Prefeitura de Maringá planeja realizar pelo menos três concursos em 2020

Um dos concursos, para procuradores e contadores, está em fase de orçamento para escolha da empresa

  • A Prefeitura de Maringá pretende realizar três concursos em 2020. Um deles, que já está em fase de orçamento para contratação da empresa, vai ser realizado para a contratação de procuradores e contadores. O município também planeja realizar concurso específico para profissionais da área da saúde e outro geral para aproximadamente 40 cargos de ensino médio e superior.

    De acordo com o secretário de Recursos Humanos, César Augusto de França, a prefeitura também pretende contratar guardas municipais. O município estuda se vai fazer um concurso específico para a Guarda Municipal ou ofertar os cargos dentro de algum dos processos seletivos previstos. Segundo ele, devem ser ofertadas de 20 a 30 vagas para contratação imediata de guardas municipais.

    O secretário explicou que no concurso de procuradores e contadores vão ser ofertadas, inicialmente, até duas vagas para cada função. Apesar disso, César de França disse que o município sempre contrata mais aprovados do que o número previsto.

    A prefeitura está em fase de orçamento para contratação da empresa que vai ser responsável pela organização do concurso.

    Segundo França, o município analisa instituições como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Ainda não há previsão de quando as inscrições vão ser abertas e as provas aplicadas.

    De acordo com ele, o concurso específico para profissionais da saúde vai atender o Programa de Saúde da Família. O concurso vai ser para cargos celetistas como agente comunitário de saúde, agente de endemias, médico e fisioterapeuta.

    Na maioria dos cargos, as vagas vão ser para cadastro de reserva. A expectativa do secretário é que as provas sejam aplicadas ainda no primeiro semestre deste ano.

    No segundo semestre, a prefeitura pretende realizar um concurso maior para cerca de 40 cargos de ensino médio ou superior. Vão ser ofertadas vagas para funções como auxiliar operacional, auxiliar administrativo, professor e outros.

    Os cargos de analista para sete especialidades e a função de biomédico, aprovados pela Câmara no ano passado, também tendem a ser ofertados neste concurso.

    O último grande concurso realizado pela Prefeitura de Maringá ocorreu em 2018 com 152 vagas. O prazo de vigência do concurso foi prorrogado e termina em outubro deste ano.

    Por esse motivo, a prefeitura organiza um novo concurso para substituir o anterior. “Eu tenho que ter no cargo pessoas habilitadas para assumir quando houver necessidade”, explicou o secretário.

    No ano passado, a prefeitura realizou concurso público para os cargos de agente municipal de trânsito, cuidador infantil, educador de base, historiador, médico do trabalho, orientador de estacionamento rotativo e técnico de segurança do trabalho. Segundo o secretário, o concurso está em fase final de homologação.

    César Augusto de França segue à frente da Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura de Maringá. Na semana passada, o prefeito Ulisses Maia (PDT) chegou a informar a saída de França e outros dois secretários.

    No entanto, após conversa com Maia, César de França decidiu continuar no cargo. “Desisti de ser candidato na eleição, por problemas particulares, e o prefeito entendeu que eu deveria ser mantido no cargo”.

    Comentários estão fechados.