Para quem planejava comprar um carro zero-quilômetro em 2020, o impacto da crise econômica agravada pela pandemia do Covid-19 pode ter atrapalhado, e muito. É nesse momento que os carros usados se valorizam e surgem como uma opção atraente, com o mercado atual bastante aquecido, mostrando recuperação em plena dificuldade.
Para fazer a seleção dos três modelos de carros usados que valem a pena comprar foram considerados diversos fatores como a eficiência energética, custos de manutenção e seguro e a depreciação do veículo. A avaliação levou em conta três tipos diferentes de carros usados vendidos como 0 km no começo de 2020.
Vale lembrar que a escolha do veículo é bem pessoal e depende em grande medida das demandas e possibilidades de cada um. De qualquer maneira, existem alguns modelos que vale a pena conferir. Veja abaixo quais foram as opções de carros usados escolhidas que representam uma boa compra.
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Chevrolet Onix
O Onix, carro de entrada da montadora americana, foi lançado em 2014 para substituir o anterior Celta e desde então é o carro mais vendido no Brasil, tendo recebido vários prêmios e distinções na sua categoria (Hatch).
A geração 2020 do Onix está disponibilizada em sete versões, atendendo a diferentes gostos e orçamentos, mas com apenas um motor, o já clássico 1.0 (aspirado ou turbo), de três cilindros, com boa economia de combustível e baixo custo de manutenção mensal sugerida (prevendo troca de óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e substituição do fluido de freio).
O Onix é um carro prático e moderno para andar na cidade, pelo fato de que é fácil de estacionar e possui bastante conforto interno, suspensão mais elevada, maciez ao rodar e boa estabilidade. Além disso, nos últimos anos o modelo teve uma boa modernização, passando a contar com uma central multimídia (myLink) que torna o carro muito mais conectado e inteligente.
Vale lembrar que já que a Chevrolet oferece 3 anos de garantia para o Onix, é muito importante verificar que as revisões tenham sido feitas na concessionária, para que o carro não se desvalorize muito rápido.
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Renault Sandero RS
Para quem curte um esportivo, o Sandero RS é um dos modelos usados ou seminovos mais procurados no Brasil. Lançado em 2015 e desenvolvido pela área de competições Renault Sport, o carro se destaca por contar com um bom espaço interno – o maior da categoria desde a primeira geração –, e uma suspensão bem firme e equilibrada, que garante um rodar macio com boa estabilidade nas curvas mais fechadas e frenagens mais bruscas.
Já o motor 2.0 aspirado responde de maneira imediata, chegando a 100 km por hora em 8 segundos, por causa do câmbio manual de seis marchas e o peso de 1.161 kg.
Se bem o consumo de combustível é um pouco mais alto que outros do segmento, devido à motorização 2.0, o Sandero RS é ainda uma opção prática e viável para quem adora um esportivo para pegar uma estrada e se divertir nos finais de semana.
O acabamento interno é talvez o ponto mais franco: os plásticos rígidos são fonte de ruídos durante o andar. Em termos de equipamentos tecnológicos, o modelo é conectado mas também deixa um pouco a desejar, com uma central multimídia com tela de resolução simples e pequena.
O Renault Sandero RS é fabricado em Curitiba e oferece uma manutenção mais em conta do que outros da mesma categoria, assim como baixo valor do seguro e, principalmente, das revisões agendadas a cada 10000 km. Além disso, suas peças são fáceis de encontrar por valores razoáveis nas concessionárias e redes autorizadas.
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Jeep Renegade
Lançado no Brasil em 2015, o Jeep Renegade ganhou o coração dos brasileiros, sendo atualmente o SUV líder de mercado, o que o faz com que o modelo seja muito procurado entre os usados e seminovos, com boas ofertas em todas as versões.
Além do ostentoso visual exterior, que impressiona qualquer um, o modelo da marca americana é uma referência em espaço interno (assentos largos e com boa ergonomia!), desempenho e economia para o uso urbano, com um consumo adequado para a categoria.
O SUV apresenta boa dirigibilidade, com boa estabilidade, direção macia e conectividade, com uma central multimídia Uconnect, com espelhamento para Android e Apple. O ponto negativo talvez fica por conta do porta-malas, com capacidade para apenas 320 litros, menor do que a de muitos concorrentes.
Vale lembrar que na versão com motor turbodiesel, o Jeep Renegade somente demanda três visitas à concessionária até os 60 mil km, o que torna a opção bem mais vantajosa do que as outras, que somam muitas mais revisões.
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