Fisioterapeuta de Maringá integrou staff do Brasil, ouro no vôlei no Mundial Sub-21

Eduardo Ruhling também acompanha o lutador Maurício Shogun, ex-campeão peso meio-pesado do UFC

No dia 23 de junho o Brasil conquistou um resultado histórico no Campeonato Mundial Sub-21 de Vôlei de Praia, realizado na cidade de Udon Thani, Tailândia.

Soberanos na areia, os irmãos gêmeos Renato e Rafael Lima levaram o título masculino. No feminino, a dupla Vitória de Souza e Victoria Lopez (RJ/MS), também garantiram o ouro em um dos jogos mais disputados da competição contra a seleção russa.

O feito duplo teve um gostinho especial para um profissional de Maringá. O fisioterapeuta esportivo Eduardo Ruhling, 32, teve uma atuação de “ouro” ao lado dos técnicos Robson Xavier (masculino) e Marcelo Carvalhaes (feminino) e da comissão técnica brasileira.

“Vê-los brilhar no pódio foi incrível. Lembrei do primeiro dia de convocação, dos 10 dias iniciais de preparação em Saquarema (RJ), dos outros 10 dias de treinamento intensivo, dos objetivos traçados pelos técnicos e de todos os obstáculos superados”, diz Ruhling.

A competição trouxe vários desafios. O longo e desgastante vôo de 44 horas até a Tailândia demandou intervenção específica de recuperação física dos atletas.

O fisioterapeuta lembra que foi preciso um trabalho mais intensivo, momentos antes da final feminina, para controlar a dor no joelho de Vitória.

“O mérito é dos atletas, mas entendo que o trabalho coeso da comissão técnica ajudou a potencializar a performance de cada um deles. Nesse sentido voltei com a sensação de dever cumprido”, destaca Eduardo Ruhling.

Ele mergulhou de cabeça no projeto da Confederação Brasileira de Vôlei de transformar esses jovens e talentosos jogadores em campeões. Em Maringá, ele coordena o grupo SportFisio, especializado em fisioterapia desportiva.

Especialista em Fisioterapia Esportiva e Osteopatia, Eduardo Ruhling conhece na prática as dores dos atletas de alto nível. Ele jogou profissionalmente handebol até os 25 anos, defendendo o time de Maringá, e não esconde o orgulho de ter vestido a camiseta da seleção brasileira em competições internacionais como os Jogos Pan-Americanos de 2005, quando o Brasil chegou à final, mas perdeu para a Argentina.

A vivência como esportista aliado ao conhecimento acadêmico subsidiam a prática profissional de Eduardo Ruhling, que tem no currículo anos de trabalho com esportistas de alto rendimento.

O fisioterapeuta de Maringá prestou assistência aos jogadores da seleção brasileira masculina (adulta e de base) de Handebol por cinco anos. Além disso, acompanha o lutador Maurício Shogun, ex-campeão peso meio-pesado do UFC, bem como atletas de outras modalidades – crossfit, tênis e atletismo, que competem em nível nacional.

Indispensável para o sucesso de esportistas de alto rendimento, a fisioterapia esportiva é igualmente importante para a prevenção de lesões dos atletas amadores e de “final de semana”.

“Certamente que a atividade física é benéfica, mas diferente dos atletas profissionais, estes não têm o conhecimento sobre o corpo, seus movimentos e os mecanismos de prevenção de lesões. Para cada pessoa existe uma orientação diferente de como realizar a atividade física mais adequada. Ao seguir o programa elaborado pelo especialista, o atleta obterá o máximo de benefício da atividade física, com o menor risco possível”, finaliza.

Para conhecer mais sobre o trabalho do fisioterapeuta Eduardo Ruhling acesse o site do grupo SportFisio ou o perfil do Instagram.

Comentários estão fechados.