Convenções definem 9 candidatos a prefeito de Maringá. Veja os nomes confirmados na disputa

Quatro partidos lançaram candidatos à Prefeitura de Maringá entre sexta-feira (11/9) e domingo (13/9)

  • Quatro partidos lançaram candidatos a prefeito de Maringá entre sexta-feira (11/9) e domingo (13/9) nas convenções partidárias. Com isso, chega a nove candidatos à Prefeitura de Maringá. Até quarta-feira (16/9), quando encerra o prazo para realização das convenções, o número vai aumentar. Pelo menos seis siglas definem se vão ter candidatos próprios a prefeito.

    Em Maringá, 15 partidos querem disputar a prefeitura. No fim de semana, outras siglas anunciaram coligações para as eleições majoritárias. O Democracia Cristã (DC) fechou coligação com o Democratas (DEM), que oficializou a candidatura do médico e deputado estadual Dr. Batista à Prefeitura de Maringá.

    O Partido Socialista Brasileiro (PSB), em convenção no sábado (12/9), lançou 23 candidatos a vereador e anunciou coligação com o Progressistas, que lançou a coronel Audilene Rocha como candidata a prefeita.

    A convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT), na sexta-feira (11/9), foi conturbada. Definiu José Márcio Peluso como candidato a prefeito e terminou com a exclusão da professora da UEM, Ana Lúcia Rodrigues, da chapa de vereadores.

    Os partidos podem registrar até 23 candidatos a vereador. O PDT escolheu 21 e rejeitou o nome de Ana Lúcia, mesmo com vaga disponível. Após protestos no fim de semana, o PDT voltou atrás e nesta segunda-feira (14/9) confirmou a candidatura da professora.

    Confira os candidatos a prefeito de Maringá

     José Márcio Peluso (PDT)

    José Márcio Peluso é candidato a prefeito pelo PDT / Reprodução Facebook

    O PDT oficializou, na sexta-feira (11/9), o nome professor aposentado da Universidade Estadual de Maringá (UEM), José Márcio Peluso, como candidato a prefeito.

    Formado em engenharia elétrica, ele foi professor por 24 anos na UEM. Peluso também foi prefeito do campus entre 2002 e 2006 e diretor adjunto do Centro de Tecnologia entre 2008 e 2012.

    O partido não definiu o candidato a vice-prefeito.

    Homero Marchese (Pros)

    Homero Marchese é candidato a prefeito pelo Pros / Reprodução Facebook

    Em convenção no sábado (12/9), o Pros lançou o ex-vereador e deputado estadual, Homero Marchese, como candidato a prefeito de Maringá. Formado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marchese foi servidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR).

    Em 2016, foi eleito o vereador mais votado da história de Maringá com 6.573 votos. Em 2018, foi eleito deputado estadual com 42.154 votos. O candidato a vice-prefeito é o coronel Marco Fahur (PSC).

    Dr. Batista (DEM)

    Dr. Batista é candidato a prefeito pelo DEM / ALEP

    O DEM oficializou o nome do médico e deputado estadual, Dr. Batista, como candidato a prefeito. O lançamento da candidatura ocorreu no sábado (12/9). Dr. Batista, que já foi vereador na cidade, disputará a prefeitura pela quinta vez.

    O candidato a vice-prefeito ainda não foi definido.

    Carlos Mariucci (PT)

    Carlos Mariucci é candidato a prefeito pelo PT / CMM

    O Partido dos Trabalhadores lançou, no domingo (13/9), Carlos Mariucci como candidato à Prefeitura de Maringá. Artista plástico e pedagogo, Mariucci foi eleito vereador pelo PT em 2016.

    O partido apresentou, de forma provisória, o nome da professora aposentada da UEM, Tania Tait, como candidata a vice. Ela deve ser oficializada se o PT não fechar coligação com outra sigla.

    Audilene Rocha (Progressistas)

    Progressistas deu início as convenções e escolheu coronel Audilene como candidata a prefeita de Maringá / Reprodução Facebook

    O Progressistas foi a primeira sigla que realizou convenção. O partido decidiu lançar a coronel Audilene Rocha como candidata a prefeita e deixou aberta a possibilidade de firmar coligações para ter um candidato à vice de outro partido.

    Primeira mulher a ocupar a Chefia do Estado Maior da Polícia Militar do Paraná em 2018, Audilene Rocha vai disputar um cargo eletivo pela primeira vez.

    Eliseu Fortes (Patriota)

    Eliseu Fortes é candidato a prefeito pelo Patriota / Divulgação Patriota

    O Patriota definiu, em convenção no dia 3 de setembro, Eliseu Fortes como candidato à Prefeitura de Maringá. Eliseu Fortes é advogado tributarista e já foi diretor-geral do Gabinete do Prefeito, na atual administração, e Controlador Geral do município.

    A contadora Eliane de Oliveira Silva, do mesmo partido, foi escolhida como candidata a vice-prefeita.

    Edmilson Aparecido da Silva (PSOL)

    Professor Edmilson Aparecido da Silva é candidato a prefeito pelo PSOL / Jovem Pan Maringá

    O professor universitário Edmilson Aparecido da Silva foi escolhido em 5 de setembro como candidato pelo PSOL à Prefeitura de Maringá. Formado em Ciências Contábeis, ele é mestre em administração e doutor em administração pública e governo. Edmilson da Silva foi presidente da Seção Sindical dos Servidores da UEM (Sesduem).

    O candidato a vice-prefeito será o servidor público federal aposentado Osmar Batista, conhecido como Osmar Jamaica.

    Rogério Calazans (Avante)

    Candidato a prefeito pelo Avante, Rogério Calazans, e a candidata a vice-prefeita, Luciana Peder / Avante

    O Avante lançou, em 5 de setembro, Rogério Calazans como candidato a prefeito. A candidata a vice será a psicóloga Luzinete Peder.

    Advogado, Rogério Calazans foi diretor do Procon de Maringá, secretário de Gestão e Procurador Jurídico na atual administração.

    Valdir Pignata (Cidadania)

    Valdir Pignata é candidato a prefeito pelo Cidadania / Reprodução Facebook

    O Cidadania definiu, em convenção na segunda-feira (7/9), o empresário Valdir Pignata como candidato a prefeito. O partido ainda não definiu o nome do candidato a vice-prefeito.

    Ex-vereador de Maringá, Valdir Pignata foi diretor do Procon, secretário municipal e exerceu cargo de direção no Instituto Tecnologia do Paraná (Tecpar).

    Próximas convenções e os possíveis candidatos a prefeito de Maringá

    • Podemos: 15 de setembro com o lançamento da candidatura do ex-prefeito de São Jorge do Ivaí e ex-secretário da Fazenda de Maringá e do Paraná, José Luiz Bovo.
    • PTC: 15 de setembro, com lançamento da candidatura do empresário Anníbal Bianchini
    • Solidariedade: 15 de setembro, deve confirmar o nome do empresário e ex-prefeito Carlos Roberto Pupin como candidato a prefeito;
    • PSDB: 15 de setembro, deve lançar o empresário Evandro Oliveira como candidato;
    • PL: 16 de setembro. Partido deve decidir entre o deputado estadual Delegado Jacovós ou a empresária Akemi Nishimori;
    • PSD: 16 de setembro, o partido vai definir Ulisses Maia como candidato à reeleição. No mesmo dia, o MDB faz convenção e lança Edson Scabora como candidato a vice de Maia.

    Reportagem atualizada na segunda-feira (14/9), às 12h40, com a confirmação da candidatura da professora Ana Lúcia Rodrigues.

    Comentários estão fechados.