Tudo que você queria saber e tinha vergonha de perguntar

Por: - 29 de julho de 2021

Curiosidades sobre Sêmen

Busquei algumas curiosidades sobre o sêmen, não para convencer ninguém a nada, afinal, essa decisão é só sua. Minha intenção, de fato, é esclarecer alguns mitos sobre o esperma e, claro, apresentar mais algumas informações.

Preparem-se, pois, nessa minha busca, encontrei “cositas” surpreendentes!

Volume de uma ejaculação

Acerca da quantidade de esperma que é liberada durante a ejaculação, já adianto que equivale a uma colher de chá (de verdade, quando li isso, pensei “ah, não é só isso!”, rs) e o volume depende do grau de excitação e da frequência ejaculatória, mas oscila entre 1,5 ml e 5 ml.

Composição do sêmen

Os espermatozoides representam 5% a 10% do volume total do que é ejaculado. O restante é composto por aminoácidos, frutose, enzimas, vitaminas, ferro e zinco.

Uma colher de chá – aproximadamente 5g – tem cerca de 20 calorias, provenientes, principalmente, das proteínas que compõem o fluído (opa! falou em proteína sei de muita gente que já vai mudar de ideia!).

Gruda feito cola

Você já deve ter notado, com certeza, que o sêmen é bem pegajoso, certo?

Percebeu, ainda, o fato de que quando molhamos o sêmen com o intuito de limpá-lo, parece que ele fica mais grudento. Isso, claro, também tem uma explicação. 

Essa textura “grudenta” é o que protege os espermatozoides, permitindo-lhes a sua fixação por mais tempo no colo do útero, o que facilita a fecundação do óvulo. Em contato com a água, o sêmen sofre uma reação química, por isso a maior viscosidade. É melhor, portanto, retirá-lo antes com um papel e só depois lavá-lo.

Sêmen usado como tinta?

Eis uma grandíssima curiosidade!

Durante a Primeira Guerra Mundial, ele funcionou como tinta invisível usada para escrever cartas. O fluído não reagia aos principais métodos de detecção e, além disso, claro, era facilmente obtido. A ideia foi dos membros do serviço de inteligência do Reino Unido.

Ademais, o pintor alemão Martin Von Ostrowski, usa sêmen como pigmento para as pinturas.

Clareador Dental

O sêmen como clareador dental? A respeito desse “benefício”, vale a pena citar a informação dos pesquisadores da Universidade de Cambridge, os quais afirmam que os níveis de clareamento dental feito com sêmen são similares aos atingidos com o uso de peróxido de carbamida- o mesmo usado em tratamentos profissionais.

Anti-idade e rejuvenescedor para a pele

O sêmen possui excelente propriedade como emulsão facial firmadora. Segundo a Dra. Mary Jonathan Richmann, PhD em Tonificação Bucomaxilofacial, isso se deve ao seu elevado nível de dimetilaminoetanol (DMAE) – substância presente em diversos cremes anti-idade.

Então, na dúvida, já sabe o que fazer com ele, né?

Gravidez

Sobre o sêmen e a gravidez, há diversas curiosidades.

Diminua o sexo oral

Muitos homens vão querer me matar por fornecer essa informação aqui, mas se o casal estiver tentando engravidar, o sexo oral deve ser diminuído. A saliva é uma enzima digestiva que, em contato com o sêmen, vai impactar na qualidade do líquido, ela (a saliva) simplesmente altera seu pH. Por isso, homens que apresentam algum problema seminal podem ver a chance de reprodução diminuir ao receberem sexo oral antes da penetração.

Testículos e calor não combinam

A temperatura dos testículos é cerca de 2 a 4ºC a menos do que o resto do corpo e essa é a condição ideal para que sejam produzidos espermatozoides saudáveis e em quantidade adequada. Por conta disso, a infertilidade está associada, diversas vezes, ao aumento da temperatura dos testículos.

Homens que trabalham expostos a altas temperaturas ou, simplesmente, aqueles que usam o notebook no colo frequentemente podem ser prejudicados.

ATENÇÃO!

O sêmen pode conter diversos vírus como HIV e Hepatite, por exemplo. É sempre importante lembrar que basta o contato com ele para que uma doença seja, muitas vezes, transmitida. Se você estiver com qualquer ferimento na boca, então, tenha certeza de que o risco de contrair alguma DST é ainda maior.

Por isso, lembre-se sempre de se prevenir. Camisinha deve ser usada também durante o sexo oral. Claro que quando já estamos com a pessoa há certo tempo, em um relacionamento mais sério e duradouro, a tendência é não usarmos o preservativo. Isso é natural. Assim mesmo, o cuidado é importante!

O casal deve fazer exames periódicos e isso, sinceramente, não é desconfiar do outro.

Para mim, isso é ter respeito com a pessoa parceira, uma vez que podemos estar infectados por uma doença e não termos ciência disso. Afinal, possivelmente, pode ter havido vida sexual ativa antes dessa pessoa atual, não?

Gostou? Acompanhe nossos posts semanais.

 

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.