Servidores e professores lotam RU para assistir Roberto Requião em Maringá

Requião faz palestra para servidores e professores na UEM / Luiz Fernando Cardoso/APP-Sindicato

A presença do ex-senador Roberto Requião em Maringá foi prestigiada na tarde desta sexta-feira (5/7) por servidores e professores em greve. Ele fez uma palestra no Restaurante Universitário da UEM, que há uma semana está com o calendário acadêmico suspenso. Nas escolas estaduais a greve chegou ao 11º dia.

A mobilização conjunta foi organizada pela APP-Sindicato, Sinteemar e Sesduem. Requião aproveitou o palanque para valorizar o funcionário público e criticar o governador Ratinho Junior e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A APP-Sindicato estima que a adesão da categoria à greve tenha chegado, nesta sexta-feira, a 70% dos servidores. Quanto às unidades de ensino do Núcleo Regional de Educação de Maringá, cerca de 80% estão parcial ou totalmente fechadas.

“Em muitos locais que tinham 30% de adesão, agora estão com 60% a 70%”, diz o dirigente da APP-Sindicato e professor de História Vitor Molina. Um dos colégios fechados, no convencimento, foi o Vital Brasil.

Para a presidente da APP-Sindicato, Vilma Garcia, a expectativa é que outras categorias venham a aderir à greve. Em Maringá, servidores do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) aderiram à paralisação.

Últimas vagas de Empregos