Soluções Industriais apresenta 4 dicas para tornar o home office produtivo

Trabalhar em casa não significa que você deve seguir uma rotina contínua de trabalho. Na verdade, fazer pequenas pausas durante o expediente é fundamental

O home office é uma prática de trabalho que cresceu muito nos últimos anos. Aliás, com a pandemia da Covid-19, ele se tornou fundamental para reduzir os índices de contágio e, principalmente, seguir as recomendações dos órgãos de saúde. 

Além disso, é importante ressaltar que manter o isolamento social é uma das melhores alternativas para contribuir com a redução do número de casos e, consequentemente, assegurar a saúde e o bem-estar da população em geral. 

Embora o home office seja uma modalidade crescente no Brasil – de acordo com o IBGE, em 2018 foram mais de 3 milhões de profissionais em trabalho remoto – muitas pessoas ainda não são adeptas a modalidade e, nesse momento, precisam se adaptar.

Até mesmo as empresas que atuam com atividades operacionais, como indústrias de relé de proteção, entre outras, estão migrando o máximo de departamentos para o home office.

Contudo, durante esse processo, dúvidas como a seguinte podem surgir: como manter a produtividade no home office?

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te mostrar algumas dicas simples para ser produtivo em trabalho remoto. Continue lendo!

1. Estabeleça um local de trabalho

O primeiro passo para tornar o home office produtivo é definir um local de trabalho. Afinal, quando estamos em casa, o conforto e a comodidade podem ser grandes desafios. Por isso, é importante criar regras.

Dessa forma, monte um cantinho para desenvolver as suas atividades, um lugar que lembre o escritório, que seja calmo, confortável e, principalmente, silencioso. Além do mais, é fundamental contar com itens que você precisa para o expediente. 

Por exemplo: vamos imaginar um e-commerce de SPDA para raio. Para realizar as vendas online, é preciso contar com um computador, internet e um local de trabalho. Então, isso vale, inclusive, para o seu segmento. 

2. Não use pijamas no home office

Sim! Usar pijamas no home office é tentador. No entanto, o cérebro associa as peças com momentos de descanso e isso pode influenciar negativamente a sua produtividade. Nesse sentido, utilize roupas confortáveis, mas trajes que você usaria no trabalho. 

Nesse momento, o ideal é manter a mesma rotina corporativa. Então, invista em peças mais leves, que você se sinta confortável e que lembre o escritório. É importante lembrar que a qualquer momento pode acontecer uma videoconferência. 

3. Faça pequenas pausas durante o expediente

Trabalhar em casa não significa que você deve seguir uma rotina contínua de trabalho. Na verdade, fazer pequenas pausas durante o expediente é fundamental para manter a concentração e a produtividade. 

Portanto, já que você está trabalhando em casa, separe 10 minutos do seu dia para descansar. Brinque com a família, com o PET, converse com as pessoas, beba água e consulte as suas redes sociais.

Dispense qualquer demais atividades, como alugar gerador de energia para sua residência, ou resolver outros problemas que podem te distrair durante o dia.

Essa é uma ótima alternativa para se alongar, ler um artigo interessante ou assistir um vídeo na internet – desde que tudo esteja no planejamento. 

4. Respeite o seu horário de trabalho

Por fim, é importante mencionar que é muito simples se perder com os horários durante o home office.

Por isso, é necessário estabelecer um período de trabalho. Converse com o seu supervisor e analise qual o melhor horário para executar as suas atividades. 

Além do mais, muitos profissionais deixam de almoçar ou até trabalham mais do que deveriam quando estão em casa. Sendo assim, respeite os seus limites e cumpra os seus horários corretamente.

E você, o que tem feito para manter a produtividade durante o home office? Conta pra gente a sua experiência!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Comentários estão fechados.