Dois candidatos ao governo, Cida Borghetti e Ratinho Júnior, terão metade do tempo de rádio e TV. Propaganda começa dia 31 de agosto

  • No último dia de agosto, 31, começa o horário gratuito para propaganda eleitoral no rádio e na televisão. O período foi reduzido de 45 para 35 dias e encerra no dia 4 de outubro. Embora o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná ainda não tenha feito a divisão do horário, duas coligações, de Cida Borghetti (PP) e Ratinho Júnior (PSD), terão metade do tempo.

    Os tribunais eleitorais superior e regionais têm até o dia 24 de agosto para elaborarem, junto com os partidos e a representação das emissoras de televisão e de rádio, o plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito a que tenham direito, garantida a todos a participação nos horários de maior e menor audiência.

    Na televisão, os horários destinados aos dez candidatos a governador do Paraná serão das 13h15 às 13h25 e das 20h45 às 20h55. No rádio, os horários são das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25. Os dias da semana são às segundas, quartas e sextas-feiras. Nos mesmos dias, também serão veiculados os programas dos candidatos a senador.

    Além dos programas eleitorais em horários determinados, durante toda a programação das emissoras de rádio e televisão serão veiculadas inserções comerciais de 30 segundos, de todos os candidatos aos poderes legislativos e executivos. O tempo que cada coligação tem de programa é o mesmo que tem de inserções comerciais.

    O primeiro turno das eleições será no dia 7 de outubro, quando os eleitores deverão votar em candidatos a deputado estadual e federal, senador, governador e presidente da República. No caso de haver segundo turno, as regras para o horário eleitoral mudam e cada candidato a governador terá 10 minutos diariamente.

    O tempo de rádio e televisão para os candidatos a governador do Paraná, segundo cálculos de publicitários e políticos envolvidos no processo eleitoral, deverá ser de 3min2s para Cida Borghetti e 2min4s para Ratinho Júnior. O terceiro maior tempo deverá ser de João Arruda (MDB), com 1min51s. Veja a estimativa do tempo de rádio e TV de cada um:

    Cida BorghettiPP + PMN + PSDB + PTB + DEM + PSB + Pros + PMB = 3min2s

    Ratinho JuniorPSD + PSC + PPS + PRB + PHS + PR + PV + Podemos + Avante = 2min4s

    João ArrudaMDB + PDT + SD + PC do B = 1min51s

    Dr. Rosinha PT = 1min11s

    Ogier BuchiPSL + Patriotas + PTC = 11s

    Jorge BernardiRede + PPL + DC = 10s

    Professor PivaPSOL + PCB = 10s

    Geonísio Marinho PRTB + PRP = 9s

    Ivan BernardoPSTU = 6s

    Priscila EbaraPCO = 6s

    Comentários estão fechados.