Convenções definem 9 candidatos a prefeito de Maringá. Veja os nomes confirmados na disputa

Por: - 14 de setembro de 2020
Ex-vereador e deputado estadual, Homero Marchese foi confirmado como candidato a prefeito pelo Pros / ALEP

Quatro partidos lançaram candidatos a prefeito de Maringá entre sexta-feira (11/9) e domingo (13/9) nas convenções partidárias. Com isso, chega a nove candidatos à Prefeitura de Maringá. Até quarta-feira (16/9), quando encerra o prazo para realização das convenções, o número vai aumentar. Pelo menos seis siglas definem se vão ter candidatos próprios a prefeito.

Em Maringá, 15 partidos querem disputar a prefeitura. No fim de semana, outras siglas anunciaram coligações para as eleições majoritárias. O Democracia Cristã (DC) fechou coligação com o Democratas (DEM), que oficializou a candidatura do médico e deputado estadual Dr. Batista à Prefeitura de Maringá.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), em convenção no sábado (12/9), lançou 23 candidatos a vereador e anunciou coligação com o Progressistas, que lançou a coronel Audilene Rocha como candidata a prefeita.

A convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT), na sexta-feira (11/9), foi conturbada. Definiu José Márcio Peluso como candidato a prefeito e terminou com a exclusão da professora da UEM, Ana Lúcia Rodrigues, da chapa de vereadores.

Os partidos podem registrar até 23 candidatos a vereador. O PDT escolheu 21 e rejeitou o nome de Ana Lúcia, mesmo com vaga disponível. Após protestos no fim de semana, o PDT voltou atrás e nesta segunda-feira (14/9) confirmou a candidatura da professora.

Confira os candidatos a prefeito de Maringá

 José Márcio Peluso (PDT)

José Márcio Peluso é candidato a prefeito pelo PDT / Reprodução Facebook

O PDT oficializou, na sexta-feira (11/9), o nome professor aposentado da Universidade Estadual de Maringá (UEM), José Márcio Peluso, como candidato a prefeito.

Formado em engenharia elétrica, ele foi professor por 24 anos na UEM. Peluso também foi prefeito do campus entre 2002 e 2006 e diretor adjunto do Centro de Tecnologia entre 2008 e 2012.

O partido não definiu o candidato a vice-prefeito.

Homero Marchese (Pros)

Homero Marchese é candidato a prefeito pelo Pros / Reprodução Facebook

Em convenção no sábado (12/9), o Pros lançou o ex-vereador e deputado estadual, Homero Marchese, como candidato a prefeito de Maringá. Formado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marchese foi servidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR).

Em 2016, foi eleito o vereador mais votado da história de Maringá com 6.573 votos. Em 2018, foi eleito deputado estadual com 42.154 votos. O candidato a vice-prefeito é o coronel Marco Fahur (PSC).

Dr. Batista (DEM)

Dr. Batista é candidato a prefeito pelo DEM / ALEP

O DEM oficializou o nome do médico e deputado estadual, Dr. Batista, como candidato a prefeito. O lançamento da candidatura ocorreu no sábado (12/9). Dr. Batista, que já foi vereador na cidade, disputará a prefeitura pela quinta vez.

O candidato a vice-prefeito ainda não foi definido.

Carlos Mariucci (PT)

Carlos Mariucci é candidato a prefeito pelo PT / CMM

O Partido dos Trabalhadores lançou, no domingo (13/9), Carlos Mariucci como candidato à Prefeitura de Maringá. Artista plástico e pedagogo, Mariucci foi eleito vereador pelo PT em 2016.

O partido apresentou, de forma provisória, o nome da professora aposentada da UEM, Tania Tait, como candidata a vice. Ela deve ser oficializada se o PT não fechar coligação com outra sigla.

Audilene Rocha (Progressistas)

Progressistas deu início as convenções e escolheu coronel Audilene como candidata a prefeita de Maringá / Reprodução Facebook

O Progressistas foi a primeira sigla que realizou convenção. O partido decidiu lançar a coronel Audilene Rocha como candidata a prefeita e deixou aberta a possibilidade de firmar coligações para ter um candidato à vice de outro partido.

Primeira mulher a ocupar a Chefia do Estado Maior da Polícia Militar do Paraná em 2018, Audilene Rocha vai disputar um cargo eletivo pela primeira vez.

Eliseu Fortes (Patriota)

Eliseu Fortes é candidato a prefeito pelo Patriota / Divulgação Patriota

O Patriota definiu, em convenção no dia 3 de setembro, Eliseu Fortes como candidato à Prefeitura de Maringá. Eliseu Fortes é advogado tributarista e já foi diretor-geral do Gabinete do Prefeito, na atual administração, e Controlador Geral do município.

A contadora Eliane de Oliveira Silva, do mesmo partido, foi escolhida como candidata a vice-prefeita.

Edmilson Aparecido da Silva (PSOL)

Professor Edmilson Aparecido da Silva é candidato a prefeito pelo PSOL / Jovem Pan Maringá

O professor universitário Edmilson Aparecido da Silva foi escolhido em 5 de setembro como candidato pelo PSOL à Prefeitura de Maringá. Formado em Ciências Contábeis, ele é mestre em administração e doutor em administração pública e governo. Edmilson da Silva foi presidente da Seção Sindical dos Servidores da UEM (Sesduem).

O candidato a vice-prefeito será o servidor público federal aposentado Osmar Batista, conhecido como Osmar Jamaica.

Rogério Calazans (Avante)

Candidato a prefeito pelo Avante, Rogério Calazans, e a candidata a vice-prefeita, Luciana Peder / Avante

O Avante lançou, em 5 de setembro, Rogério Calazans como candidato a prefeito. A candidata a vice será a psicóloga Luzinete Peder.

Advogado, Rogério Calazans foi diretor do Procon de Maringá, secretário de Gestão e Procurador Jurídico na atual administração.

Valdir Pignata (Cidadania)

Valdir Pignata é candidato a prefeito pelo Cidadania / Reprodução Facebook

O Cidadania definiu, em convenção na segunda-feira (7/9), o empresário Valdir Pignata como candidato a prefeito. O partido ainda não definiu o nome do candidato a vice-prefeito.

Ex-vereador de Maringá, Valdir Pignata foi diretor do Procon, secretário municipal e exerceu cargo de direção no Instituto Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Próximas convenções e os possíveis candidatos a prefeito de Maringá

  • Podemos: 15 de setembro com o lançamento da candidatura do ex-prefeito de São Jorge do Ivaí e ex-secretário da Fazenda de Maringá e do Paraná, José Luiz Bovo.
  • PTC: 15 de setembro, com lançamento da candidatura do empresário Anníbal Bianchini
  • Solidariedade: 15 de setembro, deve confirmar o nome do empresário e ex-prefeito Carlos Roberto Pupin como candidato a prefeito;
  • PSDB: 15 de setembro, deve lançar o empresário Evandro Oliveira como candidato;
  • PL: 16 de setembro. Partido deve decidir entre o deputado estadual Delegado Jacovós ou a empresária Akemi Nishimori;
  • PSD: 16 de setembro, o partido vai definir Ulisses Maia como candidato à reeleição. No mesmo dia, o MDB faz convenção e lança Edson Scabora como candidato a vice de Maia.

Reportagem atualizada na segunda-feira (14/9), às 12h40, com a confirmação da candidatura da professora Ana Lúcia Rodrigues.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.