Guia turístico de Puerto Iguazu – Argentina

Por: - 10 de março de 2022
Foto: Puerto Iguazu / Facebook
Foto: Puerto Iguazu / Facebook

Falar de turismo não é fácil, contudo é gratificante falar das experiências, dar dicas de viagens com sugestões de pontos turístico e/ou lugares inusitados para visitar. Como somos movidos a desafios, o que nos impulsiona é procurar mostrar um pouco do que sentimos com nossos roteiros, sonhos e destinos.

Como escolher uma primeira viagem para tentar transportar todos até lá? Sentir os sabores, os aromas, a liberdade do local… Sempre falo que Foz do Iguaçu é o melhor destino que já conheci. Mesmo visitando todo o país, de ponta a ponta, com longas viagens de carro (sim, Fortaleza é bem longe), ou de avião, onde o destino no Brasil mais longo de chegar foi São Luís, mas por lá, os dias foram incríveis.

Além disso, as experiências internacionais, quantas já tive oportunidade de vivenciar: Argentina, Chile, EUA, França, Rússia, entre muitas e, em breve a Suíça, com detalhes exclusivos aqui na coluna.

E agora, vamos falar do que? Roteiros rodoviários, onde vamos de carro, pequenas viagens, curtir a estrada, tiro curto, como gosto de falar. Ou algo mais elaborado, vários dias: um, dois, três países na mesma viagem. Podemos preparar algo para cada gosto e bolso, pois muitas vezes, uma viagem pode ser baratinha, mas também os custos podem extrapolar aquilo que pensamos gastar.

Vamos começar essa coluna juntos, falando de assuntos que nos deixam felizes, como viajar pertinho de carro, ou para o outro lado do mundo, onde experiências podem ser surpreendentes. Embarque nessa jornada comigo, e toda semana, vamos falar de viagem: com gastronomia, passeios, hotéis, tudo o que envolve esse universo, tão saboroso que é viajar.

Conto com vocês, e vamos iniciar com uma viagem fácil, mas que também pode ser uma experiência internacional, que á a costa oeste do Paraná.

Saindo de carro de Maringá, são cinco horas até Foz do Iguaçu, onde você poderá ir com seu próprio carro ou alugar um nas diversas opções de locadoras que temos na cidade. Chegando lá, não pense apenas nas compras no Paraguai, pois a região é bem mais que isso: Temos o Parque da Aves, o Parque Nacional do Iguaçu, Itaipu que é grandiosa e espetacular, tanto de dia quanto de noite.

Mas nosso destino final fica a alguns quilômetros à frente, especificamente na Argentina, na cidade de Puerto Iguazu, que reserva hotéis de selva maravilhosos e restaurantes fantásticos. Chegando na fronteira, temos que estar atentos aos documentos pessoais, como RG ou passaporte, além da carteirinha de vacinação, que está sendo pedida em muitos destinos. Após liberada a entrada, se inicia uma escolha injusta, pois são tantas opções para almoços e jantares que, se ficar apenas um dia, não se conhecerá quase nada.

Mas vamos começar pela hospedagem, onde gosto de ficar e sempre recomendo: Loi Suítes Iguazu, uma das opções de selva no destino. Situa-se em meio a mata, com fácil acesso e com apartamentos amplos e muito confortáveis. No complexo do hotel, todos os apartamentos têm vista para mata, com ou sem varanda, quartos com camas grandes, enxoval de primeira qualidade e as piscinas são lindas, sempre um momento especial para curtir. Além disso, seu café da manhã é fantástico, com produtos regionais e muito sabor, com um visual incrível.

Foto: Loi Suites Iguaçu / Divulgação

Para quem não quer sair, recomendo o Tiki Bar, à beira da piscina, e o restaurante Naipi, a la carte, com pratos maravilhosos. Mas não temos como ir até lá e ficar apenas nos hotéis, sem curtir os bares e restaurantes da cidade. Para o happy hour ou jantar, a sugestão do momento é o Bar da Patagônia, com diversas opções de porções, sanduíches e pizzas, todos acompanhados de deliciosos Chopps da casa.

Para o dia, o passeio ao Parque Nacional do Iguazu precisa ser vivido – é um dos lugares mais incríveis que já visitei – e a caminhada na mata por suas passarelas, até chegar a queda principal, a Garganta del Diablo, com sua energia contagiante, é simplesmente divino.

Foto: Parque Nacional do Iguazu / Trip Advisor

Outro local para passar bons momentos, é a Feirinha pública de Puerto Iguazu, onde se come produtos regionais, queijos, embutidos e se degusta os vinhos argentinos que, para o meu paladar, estão entre os melhores do Mundo.

Feirinha de Puerto Iguazu / Trip Advisor

Já que falamos em vinhos, as lojas especializadas são fantásticas, com imensa variedade, bons preços e pessoas que está ali para ajudar na escolha, na harmonização e nas histórias, pois cada vinho tem o seu momento especial para ser apreciado. Ali, gosto muito da Bodega Caminos, onde vende-se apenas vinhos argentinos de todas as regiões, e meu amigo Pablo, explica com detalhes as origens e sabores de cada um, com atenção sem igual, mas, sobre vinhos argentinos, voltamos a falar em breve, em nova viagem para Mendoza.

Foto: Bodega Caminos / Instagram

Seguindo falando de gastronomia, os restaurantes são um caso à parte: o Surubim do Acqua, a Parrilla do La Rueda, são pratos que todos deveriam provar, pois seus sabores são incríveis. Após duas ou três noites, e todas essas experiências, já podemos voltar renovados e começar a preparar nosso novo destino.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.