Nos 35 dias de rádio e TV, Cida Borghetti terá 331 comerciais de 30″, Ratinho Júnior 226, João Arruda 202 e Dr. Rosinha 132. Os demais, sequer terão um por dia

  • O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão começa nesta sexta-feira (31/8) com os programas dos candidatos a governador do Paraná. Além das programas que serão veiculados em horários fixos às segundas, quartas e sextas-feiras, os candidatos também aparecem durante todo o dia nas TV abertas e no rádio em inserções diárias de 30 segundos.

    Para o governo do Paraná, Cida Borghetti (PP), Ratinho Junior (PSD) e João Arruda (MDB) são os três candidatos com mais tempo de campanha no horário eleitoral gratuito e maior número de inserções diárias. Na prática, isso significa que eles devem aparecer mais vezes nos intervalos comerciais para quem estiver ouvindo o rádio ou assistindo TV.

    De acordo com a legislação eleitoral, as emissoras devem reservar 70 minutos diários da programação para as inserções de 30 segundos dos candidatos. Na sexta-feira (24/8), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) definiu por sorteio a ordem das inserções e da veiculação dos programas no horário eleitoral gratuito.

    Entre os dez candidatos a governador, a maioria deles não terá sequer uma inserção por dia durante os 35 dias de campanha. Enquanto alguns poucos candidatos irão bombardear a programação da TV ou do rádio com publicidade, os outros terão que recorrer às mídias alternativas. O tempo e o quantidade de inserções de cada candidato são calculados de acordo com o número de deputados eleitos de cada partido da coligação.

    Pela divisão, Cida Borghetti é a candidata que mais aparecerá durante a programação. Ela terá entre nove e dez inserções diárias de 30 segundos, o que dá mais de quatro minutos no total. Durante todo o período de campanha eleitoral Cida terá 331 inserções.

    Ratinho Junior aparecerá na TV e no rádio entre seis e sete vezes por dia, o que resulta em cerca de três minutos diários. Durante toda a campanha, o candidato terá 226 inserções. João Arruda irá aparecer entre cinco e seis vezes na programação diária, o que também resulta em aproximadamente três minutos. Nos 35 dias, ele terá 202 inserções.

    Dr. Rosinha (PT) terá de três a quatro inserções diárias em toda a programação, cerca de  dois minutos no total. Em toda a campanha, ele terá 132 inserções.

    Enquanto isso, os outros seis candidatos não chegam a ter uma inserção diária no rádio ou TV. É o caso do Professor Piva (PSOL) que tem 19 inserções, Ogier Buchi (PSL) 18 , Geonísio Marinho (PRTB) 17, Jorge Bernardi (REDE) 16 e Priscila Ebara (PCO) com 10 inserções para irem ao em 35 dias de campanha eleitoral.

    Professor Ivan Bernardo (PSTU) tem 9 inserções para serem veiculadas em 35 dias. É o menor número entre todos os candidatos. Bernardo não chega a ter cinco minutos de inserções em toda a campanha eleitoral, enquanto Cida Borghetti, por exemplo, tem esse mesmo tempo em apenas um dia.

    Ranking de candidatos com mais tempo e inserções

    1. Cida Borghetti (PP): 3 minutos e 2 segundos e 331 inserções
    2. Ratinho Junior (PSD): 2 minutos e 3 segundos e 226 inserções
    3. João Arruda (MDB): 1 minuto e 51 segundos e 202 inserções
    4. Dr. Rosinha (PT) – Coligação Partido dos Trabalhadores: 1 minuto e 12 segundos e 132 inserções
    5. Professor Piva (PSOL): 10 segundos e 19 inserções
    6. Ogier Buchi (PSL): 10 segundos e 18 inserções
    7. Geonísio Marinho (PRTB) :9 segundos e 17 inserções
    8. Jorge Bernardi (REDE): 9 segundos e 16 inserções
    9. Priscila Ebara (PCO):5 segundos e 10 inserções
    10. Professor Ivan Bernardo (PSTU): 5 segundos e 9 inserções

    Na televisão, os horários destinados aos programas dos candidatos a governador do Paraná serão das 13h15 às 13h25 e das 20h45 às 20h55. No rádio, os horários são das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25. Como definido pelo sorteio, nesta sexta-feira (31/8) o programa de Ratinho Júnior será o primeiro a ser exibido. A partir daí, há um rodízio.

    Comentários estão fechados.