Disfunções sexuais II, ejaculação prematura 

Por: - 28 de outubro de 2021

Na matéria anterior, falamos sobre disfunções sexuais e o quanto ainda existem dúvidas sobre esse tema. Resolvi, portanto, contribuir um pouco mais com esclarecimentos acerca dessa problemática. Não poderia, como terapeuta sexual, abandonar vocês! 

É importante para ambos os cônjuges compreenderem os fatores que corroboram as disfunções sexuais, afinal um poderá ajudar o outro e a relação se tornará mais saudável e a cumplicidade fluirá.

Biológica e culturalmente, o homem acredita que, em qualquer idade, ele precisa ter um desempenho irrepreensível na relação sexual, ou seja, sua ereção precisa acontecer a todo momento que ele desejar e sempre com a maior duração possível. Por conseguinte, após atingir o orgasmo, uma nova ereção terá que ser mais rápida para que um segundo orgasmo aconteça. Esse é o padrão comportamental mais comum com o qual um homem se sente sexualmente seguro. 

O fato é que essas autocobranças geram (nos homens) outras ansiedades as quais são força motriz para a chamada “ejaculação precoce” (ejaculação rápida), a qual contribui para o sintoma de disfunção erétil ou impotência sexual.  Esse cenário coexiste com o fato de que as mulheres estão cada vez mais à vontade com sua própria sexualidade (mais liberais), o que lhes permite a obtenção de mais prazer (mais orgasmos). Quando o homem aprender a se libertar da ansiedade com o tempo da ejaculação, viverá normal, sadia e prazerosamente a sua sexualidade. 

Algumas informações sobre a ejaculação se fazem necessárias. 

Ejaculação precoce ou prematura 

 É a ocorrência persistente ou recorrente de ejaculação com estimulação sexual mínima, ou seja, ocorre antes ou pouco tempo após a penetração e antes que o homem o deseje (geralmente inferior a 1 a 3 minutos).  Trata-se de uma ejaculação que ocorre de uma forma “antecipada ou mais rápida” que o desejável pelo homem.

Ejaculação precoce situacional ou variável

Ejacular rápido, às vezes, é normal e isso pode acontecer pelo nervosismo de se encontrar em um novo relacionamento ou após um longo período sem sexo. Além disso, o homem também pode vivenciar uma variação de tempo em atingir o orgasmo. A ejaculação precoce é, portanto, um distúrbio apenas quando são frequentes.

Ejaculação precoce primária

Acontece no início da vida sexual; o homem passa por isso desde a primeira relação sexual e não consegue controlar o coito.

Ejaculação precoce adquirida

É uma das mais comuns. Caracteriza-se pelo fato de o problema surgir em um determinado momento da vida sexual do homem, ou seja, ele não apresentava essa disfunção em um momento anterior.   A ejaculação precoce pode aparecer de forma gradual ou abrupta.

Ejaculação precoce subjetiva 

 O homem até consegue passar o tempo de um minuto para ejacular, porém, a relação sexual é insatisfatória. Além disso, gera angústia e frustração de encerrar o coito antes do esperado.

Mas, por que tudo isso acontece? Não existe uma ÚNICA resposta, pois a essa disfunção sexual pode relacionar-se a vários fatores, sejam eles físicos, psicológicos ou genéticos. Ah, e nem todas as causas estão, necessariamente, relacionadas ao sexo.

Alguns fatores psicológicos:

Questões emocionais ou transtornos psiquiátricos (depressão, ansiedade, entre outros);

Experiências sexuais ou amorosas frustradas, ou malsucedidas;

Abuso sexual;

Problemas no relacionamento com a parceira;

Preocupação excessiva, estresse e sentimento de culpa;

Medo ou insegurança de não conseguir satisfazer a parceira, ou parceiro.

Alguns fatores físicos:

Disfunção erétil;

Doença da próstata;

Inflamação e infecção da próstata ou uretra;

Hipersensibilidade na zona peniana;

Disfunção hormonal, problemas na tireoide, doenças;

Doenças genéticas ou hereditárias.

A questão crucial é: Como tratar a ejaculação precoce, afinal?

O diagnóstico, realizado por um profissional da área, apontará os caminhos necessários para o tratamento adequado. Por exemplo, se for um fator emocional, o auxílio de um terapeuta é necessário; esse profissional ajudará o homem/paciente a compreender o que é a ejaculação precoce e como melhor lidar com ela. 

Por certo, sessões também auxiliarão em uma série de questões, as quais ajudarão no desenvolvimento de técnicas de retardamento da ejaculação e outros procedimentos. Isso acontece porque uma mente saudável conduz o indivíduo a mudanças no comportamento. 

Como terapeuta sexual sempre lembro meus pacientes a importância do cuidado mental, uma vez que para lograr êxito nas relações sexuais e amorosas, técnicas de respiração, por exemplo, auxiliam (e muito) no desempenho sexual. Meu papel é, ainda, resgatar a autoestima do meu paciente. É claro que outros procedimentos também são válidos e importantes… mas isso fica para outra conversa ou quem sabe para uma sessão (um papo entre mim e você, caso precise).

Na próxima matéria, nosso bate papo será sobre o Vaginismo e a importância da união do casal para o êxito do tratamento.

Beijos e até mais.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.