Servidores em greve ocupam galerias da Alep. Veja vídeos da manifestação

Servidores ocupam galerias da Alep / Reprodução

Sem um acordo sobre o pagamento da data-base, os servidores do Governo do Paraná fizeram uma manifestação na Assembleia Legislativa (Alep) na tarde desta terça-feira (9/7). Eles ocuparam as galerias e gritaram palavras de ordem, o que fez com que a sessão fosse interrompida.

Na segunda-feira (8/7), o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano, havia afirmado que não colocaria o projeto do Governo do Paraná em votação porque ainda não há acordo sobre o índice que vai ser pago aos servidores.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá e Região (Sinteemar), José Maria Marques, gravou um vídeo em meio à manifestação.

Outro vídeo mostra o momento em que os servidores subiram as rampas para chegar até as galerias da Alep.

Outro vídeo mostra o momento em que os servidores ocuparam as galerias e passaram a gritar palavras de ordem em defesa da educação.

Em Maringá, durante a sessão da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (9/8), a professora doutora Tânia Tait, integrante do Comando de Greve dos funcionários públicos do Estado, apresentou aos vereadores a situação dos servidores.

O convite foi do vereador Carlos Mariucci (PT). Segunda ela, o governo do Estado no primeiro momento negou qualquer reposição ao servidor. “Na última rodada de negociação apresentou novas propostas: 2% de reposição no final de janeiro de 2020 e depois mais 1,5%, porém o 13º seria pago em fevereiro e março.”

A professora explicou que o funcionalismo pede 4,94% de reposição salarial referente à data-base de 2019. “Queremos ressaltar que o pedido é de reposição salarial deste ano. Mas os salários estão defasados em 16,94% acumulados nos últimos quatro anos em que não houve reposição da inflação.”

Últimas vagas de Empregos