A importância da cultura em uma empresa

Por: - 7 de setembro de 2021

 

“Cultura organizacional é uma expressão para a fusão da missão, visão, valores, comportamentos e expectativas de toda a equipe em uma empresa no seu contínuo processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e de integração interna.”

 

Para se iniciar uma empresa é preciso saber os motivos de sua constituição e que expectativas existem em relação a ela. É essencial ter estabelecido sua missão, visão e valores, dessa forma, sempre haverá um norte e um propósito a se seguir, visto que essa é uma tríade primordial para qualquer empreendimento.

A missão trata-se dos objetivos e metas. Pode-se dizer que a missão expressa as benfeitorias que a empresa pode gerar ao público-alvo. Ela deve ser desafiadora e inspiradora, para que os colaboradores se sintam mais atraídos e empenhados em seu cumprimento. É o que guia a essência da empresa. Por sua vez, a visão é estabelecida logo após a decisão da missão. Essa diz respeito ao futuro do empreendimento, isto é, os objetivos almejados para os próximos anos. Os valores podem ser vistos como princípios, os comportamentos esperados para quem trabalha no local e no vínculo que será criado com parceiros e clientes.

Cultura organizacional é uma expressão para a fusão da missão, visão, valores, comportamentos e expectativas de toda a equipe em uma empresa no seu contínuo processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e de integração interna.

No livro Gestão Empresarial, Mauro Côrte Real afirma que a cultura é o DNA da instituição, que condiciona a sua sobrevivência, tanto quanto seu futuro. A cultura empresarial recria a forma como a empresa funciona e, também, pode definir como os colaboradores se comportam, se são integrantes desta ou se sentem apenas engrenagens sem uma finalidade essencial. Ela confere uma identidade cultural aos seus membros, irmanando-os numa visão compartilhada do mundo que os rodeia e do lugar que nele ocupam.

As culturas empresariais são fortemente influenciadas pelos líderes, cuja função mais decisiva é o uso habilidoso de suas aptidões para criar, conduzir e trabalhar com a cultura. Ainda citando o livro Gestão Empresarial, o líder deve criar uma cultura apropriada para fazer com que todos os liderados sigam nessa mesma direção, atingindo o alvo cobiçado. Utilizando de sua influência de motivar os colaboradores é que se cria uma cultura que transmite as ideias de metas e objetivos, fazendo com que todos tenham a aspiração necessária de desempenhar um trabalho melhor. Lembrando sempre que a cultura não deve ser imposta, mas sim acontecer de forma natural, com exemplos diários da liderança.

Ter um pensamento inovador nessa cultura organizacional é uma estratégia excelente, uma vez que, assim, garante-se várias vantagens competitivas em comparação a quem não tem a habilidade de se atualizar. 

As funções da cultura em uma empresa são resolver problemas do grupo ou da instituição como um todo, reduzir a ansiedade do grupo e gerar estabilidade, introjetar uma imagem positiva da organização, controlar e conformar condutas, além da adaptação a mudanças. 

 

 

 

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.