Tecnologia: veja como alguns serviços e aplicativos revolucionaram o mercado

O Maringá Post fez uma lista com aplicativos e serviços que nasceram para facilitar as nossas vidas e viraram o mercado de cabeça para baixo

Quase não nos damos conta, mas de uma hora para outra praticamente tudo se tornou digital. A tecnologia chegou e as gerações acostumadas a datilografar e procurar informações nas bibliotecas hoje dominam os computadores e utilizam o Google como principal serviço de busca.

O processo pode até ter sido penoso no começo, mas atualmente chega a ser difícil se lembrar de como as coisas funcionavam em um universo totalmente analógico.

São tantos serviços disponíveis que às vezes nem percebemos seu poder e como eles realmente revolucionaram o mercado. Com a chegada dos smartphones e da tecnologia para os dispositivos móveis, o mundo migrou do caminho offline para o online e não há mais volta.

Pensando nisso, o Maringá Post fez uma lista com aplicativos e serviços que nasceram para facilitar as nossas vidas e viraram o mercado de cabeça para baixo. Confira:

Games – Pokémon GO

Os jogos virtuais deram um salto impressionante se compararmos com as últimas décadas.

Acostumados a consoles menos sofisticados e com pouca interação, os gamers vibraram e muito com a chegada dos gráficos ultrarrealistas, da melhora na usabilidade e da implantação da realidade virtual e aumentada para os videogames em aplicativos móveis, que explodiu com a chegada de Pokémon Go.

A aplicação, lançada no ano de 2016, inovou ao mesclar a computação gráfica com o mundo real. O game fez um sucesso tremendo e logo se tornou um fenômeno mundial.

Para se ter uma ideia, centenas de jogadores quase pararam o Central Park, nos Estados Unidos, na busca de um Vaporeon, um dos Pokémon mais raros do game na época.

A princípio tudo pode parecer um tanto quanto exagerado. Mas a ideia de misturar a realidade com um universo paralelo já está presente em nossa sociedade e tudo indica que os próximos passos serão ainda maiores do que apenas um jogo com monstrinhos famosos.

Geolocalização – Waze

Antes de sair de casa, seja qual for o destino, praticamente todos os motoristas calculam a rota e o tempo do percurso com o auxílio de algum mapa digital. O processo, que já virou uma rotina, parecia algo inimaginável há alguns anos, mas hoje é uma realidade graças a aplicações como o Waze.

A empresa, lançada em 2008, teve a brilhante ideia de utilizar sua plataforma como uma verdadeira rede social. Além da tecnologia por GPS, os usuários também poderiam compartilhar as suas experiências durante o trajeto, avisando sobre engarrafamentos, radares, problemas na via, dentre outras coisas.

A ideia deu tão certo que o Google, mesmo tendo o seu próprio mapeamento de trânsito, comprou a empresa em 2013 pelo valor de US$ 1,3 bilhão.

Transporte – Uber

Não possuir um carro antigamente significava ter que depender apenas do transporte público ou do serviço de táxi. A mobilidade era bem mais restrita e a população não tinha opção a não ser aceitar.

Percebendo uma oportunidade de mercado, algumas empresas então surgiram com o propósito de revolucionar esse cenário. Nascia também o Uber, gigante do mercado de transporte privado.

O serviço, que chegou ao Brasil em 2014, passou por diversas fazes turbulentas até ser legalmente regularizado no país. No princípio houve uma revolta generalizada por conta dos taxistas, que passaram a reclamar da concorrência que oferecia um serviço e preço muito mais acessível.

Depois de muita discussão, o aplicativo foi liberado e hoje conta até com um espaço de serviço específico para a categoria táxi em algumas cidades.

Leitura – Audiobooks

A tecnologia também aprimorou a forma como consumimos um livro e tornou a leitura muito mais dinâmica e inclusiva. Graças a um serviço disponibilizado em diversos aplicativos, as pessoas agora podem ouvir as suas histórias favoritas em dispositivos móveis.

Os audiolivros são realidade já há alguns anos e facilitam a vida daqueles que querem ler, mas não têm tempo para sentar e virar as folhas de um objeto físico. Com a história narrada, os leitores agora têm a oportunidade de viver uma nova experiência e acabam virando expectadores de um universo mágico.

E o catálogo é feito para todos os gostos. É praticamente possível encontrar qualquer obra já publicada impressa no formato digital, como audiobooks de esportes, romances, comédias, clássicos, dramas e biografias, dentre tantos outros gêneros de sucesso.

Comentários estão fechados.