Guia turístico Genebra – Suíça

Por: - 21 de abril de 2022
Cidade de Genebra, na Suíça / Foto: Mundi

Conheça os melhores lugares para visitar em Genebra, na Suíça.
Foto: Mundi

Hoje começamos nosso roteiro de Genebra, onde utilizei o sistema público de transporte mais incrível e pontual que já andei. Na chegada ao Hotel NH Airport Genebra, durante o check-in, recebi um cartão, com meu nome, data de chegada e saída e perguntei o que era, e fui prontamente respondido em português, pelo meu amigo Batista, recepcionista do hotel, onde explicou a finalidade do cartão e sua maneira de utilização, inclusive com a indicação de baixar o APP do transporte, que funciona muito bem e não necessita de internet para conexão.

Em Genebra, o governo municipal oferece para os turistas, o benefício gratuito do transporte público, que contempla os ônibus urbanos e bondes elétricos, que atendem todos os cantinhos dessa grande cidade, um benefício muito interessante, pois a facilidade de não precisar comprar o passe, facilita muito o dia a dia por lá.

Nesse primeiro momento, deixando o hotel, caminhei poucos minutos até a estação mais próxima, onde embarquei no Bonde N. 18, que foi direto para Estação de Cornavin, onde podemos embarcar em trens que vão para França e todos os cantos da Suíça, além dos ônibus que percorrem a cidade. Nessa parada, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente minha amiga Lilia, guia de turismo que preparou com muitos detalhes todo o meu roteiro e me acompanhou pela cidade nesse primeiro dia. Dali, partimos para Genebra Internacional, bairro nobre da cidade, onde estão as Missões Internacionais de diversos países e 02 órgãos internacionais importantíssimos em nossa história e até hoje, fazem parte de nossas vidas: ONU e Cruz Vermelha.

Foto: Arquivo pessoal

Seguindo nosso roteiro, fomos a região central de Genebra, onde começamos a visitar as margens do Lago Léman, que corta a cidade e impressiona pela limpeza de suas águas geladas. De suas margens, em dias de Sol, é possível avistar montanhas nevadas, entre elas Mont Blanc, uma das mais importantes da Europa. Nessa caminhada, cruzamos por pontos muito importantes da cidade, como o Relógio das Flores e lojas de grife, que estão espalhadas por todo canto, além das relojoarias, como a Omega, Rolex, entre outras. As margens do lago me chamou atenção um grande chafariz, uma curiosidade naquele ponto do passeio, e ele é o Jet d’Eau, um dos mais famosos marcos da cidade e também uma das maiores fontes do Mundo, com 140 metros de altura e uma iluminação especial durante a noite.

Foto: Adobe Stock

Nas margens do lago, aproveitamos para um breve café, pois ainda temos muito o que conhecer.

Seguindo para a cidade velha, passeamos pelas pequenas ruas pavimentadas que contam sua história através de suas praças, prédios históricos do século XVI e museus. Em seguida, vamos a região universitária, onde uma das obras mais impressionantes é o Muros dos Reformadores, com cerca de 100 metros de comprimento e 5 metros de altura, uma das mais lindas obras a céu aberto que já tive oportunidade de conhecer, pois além de sua beleza, é também uma homenagem a Reforma Protestante do século XVI, que teve grande influência em Genebra, onde João Calvino morou nessa época, até a sua morte em 1.564.

Foto: Arquivo pessoal

No fim de tarde, após alguns quilômetros caminhando por toda a cidade, voltamos ao Lago Léman, onde fomos ao La Buvette des Bains des Paquis, provar um dos mais tradicionais e típicos Fondue da cidade. Na chegada é meio estranho, tudo muito simples, onde dividimos as mesas com 10, 12 pessoas e os pedidos, são feitos fora do restaurante, algo diferente do que estamos acostumados. Mas depois da compra e escolha dos acompanhamentos, a experiência vale muito a pena, o queijo é maravilhoso, 01 porção serve 02 pessoas, o pão artesanal, cascudinho, o picles de cebola e pepino, além de pequenas batatas cozidas, completam o cardápio único e muito saboroso.

Foto: Arquivo pessoal

Na saída, já de noite e com muito frio, me surpreendeu no lago, muitas pessoas aproveitando o fim do dia e nadando, como se fosse um dia de verão e muito calor. Era início da primavera, o dia teve muito sol, então, momento do ano onde já começam a curtir o lago após o pôr do Sol.

Outro local muito bom para passear a noite é Carouge, bairro boêmio de inspirações italianas, onde bares e restaurantes ficam até tarde abertos, com bons drinks, cervejas e variedades de comidas. Fácil acesso de bonde saindo do centro e bons preços, lembrando que tudo em Genebra é bem caro. Hoje foi apenas o primeiro dia, 21 Km percorridos e muito aprendizado. Na próxima semana visitamos outras cidades na região do lago Léman, com centenas de quilômetros de boas histórias e muita gastronomia. Até lá.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.