Morre vereador Chico Caiana, do PTB, aos 56 anos

Vereador Chico Caiana (PTB) morreu na manhã desta quarta-feira (29/7), às 7h45, após sofrer uma parada cardiorrespiratória

  • O vereador Chico Caiana (PTB) morreu na manhã desta quarta-feira (29/7), às 7h45, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. O vereador estava internado desde sábado (25/7), no Hospital Universitário de Maringá, após mal súbito. Na segunda-feira (27/7), Caiana sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A morte do vereador foi confirmada pela Câmara de Maringá.

    Chico Caiana deixa dois filhos, uma neta e a esposa, Edileuza Alves Bezzera. O gabinete da Presidência informou que o velório deve ocorrer na Câmara de Maringá, mas ainda não há informações sobre horários e sepultamento.

    O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), decretou luto oficial de três dias na cidade. “Nos solidarizamos com a família neste momento de luto, lamentando profundamente a fatalidade. Chico Caiana sempre teve uma postura solidária em relação às causas comunitárias, manifestados em ações parlamentares em defesa da população mais vulnerável. Momento de tristeza para todos”, disse o prefeito.

    Chico Caiana estava no terceiro mandato como vereador de Maringá

    O comerciante Francisco Gomes dos Santos, 56 anos, mais conhecido como Chico Caiana, estava no terceiro mandato como vereador de Maringá. Nascido em Ubiratã (PR), em 14 de maio de 1964, representava, especialmente, a população dos conjuntos Guaiapó e Conjunto Requião, onde morava e tinha um mercado.

    Filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), ele iniciou carreira política na 13ª Legislatura da Câmara Municipal, entre 01/01/2005 a 31/12/2008, eleito com 2.584 votos.

    Retornou ao Legislativo em 2013, com 1.673 votos, no mandato em que alcançou a presidência da Casa entre 01/01/2015 e  31/12/2016, como 42º chefe do Legislativo maringaense.

    Naquela época, foi reeleito vereador com 2.838 votos, em 10º lugar. Em 2018, ficou licenciado por 120 dias para trabalhar na campanha eleitoral auxiliando o partido. Foi substituído pelo sindicalista bancário Luiz Pereira.

    Por meio de nota, a Câmara de Maringá destacou que Chico Caiana sempre esteve ligado às camadas populares e, consequentemente, os projetos, requerimentos e indicações na Câmara Municipal buscavam soluções para este grupo.

    O vereador foi autor, por exemplo, da lei que criou o Restaurante Popular de Maringá, e também da Lei 10.388, de 2017, batizada de “Campanha do Busão sem Abuso” no transporte coletivo de passageiros.

    Caiana foi autor da Lei 10.621, de 2018, que obrigou a administração municipal a afixar nos estabelecimentos públicos de saúde uma placa informando os médicos de plantão e as especialidades.

    Atualmente, Caiana era membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde. O grupo analisa as compras da Secretaria de Saúde nos últimos doze meses.

    Segundo a Câmara de Maringá, a última atividade parlamentar de Chico Caiana foi em 14 de julho, antes do recesso legislativo. Na sessão, dois itens do vereador entraram para votação.

    O Projeto de Lei n. 15.635/2020 foi aprovado por unanimidade, em primeira discussão, instituindo a “Semana Educativa da Pipa Legal”. Caiana também teve aprovado o Requerimento n. 681/2020, que pergunta ao Executivo se a Lei n. 11.067, que restringe o consumo do cachimbo do tipo narguilé, está sendo cumprida em Maringá.

    Comentários estão fechados.