora o exame feito na rede privada seja considerado válido, a confirmação passa pelas autoridades sanitárias do Estado e do Município em questão, cumprindo assim o estabelecido pelo MS.

O Paraná também conta com 48 suspeitos. Em Maringá, há três casos em investigação.

Últimas vagas de Empregos