Como a andropausa afeta a vida sexual masculina

Por: - 22 de julho de 2021

A diminuição de hormônios sexuais, conhecida nas mulheres como menopausa, sobre a qual muito se fala, também acontece nos homens, sendo chamada de andropausa. Infelizmente não é tão conhecida e pouco se aborda a queda na produção dos hormônios androgênicos, como a testosterona. Esse é um processo natural que acontece quando os homens envelhecem; tal fenômeno, muitas vezes, não é percebido por eles.

Esta situação não leva à falência da condição reprodutora masculina, como ocorre nas mulheres. Entretanto, ela é acompanhada de diferentes outros sintomas que podem afetar a qualidade de vida dos homens e geralmente se manifesta a partir dos 40 ou 50 anos.

Como a Andropausa afeta a vida sexual dos homens?

Uma vez que os níveis de testosterona não estão adequados, os homens podem ser acometidos, dentre outros sintomas, pela diminuição da libido, pela ejaculação retardada, pela diminuição do número de ereções e até mesmo pela disfunção erétil (dificuldade em alcançar e manter a ereção do pênis para garantir uma penetração satisfatória). Isso ocorre porque além de ativar o desejo sexual, a testosterona é responsável por estimular as reações químicas necessárias para que ocorra uma ereção. Com níveis muito baixos, toda a dinâmica do corpo se altera. 

Mas afinal, o que está relacionado a essa queda de testosterona? 

Embora seja natural com o decorrer dos anos, alterações endócrinas podem ser uma das causas, mas temos que considerar outras possíveis possibilidades fisiológicas a exemplo da obesidade, do estresse, do sedentarismo e da depressão.

Há de se considerar, ainda, que os homens não possuem o hábito de buscarem exames periódicos tal qual as mulheres já fazem – como os exames preventivos. O público masculino padece pelo desconhecimento da andropausa, o que traz como consequências aos casais insatisfações na vida sexual e até mesmo a busca por novos relacionamentos, pois os homens passam a acreditar que a parceira é responsável pela problemática.

Principais sintomas:

Em razão dos hábitos de vida diferenciados, assim como pela evolução do processo de envelhecimento diferente para cada homem, os sintomas da andropausa são diversos na população masculina.

No entanto, podem ser listados alguns sintomas mais comuns:

  • Perda de massa óssea;
  • Perda de massa muscular;
  • Fadiga;
  • Pele seca;
  • Redução de pelos no corpo;
  • Alterações de humor;
  • Perda ou diminuição da libido;
  • Disfunção erétil;
  • Aumento da gordura abdominal;
  • Sensação de perda de energia;
  • Depressão.

 

Se você se identificou com essa matéria, busque auxílio de um profissional, pois com reposições hormonais, certamente, haverá maior qualidade de vida sexual e longevidade.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.