No Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado no domingo (28/7), os Rotarys Clubes de Maringá vão disponibilizar 600 kits de testagem rápida de hepatite C, para quem quiser descobrir se é portador da doença.
A ação é gratuita e vai ser realizada em frente ao Parque do Ingá, das 9 às 12 horas. Semelhante ao teste de diabetes, é necessário apenas uma gotinha de sangue para descobrir, na hora, se a pessoa tem o vírus.
“Queremos ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância de se fazer os exames e descobrir a doença precocemente”, diz Giuseppe Zuliani Martin, responsável pela imagem pública dos Rotarys de Maringá envolvidos na ação.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial estejam infectados pelo vírus da hepatite C.
A transmissão ocorre através de sangue, seja por transfusões, contato direto ou compartilhamento de seringas e outros materiais cortantes.
No ato sexual, se existir contato com sangue devido a pequenos ferimentos em ambos os parceiros, o contágio é altamente provável.
Comentários estão fechados.