Prefeitura de Maringá planeja realizar pelo menos três concursos em 2020

18 de fevereiro de 2020
Um dos concursos em 2020 será para aproximadamente 40 cargos de ensino médio ou superior / Prefeitura de Maringá

A Prefeitura de Maringá pretende realizar três concursos em 2020. Um deles, que já está em fase de orçamento para contratação da empresa, vai ser realizado para a contratação de procuradores e contadores. O município também planeja realizar concurso específico para profissionais da área da saúde e outro geral para aproximadamente 40 cargos de ensino médio e superior.

De acordo com o secretário de Recursos Humanos, César Augusto de França, a prefeitura também pretende contratar guardas municipais. O município estuda se vai fazer um concurso específico para a Guarda Municipal ou ofertar os cargos dentro de algum dos processos seletivos previstos. Segundo ele, devem ser ofertadas de 20 a 30 vagas para contratação imediata de guardas municipais.

O secretário explicou que no concurso de procuradores e contadores vão ser ofertadas, inicialmente, até duas vagas para cada função. Apesar disso, César de França disse que o município sempre contrata mais aprovados do que o número previsto.

A prefeitura está em fase de orçamento para contratação da empresa que vai ser responsável pela organização do concurso.

Segundo França, o município analisa instituições como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Ainda não há previsão de quando as inscrições vão ser abertas e as provas aplicadas.

De acordo com ele, o concurso específico para profissionais da saúde vai atender o Programa de Saúde da Família. O concurso vai ser para cargos celetistas como agente comunitário de saúde, agente de endemias, médico e fisioterapeuta.

Na maioria dos cargos, as vagas vão ser para cadastro de reserva. A expectativa do secretário é que as provas sejam aplicadas ainda no primeiro semestre deste ano.

No segundo semestre, a prefeitura pretende realizar um concurso maior para cerca de 40 cargos de ensino médio ou superior. Vão ser ofertadas vagas para funções como auxiliar operacional, auxiliar administrativo, professor e outros.

Os cargos de analista para sete especialidades e a função de biomédico, aprovados pela Câmara no ano passado, também tendem a ser ofertados neste concurso.

O último grande concurso realizado pela Prefeitura de Maringá ocorreu em 2018 com 152 vagas. O prazo de vigência do concurso foi prorrogado e termina em outubro deste ano.

Por esse motivo, a prefeitura organiza um novo concurso para substituir o anterior. “Eu tenho que ter no cargo pessoas habilitadas para assumir quando houver necessidade”, explicou o secretário.

No ano passado, a prefeitura realizou concurso público para os cargos de agente municipal de trânsito, cuidador infantil, educador de base, historiador, médico do trabalho, orientador de estacionamento rotativo e técnico de segurança do trabalho. Segundo o secretário, o concurso está em fase final de homologação.

César Augusto de França segue à frente da Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura de Maringá. Na semana passada, o prefeito Ulisses Maia (PDT) chegou a informar a saída de França e outros dois secretários.

No entanto, após conversa com Maia, César de França decidiu continuar no cargo. “Desisti de ser candidato na eleição, por problemas particulares, e o prefeito entendeu que eu deveria ser mantido no cargo”.