Câmara adia discussão sobre criação de cargos no município. Prefeitura avalia abertura de novo concurso público

Compartilhar

A Câmara de Maringá começaria a discutir nesta quinta-feira (21/11) o projeto de lei de autoria do Executivo que cria o cargo de analista para sete especialidades e a função de biomédico no município. No entanto, a pedido do líder do prefeito na Câmara, vereador Alex Chaves (MDB), o projeto foi retirado da pauta por duas sessões.

O texto cria 35 vagas de 40 horas semanais no funcionalismo do município. Entre as 35 vagas, 32 são para analistas com ensino superior e três são para biomédico. As 32 vagas vão ser distribuídas nas especialidades de administração, contabilidade, ambiental, direito, financeiro, negócios imobiliários e turismo.

A Prefeitura de Maringá tem divulgado que as vagas criadas serão ofertadas no próximo concurso público em 2020. No entanto, o secretário de Recursos Humanos, César Augusto de França, afirma que não é certeza que esses cargos serão ofertados.

Segundo ele, o município tende a organizar um concurso público no ano que vem, mas não está definido quais cargos serão contemplados.

“Pode ser que [esses cargos] estejam no concurso público do ano que vem ou em outros concursos em dois ou três anos. Isso depende do momento, mas como entendemos que é interessante estruturar o quadro de cargos que existe, demos andamento e fizemos o projeto de lei”, explica o secretário.

Segundo a proposta, o preenchimento dos cargos criados vai ser realizado de forma gradual e vai ficar condicionado à prévia dotação orçamentária. As atribuições e os requisitos específicos de cada função estão disponíveis no texto do projeto de lei.

Os vereadores voltam a discutir o projeto de lei na sessão marcada para o dia 3 de dezembro. De acordo com César de França, a criação do cargo de biomédico atende uma demanda específica da Secretaria de Saúde.

No caso dos analistas, eles vão atuar como assessores da secretarias e realizar, por exemplo, análises de processos e pareceres internos.

O secretário explica que a função contribui para a melhoria dos serviços prestados pelos órgãos municipais. “Traz agilidade nos processos administrativos e segurança de atuação para os secretários, o que gera um ganho absurdo”, diz.

Confira a divisão de vagas por cargo

  • Analista municipal – administração: 4 vagas
  • Analista municipal – contabilidade: 10 vagas
  • Analista municipal – ambiental: 1 vaga
  • Analista municipal – direito: 13 vagas
  • Analista municipal – financeiro: 2 vagas
  • Analista municipal – negócios imobiliários: 1 vaga
  • Analista municipal – turismo: 1 vaga
  • Biomédico: 3 vagas

A Prefeitura de Maringá está com um concurso público em andamento. O período de inscrições terminou na segunda-feira (18/11) e as provas objetivas e de títulos serão aplicadas em 15 de dezembro. No total, são 57 vagas para cargos de nível médio, técnico e superior. Os salários variam entre R$ 1.255,49 e R$ 6.310,04 para jornadas de 20h a 40h semanais.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas