Conheça 4 novos cenários pós pandemia

Segundo um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, há uma previsão de crescimento de 30% no Home Office do Brasil.

A pandemia do novo coronavírus, também conhecido como Covid-19, gerou uma grande crise econômica mundial.

Devido a isso, enquanto muitas empresas (como indústrias de placa de circuito impresso) tiveram que suspender suas atividades, outras continuam lutando diariamente para sobreviver, seja por meio do Home Office ou com todas as medidas de proteção ao vírus.

Até aqui, percebemos que o cenário não é dos melhores. No entanto, você já parou para pensar em como vai estar a situação mundial no pós pandemia?

Muitos especialistas já observaram diversas previsões para o fim do surto. Mas logo de cara, a certeza é que será praticamente impossível sair dessa pandemia sem novos aprendizados.

Uma prova disso é que já estamos conseguindo visualizar que a transformação digital e a expansão da web vão aumentar, assim como a competitividade entre os negócios.

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te mostrar alguns dos possíveis cenários para o mundo pós pandemia. Quer saber mais sobre tudo isso? Então continue nos acompanhando neste post! Vamos lá?

1- Cuidados com o bem-estar do funcionário

Antes de mais nada, uma das maiores prioridades durante o surto do novo coronavírus foi manter a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

Para isso e para evitar a disseminação da doença, a própria legislação incluiu novas normas de proteção e segurança.

Ou seja, a humanização está mais presente do que nunca e, mesmo no pós pandemia, é preciso pensar em diferentes estratégias para garantir o bem-estar dos funcionários.

Indústrias podem continuar a oferecer devidamente todos os EPIs e EPCs, além dos ítens de segurança para os colaboradores, por exemplo.

2- Home Office

Segundo um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, há uma previsão de crescimento de 30% no Home Office do Brasil. Afinal de contas, esse modelo de trabalho foi uma das soluções como forma de combater o surto do Covi-19.

Mesmo que o retorno ao espaço físico seja gradativo até o pós pandemia, especialmente em indústrias, como as de máquina de solda mig, por exemplo, muitos outros negócios podem continuar permanecendo em Home Office, uma vez que ele reduz os gastos com infraestrutura e deslocamento dos colaboradores.

3- Tecnologia

E em complemento com o Home Office, a tecnologia também se tornou mais visível durante a pandemia. Seja por meio do acesso remoto, softwares otimizados, crescimento do e-commerce e a grande transformação digital.

4- Empreendedorismo e terceirização

Depois da crise ter causado a demissão em massa de muitos trabalhadores, o mercado também pode ter diversas mudanças em relação ao surgimento de profissionais.

E uma das alternativas encontradas pelas pessoas que perderam o emprego durante a pandemia foi a adesão ao empreendedorismo ou até mesmo a contratação de freelancers e serviços autônomos, como no caso da confecção de deck de madeira, entre outros.

Isso tem contribuído muito para o crescimento do serviço autônomo, levando as companhias a escolherem modelos de contratações menos burocráticas, além das parcerias.

Agora que você já conhece quais são os novos cenários possíveis no pós pandemia, o que acha de se preparar para todas essas mudanças? Gostou do post? Conta pra gente!

  • Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

 

Comentários estão fechados.