O que é Anorgasmia e como tratar esse transtorno

Por: - 19 de agosto de 2021

A anorgasmia é uma disfunção que causa dificuldade ou incapacidade de se atingir o orgasmo e essa inibição pode ser recorrente ou persistente. A pessoa não consegue sentir o ponto máximo de prazer, durante uma relação sexual, mesmo que haja fatores como lubrificação, intensidade, estimulação sexual considerada normal e até ejaculação. Como consequência, a pessoa tem uma diminuição do desejo sexual devido à frustração, portanto evita a relação sexual. A anorgasmia não acontece caso a pessoa seja capaz de chegar ao orgasmo por meio da masturbação.

Esse problema atinge ambos os sexos, mas é a disfunção sexual mais comum entre as mulheres, somada à falta de desejo. Algumas causas possíveis se destacam: 

Causas psicológicas- como abuso sexual, organização familiar desestruturada, histórico de desrespeito e traições na família, doenças mentais, como depressão ou até mesmo a necessidade muito grande de controle. 

Causas emocionais- educação sexual religiosa, ausência de educação sexual, não conhecimento do próprio corpo, vergonha e timidez no sexo. 

Causas externas- parceiro com ejaculação precoce, abuso de álcool, drogas/psicotrópicos ou anatomia do corpo que facilita a anorgasmia.

Tipos de anorgasmia:

De cunho primário- é quando a mulher apresenta a disfunção desde suas primeiras relações sexuais.

De cunho secundário: acontece nos casos em que a mulher já havia conseguido orgasmos, mas, por algum motivo, passa a não os ter mais.

Situacional: ocorre quando a anorgasmia acontece em determinadas situações ou com determinados parceiros.

Generalizada: quando a disfunção acontece sempre, ou seja, independentemente da situação.

Em todos os casos, é necessário que a mulher passe por um diagnóstico de um profissional na área da saúde sexual o qual poderá indicar: terapia sexual de casal ou individual a fim de identificar o que causa tal bloqueio no momento do contato íntimo, ajudar o paciente a conhecer o próprio corpo com uma educação sexual e outros encaminhamentos. Tudo isso com o objetivo de encontrar soluções para que o problema seja superado.

O acompanhamento com um terapeuta sexual é imprescindível nos casos de anorgasmia, uma vez que esse distúrbio pode ser de cunho psicológico causado por traumas decorrentes de abusos, inibição em relação ao sexo decorrente da timidez, da insegurança ou de uma educação sexual baseada em tabus. 

Acima de tudo, devemos entender que as questões sexuais não são avaliadas com regularidade por muitos profissionais da área da saúde. Você pode e deve, no entanto, considerar de muita importância seu prazer, pois ele é único e seu! Só você consegue mensurar a relevância dele.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.