Como não ficar ofuscado ao dirigir na estrada

Ofuscado
Imagem ilustrativa / Divulgação

Quando se tem a oportunidade de dirigir carros Jeep na estrada, por exemplo, é comum iniciar a viagem de noite, para viajar com tranquilidade e chegar cedo de manhã ao destino escolhido. Mas quem dirige esses carros, como também os motoristas de outro tipo de veículos, podem sofrer ofuscação ao dirigir à noite, embora isso não aconteça somente durante o horário noturno.

É comum que um carro que vem na faixa contrária na estrada, tenha os faróis altos que ofusquem seus olhos na escuridão da noite. Isso pode provocar lacrimejamento, obrigar a piscar os olhos mais frequentemente e, pior ainda, pode provocar a perda momentânea da visão. Isso é conhecido como ‘ofuscamento na estrada’.

O ofuscamento acontece quando batemos de frente com uma fonte luminosa muito potente em uma região com pouca iluminação. Isso provoca a contração máxima da pupila e, desse jeito, a perda momentânea da visão, fazendo que o motorista de carros Jeep ou de veículos compactos ou SUV, dirijam às cegas durante alguns segundos.

ofuscado
Imagem ilustrativa / Divulgação

Ficar ofuscado numa estrada escura

Nas estradas que possuem mão dupla e que estão pouco iluminadas durante a noite, é muito comum ficar ofuscado com os faróis altos dos carros que vem de frente. É necessária muita atenção, porque encontrar de repente com um carro na outra mão que aparece com os faróis altos pode acabar em um acidente, mais ainda se esse ‘encontro’ acontecer dentro de uma curva.

Quanto menor for a iluminação –nem falar em uma estrada sem luz alguma!– maiores as possibilidades de ofuscamento quando um carro surgir com os faróis altos. O controle da velocidade nessa hora é muito importante.

Variação de luzes

Fazer um câmbio de luzes pode representar um grande risco numa estrada durante a noite. Em determinados momentos, justamente pela falta de boa iluminação na estrada, o motorista se vê obrigado a mudar para os faróis de longo alcance. Isso pode afetar negativamente a quem vem de frente na estrada de mão dupla, e até ao carro que circula na nossa frente.

Por esse motivo, independentemente de estar dirigindo carros novos Jeep ou qualquer outro tipo de veículo, não se esqueça de dirigir com as luzes baixas, mais ainda quando estiver circulando dentro de uma curva. Essa ação minimiza os possíveis riscos de um acidente.

Ficar ofuscado em túneis

Tanto ao entrar no túnel quanto na saída, é possível o ofuscamento. Isso não acontece somente durante a noite, muito pelo contrário: o ofuscamento acontece principalmente durante o dia, quando você passa da luz do sol para a luz artificial dentro do túnel.

É obvio que a diferença entre a forte e potente luminosidade dos raios solares e a fraca iluminação artificial dos túneis acaba provocando esse ofuscamento que complica aos motoristas.

Ficar ofuscado pelos reflexos na estrada

É muito comum que, nos dias de sol forte e céu azul límpido, o reflexo da luz nas fachadas dos prédios atrapalhe a visão dos motoristas. Isso também acontece quando o reflexo cai nos vidros de outro carro ou também em poças de água em ruas que não filtram bem a agua: esses reflexos são realmente muito irritantes e podem até provocar um acidente.

Quando há muitos reflexos, é hora de usar o para – sol superior do veículo, para proteger os seus olhos e conseguir manter uma boa visão a sua frente.

 Atenção com os espelhos

Quando você tem carros atrás do seu andando com luzes altas, elas refletem no seu espelho retrovisor, caindo diretamente nos seus olhos. Para evitar isso, é necessário mudar a posição do espelho para evitar que as luzes dos outros carros batam diretamente nos seus olhos através do espelho retrovisor.

Como se proteger do ofuscamento?

  • Use óculos de sol: isso ajuda a evitar que os seus olhos percam visibilidade diante de um ofuscamento na estrada. Contudo, muita atenção, pois devem ser óculos com filtro certificado. Isso é fundamental para manter a sua visão saudável.
  • Saiba como usar o para – sol do seu carro: o para – sol não está ali, no seu carro, só para guardar papéis, documentos ou folhetos de propaganda. Eles foram feitos para proteger os seus olhos quando o sol bate de frente!
  • Mantenha os vidros limpos: além de fazer isso para cuidar o estado do seu carro, é muito importante conservar sempre todos os vidros bem limpos porque, além de manter perfeitamente a visibilidade na estrada, evitará ofuscamentos por causa da poeira.
Últimas vagas de Empregos