Vacinação contra gripe e sarampo terá início nesta segunda-feira

Primeiramente serão vacinados trabalhadores da saúde e pessoas com mais de 60 anos.

  • Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira (04), em Maringá, para pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A vacina contra o sarampo também estará disponível para os trabalhadores da saúde que ainda não completaram o calendário vacinal com a 1ª e 2ª dose.
     
    Na sequência, serão vacinadas contra a gripe crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores de ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
     

    Após a finalização desses grupos, a vacina será disponibilizada para o restante da população. O ′Dia D′ de vacinação, tanto para gripe, quanto sarampo, ocorre em 30 de abril, com cronograma de aplicação a ser definido.

     

    A campanha de vacinação contra a influenza vai até o dia 3 de junho. Confira neste link o cronograma da vacinação que terá início nesta seguda-feira (04).

     
    Tanto a vacina contra o sarampo, quanto contra a influenza podem ser aplicadas simultaneamente com as doses contra Covid-9.

    Importância da vacinação

    Ao se vacinar, a chance de uma pessoa se contaminar, seja com gripe ou cocid-19, diminui muito. A vacina “ensina” o organismo a reconhecer o vírus e a se defender dele. As pessoas que se vacinaram e mesmo assim contraíram o vírus têm uma chance mínima de complicações e de evoluir para óbito.

    Além de proteger o próprio organismo, tomar vacina é um ato de amor ao próximo, de proteger indiretamente amigos, famíliares e semelhantes.

    O sarampo é uma doença infecciosa contagiosa, que pode ser grave e até mesmo lvar ao óbito. Tende a infectar mais crianças do que adultos, e a vacina é o único meio de impedir que a doença se espalhe.

    A vacina contra o sarampo é aplicada em duas doses, em pessoas até os 29 anos que não receberam. O indicado é que tomem as duas doses ainda na infância, aos 12 e depois aos 15 meses. A partir dos 30 anos a dose é única, e pode ser aplicada até os 59 anos.

    Comentários estão fechados.