Quero ser grande!

A principal pergunta que faço ao começar um trabalho de mentoria com meus clientes é: onde você quer chegar com a sua empresa daqui 5 anos?

O objetivo dessa pergunta é analisar o quanto de visão o empreendedor ou empresário já tem construído sobre o seu modelo de negócio.

Muitas vezes, ouço como resposta: Quero ser grande!

E após ouvir essa resposta me interesso muito em saber sobre como esse profissional pretende agir dentro da sua organização para que em 5 anos ela possa ser grande.

Essa pergunta do como? É sempre matadora pois nesses 10 anos trabalhando desenvolvendo empreendedores e empresários a resposta mais familiar aos meus ouvidos tem sido que o como está na cabeça dele (a) enquanto empreendedor/empresário e que no dia a dia ele (a) vai passando e transmitindo esse “como” à equipe.

Um comportamento importante a ser trabalhado para o desenvolvimento do empreendedor é o planejamento e monitoramento sistemático do seu negócio. Uma empresa para crescer necessita de estrutura e gestão organizada. E práticas internas de comunicar e alinhar esse planejamento e monitoramento sistemático continuadamente, afinal vivemos em mundo em constante mudança e transformação.

Dentro dessa estrutura e gestão organizada deve existir junto ao planejamento estratégico, o organograma da empresa, a descrição de responsabilidades de cada membro da equipe, as políticas e processos das áreas, assim como os indicadores a serem atingidos pelo time.

Tendo claro até  onde se quer chegar, precisamos desenvolver novas habilidades e competências dos profissionais tanto do empreendedor/empresário, assim como o de sua equipe, para garantir a qualidade na entrega do produto e/ou serviço.

Nesse momento tão delicado que passamos,  vivenciamos no mercado a evasão de talentos, isso exige uma atenção muito especial de todos os envolvidos na gestão das pessoas para sabermos quem manteremos na nossa equipe, além de como os desenvolver, também é preciso decidir quem desenvolver dentro das organizações.

Muitos empresários de sucesso, começaram pequenos, e dentre os principais motivos que os fizeram crescer enquanto fundadores de negócios, temos: ter conhecimento sobre gestão estratégica de empresa; conhecer do mercado que irá empreender; ter claro e comunicado a clientes e ao time interno seu diferencial competitivo; conhecer seu público e suas expectativas; realizar parcerias comerciais; reconhecer e valorizar sua equipe; cuidar da gestão financeira da empresa e fazer a gestão dos custos; investimento em estrutura fabril e melhoria de equipamentos para quem o negócio exigir; ter responsabilidade sócio ambiental genuína; Marketing atuante junto com as práticas atuantes da empresa e ter uma estrutura de vendas alinhada com esse futuro para que através dos esforços e resultados dessa equipe possa se ter resultados positivos para a organização! Afinal não adianta ter uma empresa toda organizada e planejada se não tivermos vendas acontecendo!

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.