Colégio da Polícia Militar de Maringá abre inscrições para processo classificatório com 150 vagas

São 120 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental e 30 vagas para o 1º ano do Ensino Médio

  • As inscrições para o processo classificatório 2019/2020 do 4º Colégio da Polícia Militar de Maringá começaram nesta sexta-feira (9/8) e vão até as 18h do dia 9 de outubro. Serão 120 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental no período da tarde e 30 vagas para o 1º ano do Ensino Médio no período da manhã.

    A inscrição deve ser feita pelos familiares ou responsáveis legais do candidato no site do colégio mediante o preenchimento do formulário de inscrição e inserção de documentos. A taxa de inscrição é de R$ 95 e pode ser paga até 11 de outubro. Metade das vagas é reservada para filhos ou dependentes legais de policiais e bombeiros militares da ativa, da reserva remunerada e reformados da Polícia Militar.

    Para inscrição é necessário inserir os seguintes documentos:

    • Fotografia padrão de documento de identificação digitalizada;
    • RG digitalizado;
    • Declaração de matrícula e frequência da série atual do candidato (5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental);
    • Para as vagas preferenciais (filho/dependente de militares estaduais), contra-cheque ou identidade funcional do militar digitalizado.

    Para ingresso no 6º ano, só podem se inscrever os candidatos que estiverem frequentando o 5º ano do Ensino Fundamental e nascidos nos anos de 2007, 2008, 2009 ou 2010. Para ingresso no 1º ano do Ensino Médio, só podem se inscrever candidatos que estejam frequentando o 9º ano e nascidos em 2003, 2004, 2005 ou 2006.

    A inscrição é a primeira fase do concurso de seleção. Os candidatos que tiverem as inscrições homologadas ainda precisam realizar uma prova classificatória com questões objetivas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e História.

    Além disso, o candidato também precisa produzir uma redação. O edital com as regras do processo seletivo e o conteúdo das provas pode ser consultado aqui no site do colégio.

    As provas serão aplicadas no dia 10 de novembro para os candidatos que concorrem a uma vaga no Ensino Médio e no dia 24 de novembro para o Ensino Fundamental. Para os aprovados, a primeira chamada para realização das matrículas vai ocorrer no dia 17 de dezembro. No ano passado, quando passou a funcionar em Maringá, o Colégio da Polícia Militar recebeu 800 inscrições para 150 vagas.

    Entenda como funciona o Colégio da Polícia Militar

    Neste ano, o Colégio Estadual João XXIII, que fica na Avenida Monteiro Lobato, passou a ser um Colégio da Polícia Militar. O decreto que institui a criação da instituição foi assinado pela ex-governadora Cida Borghetti.

    “A diferença é que o colégio é gerido por policiais militares e a gente utiliza a filosofia policial dentro do ensino. A gente faz uma gestão voltada para a disciplina do aluno”, explica a Chefe da Divisão de Ensino, tenente Kelly Cristina Camargo Chagas.

    A carga horária do Colégio Militar também é diferente dos outros colégios da rede pública. No Ensino Médio são seis aulas por dia, o que totaliza 30 aulas semanais. No Ensino Fundamental, a carga horária é a mesma das outras instituições com 5 aulas semanais.

    As disciplinas comuns são ministradas por professores contratados pelo Estado e as específicas como Instrução Cívico Militar, obrigatória para estudantes do 6º ano ao 1º ano, são ministradas por policiais.

    A Chefe da Divisão de Ensino explica que o colégio não funciona em período integral. No entanto, os alunos podem fazer atividades extra-curriculares no contraturno. A instituição oferece aulas de música, balé e esportes como karatê, futebol e vôlei. Também são ofertadas aulas de Francês, Inglês e Espanhol.

    Atualmente, o colégio tem 850 alunos matriculados. O Colégio Militar atende do 9º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio no período da manhã e do 6º ano até o 8º ano no período da tarde.

    Comentários estão fechados.