Fios de sustentação são opção para rejuvenescimento da face

Imagem ilustrativa / oiclinic.net

Deixar o rosto mais jovem é o desejo de milhares de pessoas. Mas nem todas querem se submeter a procedimentos cirúrgicos invasivos para obter o rejuvenescimento da face e melhora da estética facial. Uma opção são os fios de sustentação para harmonização da face e melhora do aspecto das rugas e linhas de expressão.

Os fios de sustentação tem sido utilizados por profissionais da saúde com o objetivo de reposicionar a musculatura da face, promovendo seu posicionamento estético (e por vezes até funcional) perdido ao longo dos anos.

Pela inserção ou posicionamento de fios de sustentação absorvíveis na face, é possível promover a recuperação da função muscular facial, tendo como consequência natural um ganho estético considerável. 

Os fios podem ser associados com outros procedimentos como aplicações de toxina botulínica, ácido hialurônico e bichectomia para potencializar ainda mais os resultados estéticos da face, contribuindo para retardar o processo de envelhecimento e devolver o contorno definido da região. 

Como age o fio de sustentação?

Por meio de uma cânula ou micro agulha o fio de sustentação é introduzido no tecido. Após sua fixação, o corpo responde com um processo inflamatório (como em qualquer contato com um agente estranho). Tal resposta do organismo é responsável por uma contração local, que acaba tracionando a pele, deixando-a mais estruturada.

O esperado é que essa tração seja capaz de “levantar a e pele”, estimulando ainda a produção de colágeno (responsável pela firmeza e elasticidade do tecido).

Quais são os benefícios da técnica? 

Os fios de sustentação são um tipo de técnica muito utilizada em harmonização facial. Este tipo de harmonização visa deixar o rosto com um balanceamento correto dos traços da face, apresentando simetria e rejuvenescimento. 

Assim, a técnica pode ser satisfatória para tratar tanto questões fisiológicas quanto propriamente estéticas, como: funções irregulares do músculo da fala e mastigação, minimizar a perda de tônus muscular causada pelo processo de envelhecimento natural do organismo ou por questões estéticas propriamente ditas, promovendo o rejuvenescimento da face. 

São visíveis os ganhos visuais na redução das linhas de expressão, das rugas e da papada. O objetivo principal do procedimento é promover uma harmonização com estética de acordo com as características peculiares e anatômicas de cada paciente. 

Como funciona o procedimento?

A colocação, posicionamento e microporação dos fios de sustentação absorvíveis costuma ser uma técnica pouco invasiva, feita no próprio consultório do cirurgião plástico especializado por meio de anestesia local e com o auxílio de uma micro agulha para realizar as suturas. 

O procedimento é realizado em torno de vinte a quarenta minutos, envolvendo também analgésicos locais. Os analgésicos são utilizados porque o procedimento em si costuma ser doloroso, mas nada insuportável.

A prática Suttura Silhouette promove o lifting (levantamento) imediato e não cirúrgico por meio de fios de ácido poliláctico (PLA) – advindo de um tipo específico de açúcar, sendo também conhecida como facelift (uso de fios de sustentação para “levantar” os músculos da face e estimular a formação de colágeno). 

É importante entender que os resultados da técnica não devem ser os mesmos esperados da cirurgia plástica denominada lifting (propriamente dita). Pois no caso dessa cirurgia, a pele é descolada, cortada, puxada para cima e costurada com outro posicionamento. Já os fios não envolvem cortes ou cicatrizes e possuem poder de tração mais limitado. 

Esse é um fator que deve ser bem informado à paciente no momento da escolha do tratamento, pois uma das contraindicações é para quem possui expectativas muito altas com relação à técnica. 

O pós-operatório

O pós-operatório costuma ser bastante tranquilo, por se tratar de um procedimento não tão invasivo quanto cirurgias estéticas mais complexas realizadas em hospitais – como o próprio lifting. Seguindo as restrições e recomendações propostas pelo cirurgião, as complicações tendem a ser raras.

Os cuidados deste período incluem:

  • Evitar o excesso de movimentação na face;
  • Tomar cuidados ao comer e falar;
  • Dormir com o abdômen voltado para cima nos primeiros cinco dias.

Geralmente os resultados já são visíveis no término do procedimento, e tendem a melhorar com o passar do tempo. Os resultados definitivos costumam aparecer após duas semanas e a duração total do efeito pode ser de até dois anos. 

Para quem a técnica é indicada?

Os fios podem ser aplicados em qualquer paciente a partir dos vinte anos que já se sentem incomodadas com a pele mais enrugada, flácida e com linhas de expressão. 

Além de ser realizado no rosto, também podemos efetuá-la em outras partes do corpo, sobretudo para tratamento de braços flácidos, joelhos e coxas flácidas e tratamento do umbigo triste, inclusive aliando a outros procedimentos estéticos, potencializando resultados. 

Apesar de poder ser feito pela maioria das pessoas, a principal indicação é para aplicação em mulheres com flacidez moderada e sem excesso de gordura na região de aplicação. 

Quais são as contraindicações?

O procedimento não é indicado para pessoas com problemas de pele como o lúpus eritematoso, infecções no local de aplicação, que possuem contraindicações relacionadas ao material ou uso dos fios ou que não tenham conhecimento acerca dos resultados esperados com relação ao tratamento (que possuem expectativas muito elevadas), evitando constrangimentos.

Outros aspectos importantes

Os fios de sustentação são um tipo de técnica de harmonização facial que pode proporcionar melhora na juventude da pele, maior estruturação da região do rosto, diminuição da flacidez e de rugas e linhas de expressão.

É uma ótima opção para quem deseja promover um aspecto mais jovem da pele adiando a realização de uma cirurgia plástica mais complexa ou sem se submeter a procedimentos mais invasivos. 

Em caso de dúvidas, procure sempre um profissional qualificado para auxiliar na melhor escolha de tratamento para o seu caso e objetivos específicos. 

Últimas vagas de Empregos