Sexta vai ter testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites no centro de Maringá

Policlínica Primo Marcelo Monteschio (UBS Zona Sul), onde funciona o CTA / Prefeitura de Maringá

A Secretaria de Saúde vai levar ao centro da cidade, nesta sexta-feira (19/7), uma central de atendimento para realizar testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites.

A ação faz uma alusão antecipada ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. Para fazer os exames, basta ir até o Auditório Hélio Moreira.

No ano passado, a secretaria do município registrou 27 casos de Hepatite B e outros 32 de Hepatite C. De janeiro a junho deste ano já são 14 casos de Hepatite B e 13 de C.

Os casos de HIV têm crescido ainda mais. Em 2018, foram registrados 211 casos na cidade. No primeiro semestre de 2019 são 126 casos (mais de 20 por mês).

Os testes são realizados de forma segura e sigilosa. Além de oferecer testes rápidos para exames de HIV, Sífilis e Hepatite dos tipos B e C, a rede pública de saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), disponibiliza gratuitamente preservativos masculino e feminino para a população.

O tratamento da Aids é oferecido no Sistema de Assistência Especializada. O centro fica localizado na Policlínica Primo Marcelo Monteschio (UBS Zona Sul). O atendimento é das 7h30 às 16 horas, de segunda a quinta, onde também é possível fazer os exames.

Mais informações sobre o CTA podem ser obtidas no (44) 3293-8330.

Últimas vagas de Empregos